domingo, 17 de maio de 2015

"Como Ler a História do Mundo na Arte" - Parte 2 - A batalha de Kadesh

Bom dia queridos leitores!

Hoje acordei com vontade de continuar a nossa viagem pela história do mundo através da Arte, que tal? Em um post anterior, escrevi para vocês sobre um livro que atraiu a minha atenção desde o início, How to Read World History in Art, escrito por Flavio Febbraro e Burkhard Schwetje. Os autores nos escrevem sobre a intrínseca relação entre História e Arte, e como acontecimentos históricos influenciam a produção artística mundial, tanto na pintura, como na literatura, música, teatro, etc. E não é verdade? Quem quiser relembrar esta primeira publicação da série, pode clicar aqui.


Hoje, na parte 2 desta nossa saga, vamos até o ano de 1274 a. C., à batalha de Kadesh. Alguém já ouviu falar neste conflito? Esta batalha aconteceu no território de Kadesh, onde fica a atual Síria, entre os exército egípcio, comandado pelo Faraó Ramsés II, e o exército do Império Hitita, sob o comando do rei Muwatalli II. Estes dois grandes impérios lutavam pela posse do território que servia como área de transações comerciais entre o Mediterrâneo e o Oriente Médio.

A batalha de Kadesh

Até hoje não se sabe ao certo quem saiu vitorioso desse conflito, pois há registros históricos apontando para a vitória dos dois lados. Viu como a História é também duvidosa? Ela é normalmente escrita pelo lado vencedor e, por isso mesmo, pode ser muito manipuladora e tendenciosa. A História que conhecemos hoje não foi, quase que exclusivamente, contada através da perspectiva europeia? Portanto, não acreditem em tudo o que lêem!

Faraó Ramsés II

Rei Muwatalli II

O que se sabe ao certo sobre esta batalha é que no início as carruagens hititas conseguiram isolar as tropas de Ramsés II. Porém, com o desenrolar do conflito, o exército egípcio conseguiu retomar o controle e fazer com que os hititas recuassem.

Os dois impérios ficaram em conflito por muitos anos até que Hatusil III, irmão de Muwatalli, assinou um tratado de paz com o faraó egípcio.

Na Arte, esta batalha pode ser encontrada representada nas paredes do complexo monumental erguido por Ramsés II no Egito. Veja aqui alguns exemplos:

Ramsés II durante a batalha










Espero que vocês tenham gostado desta nossa segunda parada pela História Mundial através da Arte. Para quem tem interesse no assunto, eu recomendo o livro escrito por Febbraro e Schwetje, mencionado anteriormente. Infelizmente, não há uma versão do livro traduzida para o português, porém como o livro é amplamente ilustrado, acredito que a leitura em inglês não seja um empecilho muito grande. E é mais uma chance de praticar a língua inglesa, não é mesmo?

Um ótimo domingo a todos e ótimas leituras!

Fernanda

9 comentários:

  1. Exatamente, a história é sempre contada pelo lado vencedor, e pelo ponto de vista de quem esta contando, então é bem complexo ter certeza absoluta sobre os fatos passados. De qualquer modo, Essa área da história sempre prendeu minha atenção.

    Muito bom.

    Ótimo post! Parabéns!

    Curte a page:
    https://www.facebook.com/NoobStore
    segue:
    https://twitter.com/NoobsBlog
    e confere o blog:
    http://noobse.blogspot.com.br/

    Tkz!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Eu gosto muuuito da sua forma de narrar os assuntos. As vezes são coisas que deixamos desapercebidos e depois percebemos quão legal pode ser se falado de uma maneira mais leve e legal.
    Gosei das ilustrações que você utilizou e realmente é sempre bom praticar o idioma ne´?

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda!
    É impressionante como a história antiga que nos é passada é sempre uma coisa parcial né? Achei demais essas ilustrações! É incrivel como elas por si só já trazem um pouco da história né?
    Parabéns pelo texto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Fernanda!
    Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse conflito. Super concordo que nem tudo que se vê nos livros é verdade. O historiador deve sim ser imparcial, mas a verdade é que sempre puxam sardinha para um dos lados...
    Adoro livros com essa temática, e é uma pena não ter em português. Até leio livros em inglês, mas particularmente, não gosto muito.
    Ótimo post!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  5. Exato. A história é sempre escrita pelo lado vencedor, assim como o que é regra e o que é justo é definido por eles. Acho muito válido ser guiada pela arte em um passeios por tempos passados e conhecer o mundo pelos olhos dos que viveram na época.

    ResponderExcluir
  6. História Mundial não é meu forte hahaha mas adoro arte e adoro qndo a história está retratada na arte, é muito mais mágico ver a história do mundo dessa forma do que em textos e livros xD

    Beijos!
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  7. Muito legal esse livro, preciso dele pra mim!
    História é uma coisa que eu amo demais, ainda mais sendo explicada pelas nossas artes, aí é a mistura perfeita!
    E realmente a história foi e ainda é muito manipulada, e realmente devemos procurar saber mais sobre qualquer coisa, pois tudo tem dois lados!
    Enfim, amei, beijão ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá Fê! Ótimo post!
    A história é uma coisa que me deixa super confusa, porque como tu mesma disse, ela é quase sempre contada pelo lado vencedor, então não tem como confiar totalmente.
    É obvio que a arte e a história são ligadas, mas adoro a forma como isso aconteceu e até como vem acontecendo.
    Beijos!
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Eu não me lembro de ter estudado sobre esse conflito, mas realmente, normalmente as historias são narradas pelo lado vencedor e não dá para confiar inteiramente em tudo o que é escrito.

    Beijos
    http://entaotudoaconteceu.blogspot.com/

    ResponderExcluir