quinta-feira, 21 de maio de 2015

"A História de Salomé", Amelia B. Edwards

Bom dia, queridos leitores!

Nesta semana a chuva não deu trégua, todos estes dias têm sidos molhados e melancólicos. E todo dia cinzento e nublado nos faz lembra de quê? Histórias de terror, é claro! Portanto, peguei meu exemplar de O Grande Livro de Histórias de Fantasmas, organizado por Richard Dalby, e me deliciei com um conto de Amelia Edwards.

Eu não conhecia essa autora e adorei o seu estilo e temática! A História de Salomé é, sim, uma história de fantasmas, mas não fantasmas aterrorizantes que nos fazem sentir os pelos da nuca se arrepiarem! É, pelo contrário, uma história de amor e de assuntos pendentes após a morte. Portanto, quem hesita em ler histórias de horror, não precisa temer! A História de Salomé é um conto encantador e que não vai perturbar o seu sono à noite.

O conto é narrado em primeira pessoa por Harcourt Blunt, sobre quem não temos muitas informações, a não ser que ele é um cavalheiro europeu e que dispõe de meios para viajar por longos períodos a fio. No início da história, Blunt está viajando pela Europa com seu amigo, Conventry Turnour, que a cada semana está perdidamente apaixonado por uma mulher diferente. Durante os cinco meses em que estavam viajando juntos, Turnour já havia experimentado a maior paixão de sua vida três vezes. E agora passava por mais uma.

O objeto de seu desejo no momento era a filha de um mercador judeu de Veneza, que possuía uma loja de artefatos orientais caríssimos. Turnour convenceu seu amigo a ir vê-la pessoalmente e este concordou. A tal mulher era uma jovem chamada Salomé, que era, realmente, a criatura mais linda que Blunt já havia visto na vida. Porém, era evidente que Salomé era indiferente à paixão de Turnour.


Veneza

Como esperado, a paixão de seu amigo logo deu a vez a outra paixão mais arrebatadora ainda e a bela Salomé foi logo esquecida. Um ano mais tarde, depois de ter viajado pelo Oriente por vários meses, nosso narrador se encontra novamente em Veneza e um desejo irresistível de ver Salomé outra vez o assalta. Ele refaz o caminho que fizera com Turnour um ano antes, mas não encontra a loja no mercado veneziano.

Algum tempo mais tarde, quase desistindo de encontrar a bela moça, Blunt estava passeando por lugares em Veneza, procurando uma paisagem para pintar, e acaba chegando a um cemitério judeu. A noite já caía e o lugar estava vazio quando, de repente, ali estava ela. Salomé. Toda vestida de preto, sentada ao lado de um túmulo, cujas inscrições Blunt não conseguiu decifrar porque estavam em hebraico.

Sem conseguir coragem, Blunt não conversa com a moça, mas assim que ela vai embora, ele copia a inscrição do túmulo e a envia a um amigo seu para que traduzisse e ele pudesse, ao menos, descobrir mais detalhes sobre a vida da bela Salomé.


O que se passa a seguir eu deixarei a você, leitor, descobrir. Desde o início a história se encaminha para este fim, mas o leitor só acaba por perceber mais ao final do conto. Do primeiro parágrafo ao último, eu não consegui desgrudar os olhos das páginas e estou ansiosa para ler mais publicações desta autora.





Amelia B. Edwards
Amelia B. Edwards nasceu em 7 de junho de 1831 na Inglaterra e morreu aos 60 anos depois de contrair Influenza, em 15 de abril de 1892. Ela foi educada em casa pela sua mãe e ingressou na carreira literária cedo, escreveu seu primeiro poema aos 7 anos e o primeiro conto aos 12. Ela escreveu seu primeiro livro em 1855 e diversas histórias de fantasmas. Durante o inverno de 1873-1874, Edwards participou de uma expedição ao Egito e se encantou com a cultura e história de lá. A partir de então, abandonou a carreira literária para se dedicar exclusivamente aos estudos egiptólogos. Ela contribuiu para a nona edição da Enciclopédia Britânica e escreveu livros de história e arqueologia sobre o Egito.


Uma ótima quinta-feira a todos e não deixem de conhecer a maravilhosa escrita de Amelia B. Edwards!

Fernanda

14 comentários:

  1. Esse livro é novidade pra mim
    porém bem interessante gostei

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ SORTEIO box Nicholas Sparks

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog!!
    Seguindo!!

    http://devaneiosdalila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. novidade o livro, gostei mt daqui e do seu blog, seguindo, se puder retribur, bjsss
    unhas-e-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não leio livros de horror, mas pelo que você escreveu, vou adorar esse conto!!!

    ResponderExcluir
  5. Fernanda, agora estou louca de vontade de saber o fim da história haha Parece ser bem interessante, ainda mais que trata os fantasmas sob outro viés. Gostei muito do seu texto e da sua indicação! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Confesso que não gosto de livros de horror e afins, mas esse parece bem interessante!
    Vou anotar a dica (mais uma das trinta mil que já peguei com você hahaha <3)
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  7. Eu morro de medo de livros e filmes de terror. Tenho pânico severo...kkkk
    Eu adoro seu blog e o don que você tem de estimular a leitura dos clássicos.
    Parabéns pelo blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Odeio histórias de horror/ terror, mas não incluo histórias de fantasmas nessa categoria, já que eles não me dão medo. E você ainda garantiu que esse conto não perturba o sono de ninguém, então fiquei realmente com vontade de ler. E se é história de fantasmas acho que tem grandes chances de ser o túmulo dela mesma... hehe...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda.
    Pensei que o livro fosse daqueles de arrepiar, mas se vou poder dormir tranquila durante e após essa leitura, vou aceitar essa dica, porque fiquei curiosa pra saber mais sobre a vida de Salomé.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Oi Fê. Adoro histórias de terror/horror, e mesmo que essa trate de um romance fantasmagórico, me atrai assim mesmo.
    Não conhecia Amélia, nem o livro que o Richard organizou os contos, mas gostei de ambos! Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  11. aaaaai que coisa! Fiquei curiosa *-*
    Preciso desse livro, os contos dele são fantásticos!
    E agora, José? De quem é o túmulo??? hahaha

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Oi!!!
    Não conhecia essa livro, mas adoro um bom mistério e até terror, e mesmo não sendo esse o caso, eu fiquei bem curiosa com a história. rsrs
    Vou anotar a dica!

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  13. Oi oiii!
    Como assim eu ainda não conhecia esse livro?
    Adoro terror e suspense e já estou indo procurar o preço!
    Esse conto, mesmo não sendo terror, parece ser bem legal, e o bom é que da uma quebrada no clima do livro, deixando mais tranquilo!
    Amei, beijão ♥

    ResponderExcluir