sexta-feira, 6 de março de 2015

"Oliver Twist", Charles Dickens

Bom dia a todos!

Hoje resolvi escrever sobre um de meus livros favoritos, Oliver Twist, de Charles Dickens.
Aqui no blog, já tive a oportunidade de escrever sobre outro maravilhoso romance deste mestre da Literatura Inglesa, Grandes Esperanças, de 1861. Esta publicação pode ser acessada aqui.
Oliver Twist foi o primeiro romance que li de Dickens (já tinha lido contos, como o famoso Um Conto de Natal, ou A Christmas Carol, no original) e simplesmente me apaixonei pela maneira como o escritor descreve as ruas e pessoas da crescente cidade de Londres na Era Vitoriana.

A cidade de Londres na Era Vitoriana

Oliver pedindo mais comida
Oliver Twist é um menino órfão que mora em uma workhouse, ou Casa de Trabalho em português, um local onde pessoas que não tinham meios de se sustentar trocavam moradia e comida em troca de trabalho. As condições nesses locais, no entanto, eram muito precárias, o que Dickens ilustra com bastante realismo. Oliver, ao pedir por mais comida em uma das refeições, é mandado embora da instituição e tenta a vida na cidade grande, Londres. Lá ele encontra Fagin, um velho esperto que treina crianças a serem batedores de carteira. Sem lugar para onde ir, Oliver acomoda-se com Fagin e os outros garotos, onde conhece o jovem Jack Dawkins, mais conhecido como o "Trapaceiro Astuto", a adorável Nancy e o bruto Bill Sikes.
Puro de coração, Oliver vai ter que se virar para sobreviver em uma cidade hostil como Londres nesta época e lutar para manter sua essência boa.

Este é um dos romances mais populares de Charles Dickens. Ele já foi adaptado ao cinema inúmeras vezes, no entanto a versão de que mais gosto é a produzida pela Disney em 1997, com Elijah Wood no papel do "Trapaceiro Astuto", Richard Dreyfuss como Fagin e Alex Trench como o pequeno Oliver.

Cartaz do filme de 1997 da Disney

Charles Dickens

Charles Dickens (1812-1870) foi um dos maiores nomes do movimento realista na Literatura Inglesa, fazendo, através de suas obras, sagazes críticas sociais. Há em sua obra, também, histórias que utilizam de elementos fantásticos, como Um Conto de Natal (1843), outras que tratam de temas históricos, como a Revolução Francesa em Um Conto de Duas Cidades (1859) e até um livro considerado por muitos como autobiográfico, David Copperfield (1849-1850).





 Charles Dickens é, sem dúvida, um dos grandes mestres da Literatura Universal, e Oliver Twist é um livro que não pode faltar em sua estante!


Uma ótima sexta-feira a todos!

Fernanda

2 comentários: