domingo, 1 de março de 2015

"A Rainha Normanda", Patricia Bracewell

Bom dia a todos!

Nesta preguiçosa manhã de domingo, resolvi escrever sobre o meu gênero literário preferido: o romance histórico. 
A ficção histórica tem como base eventos reais, baseados em documentos, registros históricos, memórias e estudos. A partir daí, o romancista cria diálogos e situações ficcionais a partir de personagens reais, levando em conta, é claro, os dados a que se tem acesso. Partes da História misteriosas e envoltas em dúvidas costumam dar boas histórias. Assim como afirma Patricia Bracewell, autora do romance sobre o qual escreverei aqui, "essa é uma daquelas maravilhosas lacunas na história que se tornam tão tentadoras para os romancistas".


Em A Rainha Normanda, Patricia Bracewell nos conta a história de Lady Emma, uma jovem normanda que, aos 15 anos, é enviada à Inglaterra para casar-se com o Rei Ethelred.
Uma jovem rainha em uma terra estranha, Emma precisa dar um filho homem ao rei para proteger a sua posição de rainha e sua própria vida. Para tornar sua vida ainda mais complicada, este período foi marcado por invasões vikings, liderados pelo Rei da Dinamarca Swein Forkbeard.
Muito da história de Emma contada por Bracewell foi retirado da Crônica Anglo-Saxã e por uma biografia de Emma, encomendada por ela mesma no século XI, Encomium Emmae Reginae, escrita por um monge flamengo e descoberto em 2008.


Lady Emma da Normandia

Patricia Bracewell é norte-americana, vive na Califórnia e, antes de se dedicar exclusivamente à carreira de escritora, lecionou Literatura e Redação.


Patricia Bracewell

Que tal aproveitar este domingo para uma viagem à Inglaterra medieval do século XI? É uma viagem incrível!

Um abraço e ótimas leituras!

Fernanda

Um comentário: