quinta-feira, 5 de março de 2015

"O Corcunda de Notre-Dame", Victor Hugo

Bom dia!

Nesta manhã de quinta-feira, decidi escrever sobre um dos grandes nomes da Literatura Francesa, o eterno Victor Hugo.

Victor Hugo
Victor Hugo nasceu em Besançon, região centro-leste da França, em 26 de fevereiro de 1802, e morreu em Paris, aos 84 anos, em 22 de maio de 1886. Devido à profissão de seu pai, que era um oficial, Hugo e sua família mudavam de residência frequentemente. Ele passou sua infância entre Paris, Nápoles e Madri, o que lhe permitiu conhecer muitos lugares ainda criança. Desde muito cedo ele começou a escrever, sendo agraciado com um prêmio da Academia Francesa por um de seus poemas em 1817, quando tinha apenas 15 anos.

Em 1821, Victor Hugo publicou seu primeiro livro de poesia, Odes et poésies diverses (Odes e Poesias Diversas), pelo qual o Rei Luís XVIII lhe concedeu uma pensão em dinheiro. Dez anos mais tarde, em 1831, Hugo publicou sua grande obra-prima Notre-Dame de Paris, que mais tarde seria mais conhecida pelo título O Corcunda de Notre-Dame. Além desta obra, Victor Hugo também ficou conhecido por O Último Dia de um Condenado à Morte (1829), Os Miseráveis (1862) e Os Trabalhadores do Mar (1866).


O Corcunda de Notre-Dame foi o segundo livro que li de Victor Hugo (li também O Último Dia de um Condenado à Morte, que é maravilhoso! Em outra oportunidade vou escrever sobre ele aqui) e foi uma experiência e tanto! São mais de 500 páginas, dependendo da edição, e muitas delas são descrições riquíssimas da Catedral de Notre-Dame em Paris, o que pode tornar a leitura um pouco lenta. Contudo, as informações que Hugo nos apresenta sobre a Paris medieval e os personagens desta sociedade são riquíssimas e muitos interessantes. Além disso, a história de amor do corcunda Quasímodo pela cigana Esmeralda é atemporal. Vale a leitura!

Catedral de Notre-Dame em Paris


Uma ótima quinta-feira a todos e ótimas leituras!

Fernanda

18 comentários:

  1. Oi fer, não me lembro de ter lido nada do autor, apesar de conhecer suas estórias. Legal o post ;)

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Confesso que nunca li nada do autor. Infelizmente vi só a adaptação da Disney de O Corcunda e o musical dos Miseráveis. Sim, é vergonhoso HAHAHA Mas pretendo ler mais clássicos esse ano, vamos ver se eu consigo.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li... Do corcunda eu só vi o filme da Disney,e nem é o meu favorito!!!
    Para ser bem franca meu desisteresse foi tanto que nunca notei que é uma obra de Victor Hugo... Vexame..kkkkk
    Parabéns pela postagem!!!

    Beijos
    http://clubedolivrope.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda, tudo bem?
    Nunca li nada do Victor Hugo, mas o Corcunda de Notre-Dame é um dos meus clássicos preferidos, assisto todas as adaptações que encontro, não li a obra original por desleixo mesmo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Oi querida
    Tudo bom?
    Não li nada de Victor Hugo, mas gostei de conhecer melhor sobre ele e sua vida, achei o post bem interessante, ainda por cima acho que essas viagens por causa do trabalho do pai, acabaram de alguma maneira inspirando na escrita.
    Adorei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu ainda não li nada de Victor Hugo, mas ainda quero(espero) ter a oportunidade de ler! Acho que preciso estar no clima para ler um livro desses, pq devido ao fato de tantas descrições acabo me cansando e fico apreensiva quando demoro muito em um livro rs
    Beijos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Oii
    Sempre achei a história muito bonita mas acho que não me lembro nem de ter assistido ao filme todo, o livro parece ser encantador e muito bonito, quem sabe daqui um tempo eu não o leia?
    Ótima dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adoro escritores clássicos, acho que todo letrando gosta.
    Victor Hugo marcou vidas. O corcunda de Notre-Dame é um clássico, passa mensagens tão lindas. Também amo Os Miseráveis, mas isso é assunto pra outro post, né?

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostei muito da postagem. Sou louca para ler este livro, mas infelizmente não encontro a edição que eu quero, mas espero conhecer e ler esta história maravilhosa.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  10. É um dos clássicos que ainda quero ler. Amo o filme da Disney. E estou a procura do livro lançado pela Leya, numa edição bem bacana. Legal conhecer mais sobre o autor. :)

    legadodaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Hey.
    Acho Victor Hugo genial, sério. Sou apaixonada pela história de Os Miseráveis desde os dez anos quando minha professora de português nos apresentou a obra. Também adoro O Corcunda de Notre Dame; uma história e narrativa muito ricas. Nunca li Último Dia de um Condenado à Morte, mas deve ser maravilhoso mesmo.

    Beijos.
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  12. Victor Hugo é genial, um clássico para todos os tipos de leitores. A crítica social que ele faz em O Corcunda de Notre Dame é sensacional!
    Vale muito a pena ler e apreciar essa obra muito bem escrita!
    Parabéns pela postagem.
    Beijos Pão de Queijo!
    www.vontadeler.com.br

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada pela história do Corcunda de Notre Drama! Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas tenho certeza que vou gostar também. Gostei muito de conhecer um pouco sobre o autor.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adoro a história do Corcunda de Notre-Dame, mas ainda não li esse livro.
    Sempre falo que vou ler mais clássicos, mas acabo não conseguindo!

    Beijos
    Livros e blablablá - http://www.livroseblablabla.com/

    ResponderExcluir
  15. Ah, como é bom ler sobre um autor maravilhoso como Victor Hugo.
    Faz tempo que não leio um clássico e ler essa postagem me fez sentir saudade da época que só tinha os clássicos como companhia.

    Bjs

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi! Não li nada do autor, e conheço a estória de O Corcunda de Notre Dame, mas não tenho vontade de lê-lo.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Confesso que do autor só conhecia o Corcunda e Os miseráveis.
    Ainda não li nenhum dos dois livros mas morro de vontade! Adoro a história do Corcunda, e sempre quis ler o clássico!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  18. Um dos grandes nomes da literatura e um dos meus favoritos! Impossível deixar de conhecer Os Miseráveis e O Corcunda!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir