terça-feira, 24 de março de 2015

"O Milionário Modelo", Oscar Wilde

Bom dia, pessoal!

Hoje resolvi escrever para vocês sobre Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde. Nunca ouviram falar? É que ele é mais conhecido como Oscar Wilde. Agora sim, né? O grande escritor irlandês do século XIX.
Wilde nasce em Dublin em 16 de outubro de 1854 e morreu em Paris em 30 de novembro de 1900.

O irreverente Oscar Wilde
Ainda jovem, Wilde foi morar em Londres, onde passou a ter uma vida boêmia e extravagante. Apesar de ter casado com a inglesa Constance Lloyd, com quem teve dois filhos, Wilde tinha mantinha relações com outros homens. Por isso, foi condenado a dois anos de prisão com trabalho forçado em 1895. O motivo: indecência e falta de decoro. Na época, homossexualismo era um crime. Depois de preso, sua produção literária caiu drasticamente. Oscar Wilde saiu da prisão em 1897 e morreu três anos depois de meningite aguda. 

Sua obra literária é bastante vasta, Wilde escreveu contos, contos infantis, peças de teatro, novelas e apenas um romance, o célebre O Retrato de Dorian Gray (1891).

Dentre seus contos, resolvi escrever sobre O Milionário Modelo, ou The Model Millionaire no original. Este conto foi publicado pela primeira vez no jornal The World em junho de 1887, e, em 1891, foi publicado em formato de livro na antologia O crime de Lord Arthur Saville e Outras Histórias.

O conto foca no personagem Hugh, um rapaz charmoso, mas sem dinheiro e que, por isso, não pode casar com sua amada, Laura Merton, pois seu pai, o Coronel, exige que seu pretendente tenha uma renda de dez mil libras por ano. Desanimado, Hugh visita seu amigo artista, Alan Trevor, que está dando os últimos retoques em uma pintura de um mendigo. O próprio mendigo está ali no estúdio posando para o quadro, vestido de trapos e com uma aparência miserável. Com pena, Hugh dá a única moeda que tem para o pobre velho. Qual é a sua surpresa, então, quando, mais tarde, seu amigo Alan lhe diz que o velho é, na verdade, o Barão Hausberg, um dos homens mais ricos da Europa, que havia encomendado uma pintura sua vestido de mendigo! Hugh se sente um tolo por ter lhe dado uma moeda, da qual certamente não teria necessidade alguma, mas sua sorte acaba mudando para melhor.

Este é um conto muito divertido e irreverente, bem o estilo do também irreverente Oscar Wilde. O personagem Alan Trevor é simplesmente maravilhoso, dei muitas risadas com ele!

Espero que vocês leiam o conto e se divirtam com o milionário modelo ou modelo milionário (está aí a ambiguidade do título!). E lembrem-se: não julguem pelas aparências.


Boa terça-feira a todos!

Beijos,
Fernanda

11 comentários:

  1. Adorei o post e fiquei com vontade de ler o conto. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu ainda não conheço essa história, mas morro de vontade de fazê-lo. Adorei a ambiguidade do título.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu amo demais o Oscar Wilde <3 Mas ainda não li esse conto, agora vou procurar ler *-*
    Bjoos.

    www.imperfeitaas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii. Ainda não li nenhum livro do Oscar Wilde, mas o pessoal da minha sala na facul apresentou O Retrato de Dorian Gray de forma bem detalhista e achei super legal!
    Esse conto parece ser super legal mesmo, vou anotar na minha lista ;)

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fernanda! Já disse aqui algumas vezes que não curto muito essa literatura cult, mas acho legal dar rosto e história aos autores. Não sabia que Wilde era bi, é o tipo de coisa que a gente não descobre lendo as obras. rs Não tenho interesse de ler, mas se tivesse que optar por um pra iniciar seria Dorian Gray.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  6. OOoi,

    Eu não sou muuito fã desse tipo de conto.
    Mas conhecia de nome esse autor.
    Mas eu gostei bastante de saber do que se trata e até um pouco curiosa!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. OOoi,

    Eu não sou muuito fã desse tipo de conto.
    Mas conhecia de nome esse autor.
    Mas eu gostei bastante de saber do que se trata e até um pouco curiosa!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda!
    Eu li O Retrato de Dorian Gray tem muito tempo, mas lembro que gostei muito, quero até reler quando for possível.
    Fiquei curiosa por esse conto, gostei bastante do tema.

    Beijos ♥
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda, já tinha ouvido falar sobre Oscar Wilde, mas não sabia nada sobre ele e nem que Doria Gray era dele. Me interessei bastante pelo conto e fiquei curiosa em relação ao desfecho dessa história.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Ainda não li nada do autor, e confesso que dele só conhecia O retrato de Dorian Gray. Tenho muita curiosidade de ler as obras dele, pois dizem serem muito boas, e fiquei super interessada nesse conto! Deve ser bem legal e me deixou ansiosa pra saber o desfecho dessa história, e se ele consegue ou não casar com sua amada!
    Amei o post.
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fernanda.
    Nunca li nada do Oscar, mas tenho muita vontade de ler. O Retrato de Dorian Grey é um livro bem comentado e que me desperta grande curiosidade.
    Não conhecia esse conto, mas ele é bem interessante. Sério que ele é Bi? Coisas que não descobrimos lendo o livro, tá vendo?

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir