segunda-feira, 30 de março de 2015

"O Barril de Amontillado", Edgar Allan Poe

Olá leitores,

quem me conhece ou acompanha as minhas publicações sabe que eu adoro ler contos de terror. Já escrevi sobre vários escritores célebres deste gênero literário, como Guy de Maupassant e H. P. Lovecraft, mas ainda havia dedicado pouco espaço ao seu maior nome: Edgar Allan Poe.

Edgar Allan Poe
Poe é, acredito, o nome mais conhecido nesta área da literatura e um escritor que encanta leitores fiéis há mais de um século. Ele é considerado o primeiro autor norte-americano a escrever contos e foi um dos criadores do gênero ficção policial, do qual, convenhamos, ele é mestre.

Sua vida foi também bastante peculiar, o que levanta ainda mais curiosidade sobre sua figura misteriosa e sobre seus escritos. Ele nasceu em Baltimore, nos Estados Unidos, em 19 de janeiro de 1809. Quando ainda era muito jovem, seu pai abandonou a sua família e logo após sua mãe morreu, deixando-o órfão. Poe foi então acolhido pela família Allan e, como forma de gratidão, adotou o sobrenome da família adotiva.

Em 1835, com 26 anos, Poe casou com sua prima, Virginia Clemm, de apenas 13 anos. A garota, no entanto, viveu pouco, morreu de tuberculose aos 25 anos de idade. Virginia era extremamente devotada a Poe e mantinha uma foto sua embaixo de seu travesseiro. Ela até chegou a escrever um acróstico a  partir do seu nome como presente de Dia dos Namorados em 1846, um ano antes de sua morte:
Virginia Clemm, esposa de Edgar Allan Poe

Ever with thee I wish to roam –
Dearest my life is thine.
Give me a cottage for my home
And a rich old cypress vine,
Removed from the world with its sin and care
And the tattling of many tongues.
Love alone shall guide us when we are there –
Love shall heal my weakened lungs;
And Oh; the tranquil hours we’ll spend,
Never wishing that others may see!
Perfect ease we’ll enjoy, without thinking to lend
Ourselves to the world and its glee –
Ever peaceful and blissful we’ll be.


Após a morte de sua amada, Poe sofreu bastante. Testemunhas diziam que Poe visitava seu túmulo todos os dias e o mantinha sempre com flores. De certa maneira Poe a imortalizou em palavras, Virginia foi sua inspiração para diversos personagens.

No entanto, Virginia, provavelmente, não foi a fonte de inspiração para a história que escolhi para contar a vocês. Trata-se do conto O Barril de Amontillado, publicado pela primeira vez em novembro de 1846 na revista norte-americana Godey's Lady's Book, a de maior circulação no período antes da Guerra Civil.
A história nos conta o plano de Montresor, o narrador, para vingar-se de Fortunato, um italiano nobre que o escarnecia. A vingança foi feita em um dia de Carnaval, quando Fortunato estava tonto da bebida alcoólica. Montresor, sabendo da paixão do outro homem por vinho, disse-lhe que havia encontrado uma safra rara do vinho Amontillado.
Duvidoso, Fortunato decide seguir Montresor até a adega do narrador para conferir o famoso vinho. Contudo, todo esse percurso fora calculado por Montresor, que foi levando seu convidado cada vez mais para o fundo da adega, onde o ar já era rarefeito e as paredes estavam gélidas e úmidas.
Tonto da bebida, Fortunato não percebeu quando Montresor o acorrentou a uma parede no fim escuro da adega. O homem, desesperado, assim que percebeu sua situação, gritou e tentou se soltar, mas não conseguiu. Seu rival, por fim, completou a vingança: tijolo sobre tijolo ele ergueu uma parede que prendeu o corpo agonizante de Fortunato, onde deve estar até os dias de hoje.


Sinistro, não? Essa é a escrita envolvente de Edgar Allan Poe, que deixar o leitor praticamente sem fôlego até chegar à última frase, que, por sinal, é uma expressão em latim, In pace requiescat!, que significa "Descanse em paz".

Pôster do filme de 2011
Para os amantes de histórias de terror, os contos de Poe são um prato cheio. Seus textos são fáceis de encontrar, tanto em livrarias como na Internet, e valem a pena serem lidos.

Essa história também já foi adaptada para o cinema em 2011 em uma produção dirigida por Thad Ciechanowski. Eu ainda não tive a oportunidade de assistir, mas fiquei bem curiosa para conferir como o diretor transpôs essa história para a tela.

Espero que gostem da leitura desse conto.
Um forte abraço e até amanhã!

Fernanda

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adoro terror, tudo culpa do Stephen king. Não li nada do poe, ainda, mas lerei em breve, como fã do gênero, é uma leitura essencial. adorei a história da adega. Vejo que você tem bom gosto na escolhas dos assuntos, você ganhou pontos comigo :)

    http://palavrasdelucidez.com.br

    Obs: Uma dica de designer gráfico, seu blog em termos de conteúdo é excelente, porém na parte do layout acredito que pode melhorar e muito, principalmente a parte da leitura, a letra é pequena e tem pouco contraste com o fundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Lucas! Você tem toda razão! Em quesito de layout, meu blog está bem deficiente mesmo (não sei mexer em nada dessas coisas, por isso escolhi um tema do próprio blogger... hehehe), mas vou tentar dar um jeito nisso!
      Obrigada pelo feedback! =)

      Excluir
  3. Oie
    Apesar de amar terror ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma obra do Poe, porem ja tem algumas separadas aqui no pc, tenho certeza que a leitura deve ser perfeita. Eu já conhecia um pouco do Edgar Poe, porem não muito da sua historia (amei conhecer um pouco mais).
    Amei a historia dessa obra, parabéns pelo post :3

    http://malucosentimento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fernanda. Nunca li nada do Poe, mas morro de vontade. Adorei saber mais sobre ele e conhecer a história desse conto. Parece sinistro mesmo, mas deve ser ótimo. Fiquei curiosa para saber o desfecho. Além disso, a escrita do autor deve ser sensacional. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda... de Poe só li o Corvo (e adoro o filme - a primeira versão)
    Achei muito bacana esse post e super curioso. Nunca imaginei que ele tivesse uma vida assim.
    Obrigada pelos belos posts!!!

    Obs: estou ansiosa por posts sobre Jane Austen (vida e obra)..kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Já comentei por aqui que nunca li Poe, mas morro de curiosidade!
    Não sou muito adepta do terror, mas todos falam tão bem do Poe que é impossível não sentir sequer uma mínima vontade de ler.
    Adorei a história do conto, parece sinistro, mas incrível.
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  7. oi, tudo bom?
    as coisas do autor são de fato bem interessantes, mas infelizmente terror não é meu gênero preferido.
    o fato de vc contar o final do conto mesmo que não seja spoiler (afinal já tem muito tempo) não é legal, afinal nem todo mundo pode curtir isso (tem aquele povo que é meio hardcore) haha. no mais espero que seja uma boa leitura aos amantes do gênero.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Se vc me contasse que um autor foi tão amado pela esposa a ponto de ganhar acróstico dela e homenageá-la em personagens, eu ia chutar que era um escritor de romance. Essa foi uma toda não combina com terror. Kkkkkk
    Não gosto de contos nem de terror, então Poe não é pra mim. Acho que eu até ficaria meio receosa de entrar em uma adega depois desse. Rs
    Ah! Gostei de saber esse lance familiar. Pra mim Allen era nome composto. Huahuahaua
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Geeente, eu gosto de vinho. Acho melhor nem ler esse conto hahah
    Não gosto de histórias de terror, mas até que me aventuro em alguns filmes. Não sei se assistiria esse, mas acho bacana a adaptação cinematográfica. Essa é sempre uma boa forma de levar as histórias a um novo público.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Eu amo Poe. Já li boa parte de sua obra e estou sempre relendo porque Poe nunca é demais. O considero fantástico e sua história também é incrível pra não dizer macabra. Todas as mulheres de sua vida morreram muito jovens e/ou eram completamente loucas. A proposito, o Barril Amontilado é um conto que preciso reler com urgência pois não me lembro dele com clareza.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Quando ouço terror e sinistro só consigo pensar em Poe.
    Confesso que não faz muito o meu estilo de leitura, mas eu tenho vontade de ler Poe porque é o clássico dos clássicos.
    Essas coisas sinistras me dão medo só de pensar. Entretanto, fiquei curiosa.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir