segunda-feira, 2 de março de 2015

"Uma Freira da Nova Inglaterra", Mary Eleanor Wilkins Freeman

Boa tarde!

Hoje resolvi escrever sobre uma grande escritora norte-americana do século XIX, mas que recebe pouca atenção dos leitores e estudiosos brasileiros: Mary Eleanor Wilkins Freeman.


Mary nasceu em 31 de outubro de 1852, em Massachusetts, nos Estados Unidos, e morreu aos 77 anos, em 13 de março de 1930. Durante sua carreira literária, Freeman escreveu mais de duzentos contos, sendo a sua principal inspiração o cenário rural da Nova Inglaterra de meados do século XIX, como em Uma Freira da Nova Inglaterra, ou A New England Nun no original, um de seus textos mais célebres, publicado pela primeira vez em 1891.


Este conto de Mary E. W. Freeman conta a história de Louisa Ellis, uma jovem da Nova Inglaterra que perdeu a mãe e o irmão e vive sozinha em uma casa da área rural, cenário que é maravilhosamente descrito no primeiro parágrafo da história. Louisa havia prometido se casar com John Dagget, que havia ido para a Austrália para montar a sua fortuna e que não via há quatorze anos. Durante este tempo, Louisa vive sua vida solitária, cuida de sua casa com extremo cuidado, passa as horas fazendo atividades domésticas que lhe dão prazer, como costurar e colher groselhas para o chá. Quando John volta sem aviso prévio, quatorze anos depois, e visita Louisa, os dois se sentem desconfortáveis. Seu casamento parecia a Louisa algo tão indistinto no futuro, como se pertencesse a outra vida, enquanto John, ainda que admirasse Louisa, nutria sentimentos amorosos por outra mulher, Lily Dyer. No entanto, mesmo sem apreciar as prospeções do futuro juntos, Louisa e John estão dispostos a manter sua promessa, receosos de fazer o outro sofrer.


Uma Freira da Nova Inglaterra é um conto belíssimo, perfeito para uma tarde de verão ensolarada como esta, e como a de Louisa Ellis no início da história.

Boas leituras e ótima semana!

Fernanda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário