domingo, 8 de março de 2015

"Morte Súbita", J. K. Rowling

Bom dia!

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, hoje, 08 de março, resolvi dedicar a publicação de cada dia durante esta semana a uma grande mulher do universo literário. São mulheres que mudaram o curso da história da literatura, desafiaram o cânone marcadamente masculino e nos encantaram com suas histórias inesquecíveis.


Para iniciar nossa trajetória pela escrita feminina, decidi escrever sobre a mulher que me fez me apaixonar pelos livros e pela língua inglesa, a fantástica Joanne Kathleen Rowling.
J. K. Rowling, a idealizadora do maravilhoso mundo de Harry Potter, nasceu em 31 de julho (só 5 dias depois de mim!) de 1965 (só que eu nasci alguns anos depois!) e passou por muitas dificuldades até alcançar o sucesso no impiedoso mercado literário.
Depois de rabiscar em guardanapos os rascunhos da história do bruxinho mais famoso do universo das letras em uma viagem de trem na década de 1990, o primeiro livro da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi publicado em 1997, alcançando mais de 107 milhões de cópias vendidas.

A saga Harry Potter

Mas não é sobre a saga Harry Potter que vou escrever hoje, mas, sim, sobre seu primeiro romance adulto não-fantástico, Morte Súbita, ou The Casual Vacancy no original, publicado em 2012. Este livro de Rowling já vendeu mais de um milhão de cópias antecipadas, sem nem mesmo ter alcançado as prateleiras das livrarias ainda.
A história conta o cotidiano de uma pequena cidade no interior da Inglaterra, Pagford, após a morte inesperada do Conselheiro Barry Fairbrother. Rowling foca, em cada parte do romance, em diferentes personagens e seus conflitos internos e entre si, como os dilemas dos adolescentes Andrew Price, Stuart Wall e Krystal Weedon, além dos problemas sofridos pelos personagens adultos, como a doutora Parminder Jawanda, Colin Wall e Mary Fairbrother, a viúva de Barry. O grande número de personagens e seus diversos núcleos causam um pouco de confusão no início da leitura, até que você se familiarize com todos os nomes e ocupações.

J. K. Rowling

Morte Súbita é um retrato nu e cru da natureza humana, suas fraquezas e vícios, o que causa no leitor que espera uma história à la Harry Potter um desconforto e até mesmo desapontamento. Mas assim que este primeiro estágio é ultrapassado, o leitor descobre a riqueza desta obra de Rowling.

Morte Súbita foi recentemente adaptada à televisão em uma minissérie da BBC dirigida por Jonny Campbell. Eu ainda não tive a oportunidade de assisti-la, mas, como gosto muito das produções da BBC, creio que eu vá gostar. É uma boa dica para esta tarde de domingo!






Deixem-se encantar pelas fantásticas linhas de J. K. Rowling, uma mulher de peso na literatura mundial contemporânea.

Um beijo,

Fernanda

14 comentários:

  1. Adoro a JK, ela fez parte da minha adolescencia (eu, literalmente, acompanhei as publicações dos livros de HP aqui no Brasil... kkkk)
    Eu vi vários trailers de The Casual Vacancy e fiquei super curiosa, não sei se irei ler o livro, mas estou louca para ver a série.
    Beijos
    http://clubedolivrope.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fernanda. Tudo bem?
    J. K. sempre foi e sempre será minha diva. O primeiro livro que li na vida foi Harry Potter e a Pedra Filosofal, quando tinha 5 anos e desde então não parei. Quanto ao Morte Súbita, ainda não tive coragem de ler. Por mais que saiba que é um livro adulto, sinto que vou esperar alguém soltar um feitiço ou fazer uma poção durante a leitura. Vou esperar mais um tempo pra me aventurar no livro, mas certeza que vou assistir a série. Nem sabia que já estava sendo produzida. Obrigado pela dica.

    Beijos,
    Leonardo
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu sinceramente não gostei do livro, acho que foi realmente por pensar que teria algo relacionado com magia ou fantasia que me decepcionei tanto com a leitura. Contudo, uma vez ciente disso, eu consegui apreciar The Cuckoo's Calling. Vi o pilot da série produzida pela BBC e mesmo assim não gostei, acho que sou um grande adepto da boa e velha fantasia.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu devo se a unica maluca aqui que nunca leu J. K.
    Tenho os livros e acompanhei todos os filmes de HP, mas por causa da corria nunca fui mais além. Espero conseguir ler os livros da autora ainda esse ano ;)

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Nunca tinha lido nada da autora aates de ler esse livro a um tempo atrás e para mim, não funcionou, cheguei até a ganhar no skoob de cortesia, e o guardei para quem sabe dar mais uma chance para ele, a história é interessante mas não gostei do jeito como foi escrita e tudo mais.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá :)
    Eu só li o primeiro volume de HP e só não continuei ainda por falta de tempo. Adorei a escrita dela, a narrativa flui como água.
    Tenho Morte Súbita aqui, mas confesso que desanimei da leitura por conta da quantidade de resenhas negativas que vi.
    Vou tentar ver a série, quem sabe ela não me dá coragem para ler o livro?

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá =)

    Li todos os livros de Harry Potter, mas quando cheguei em Morte Súbita, por causa da grande quantidade de pontos de vistas, desisti. Parei na metade, mas desanimei. Vou tentar ver a série e ver se animo, porque por enquanto não fluiu.

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá! Sou completamente apaixonada por tudo que a J.K escreve. Lembro que demorei um pouco para ler Morte Súbita e estava bastante receosa de tanto ler que a narrativa era arrastada e o livro um tanto quanto decepcionante. Assim que comecei a ler não consegui mais parar. É bem diferente de Harry Potter e mostra o quanto a autora pode escreve bem e tem a capacidade de criar uma história maravilhosa, mesmo em outro gênero. O livro é triste e, como você bem apontou, super real. Mostra a que ponto chega a crueldade humana e as relações movidas apenas por interesse. Eu adorei a obra e as relações apresentadas. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. J.K É DIVAAAAAAAAAA! MARAVILHOSSSSAAAAAA! Ok, chega meu surto ahsuahus.
    Li até o terceiro livro de HP, e já considero minha saga favorita ahsuah.
    Não sei se leria Morte Súbita dela, a capa é linda, mas não sei se faz bem meu gênero... Mas como é da J.K, não custa tentar ashuahsua.

    Abraços, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  10. Olá, já tentei inúmeras vezes ler Morte Súbita, mas não consigo, antes da metade do livro eu desistia, e agora não tenho mais vontade de ler, vai que com a série eu me anime um pouco.

    Beijos,
    www.marcasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    JK é sensacional! Muito Diva... Harry Potter é um tesouro da literatura.
    Acompanhou e cresceu e até hoje encanta diversas gerações, é um fenômeno realmente. Ainda não tive a oportunidade de ler Morte Súbita, mas está na minha lista de desejados a algum tempo.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  12. Fernanda, que homenagem linda <3
    Eu devo minha entrada de cabeça no mundo literário a três mulheres, entre elas duas divas mor: Meg Cabot e J.K. Rowling. Acho que todos temos a mãozinha de uma delas no nosso mundo literário né rs.
    Infelizmente eu ainda não consegui ler Morte Súbita. Tenho ele a dois anos, mas sempre vejo tantas criticas que desanimo total.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  13. J.K é minha escritora favorita! Ninguém melhor que ela pra ser homenageada nesse dia!!
    Ainda não li Morte súbita, mas sou louca pra ler e ver como ela se saiu nesse gênero mais adulto!
    Ouvi tantas críticas negativas quanto positivas, e fiquei ainda mais curiosa com sua resenha!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  14. J.K Rowling é muito amor, minha inspiração para leituras e também para escrita, comecei a pegar gosto pela leitura graças a ela e até hoje sou fissurada, Harry Potter é minha saga favorita, já me trouxe muitos amigos e coisas boas!! Simplesmente amo!!! <3

    Beijos, Pri!!
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir