terça-feira, 31 de março de 2015

Mitologia Celta - "O erro do rei Nuada"

Olá, pessoal!

Hoje resolvi escrever sobre um tipo diferente de literatura, são histórias que fazem parte do imaginário popular de diversas culturas e que, de um modo ou de outro, já influenciaram centenas de milhares de escritores. São aquelas histórias que estão no berço de qualquer civilização e foram passando de geração a geração até chegarem aos dias de hoje.

Os deuses gregos no Monte Olimpo
Falo dos mitos, narrativas que, baseadas em tradições e lendas, explicam o nosso mundo e nossa história. Os mitos são, muita vezes, histórias sagradas, endossadas pelos governantes e sacerdotes. As mais conhecidas mitologias são a Grega, a Romana, a Egípcia, a Chinesa, mas existem muitas mais! Cada qual rica em histórias da cultura de seu povo.

Imperador romano Cláudio
Hoje decidi escrever para vocês sobre a Mitologia Celta.Os Celtas foram um povo que viveu na região da Grã-Bretanha e Europa Ocidental entre 2.000 a.C. e 400 d.C. Esse povo habitava pequenas aldeias e eram liderados por chefes guerreiros. Infelizmente, os Celtas não deixaram registros escritos de suas histórias, mas algumas foram incorporadas pelos Romanos, quando eles invadiram e dominaram a região ocupada pelos celtas. No século I d.C., o Imperador Cláudio dominava a Bretanha, somente a Irlanda e o Norte da Escócia escaparam da influência romana. Muitas dessas lendas foram resgatadas e escritas durante a Idade Média.

Os principais deuses celtas eram Teutates, Dagda, Danu, Belenos, Lug e Sucellus. Não vou escrever sobre todos esses deuses nesta publicação, mas continuarei escrevendo sobre Mitologia Celta para que vocês conheçam mais narrativas dessa cultura encantadora.

Deuses celtas


O rei Nuada
Hoje resolvi escrever para vocês sobre a história do erro do rei Nuada, descendente da deusa Dana, governante das terras do norte da Grã-Bretanha, belíssimas, porém geladas. Portanto, o rei decide conquistar as terras da Ilha Verde, atual Irlanda, que eram viçosas e produtivas. Contudo, as terras irlandesas eram governadas por Eochtrai, rei dos firbolg, um povo que não cederia suas terras com facilidade.
Os firbolgs

As tribos do norte se preparam por nove anos para o ataque, construíram embarcações, reuniram exímios guerreiros e até conseguiram uma aliança com os fomores, criaturas inacabadas e brutais que se escondiam nas cavidades dos recifes.

Um Fomor
Quando chegaram à costa irlandesa, os dois exércitos se enfrentaram na planície de Mag Tured.A batalha já durava três dias e o rei Nuada começara a se preocupar. Foi então que recebeu a visita de Morrigane, a deusa guerreira. Ela prometeu ao rei revelar-lhe como ganhar a batalha se ele a recebesse em sua cama. O rei Nuada sabia que o amor de Morrigane se pagava com sangue, mas, pensando no bem de seu povo, aceitou a proposta.

No dia seguinte, estimulado pelo amor da deusa guerreira, o próprio rei saiu ao campo de batalha e matou o rei Eochtrai, ajudando seu povo a massacrar os irlandeses.A vitória era deles. Contudo, um dos irlandeses extremamente raivoso pegou sua espada a decepou o braço do rei Nuada.
Morrigane, a deusa guerreira

Como um rei deficiente era prenúncio de infortúnios, Nuada foi obrigado a renunciar o trono. Quem subiu em seu lugar foi Bres, filho de uma princesa daneana e um príncipe fomoriano. Bres foi um péssimo governante, exigia altas taxas de impostos e favorecia o povo fomoreano ao invés de seus súditos. As crônicas celtas chamam o período de reinado de Bres de os sete anos funestos.

Foi então que o rei Nuada percebeu o seu erro, o de precipitar-se à guerra, tomando o lugar de um guerreiro e deixando o seu posto de rei. Mais tarde, um médico hábil, Miach, conseguiu reconstituir o braço do rei Nuada, que pôde, assim, voltar a reinar, desta vez com sabedoria, e a prosperidade voltou à ilha.

Essa é uma narrativa interessante que nos conta sobre a conquista de terras neste período e sobre esta batalha entre reis, que supostamente ocorreu na plaície de Mag Tured.

Batalha em Mag Tured

No entanto, com a volta de Nuada para o trono e o exílio de Bres, o povo fomoriano ficou extremamente ofendido. Este foi o estopim para a Segunda Batalha de Mag Tured, mas essa história fica para outro dia.

Espero que tenham se encantado com esta história da cultura celta.

Ótimas leituras e boa terça-feira!

Fernanda

15 comentários:

  1. Adorei, como já havia lhe dito antes, os temas que você escolhe no blog, são maravilhosos, parabéns de novo, adorei a história, não por acaso tentei passar no curso de história, sem sucesso anos atrás. Não conhecia essa, e achei interessante.

    http://palavrasdelucidez.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei exatamente o motivo, mas não consigo gostar muito de mitologia, tenho um amigo que é apaixonado pela grega, mas não consigo ler nada. Quanto à mitologia Celta eu não sabia de sua existência, não me parecer ser tão divulgada quanto a grega, ou estou errada? Mas gostei de saber de sua existência, vou falar dela para o meu amigo, se ele ainda não conhece-la.

    http://entaotudoaconteceu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fernanda! Tudo bem? Eu adoro esse tipo de literatura! Fico fascinado com a vastidão de personagens e de histórias presentes na Mitologia Celta! Adorei conhecer a história do Rei Nuada. Parabéns pelo post! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sempre fui curiosa sobre mitologias, mas sempre achei maçante ler ou estudar sobre elas. Agora acredito que a culpa nunca foi minha rsrs e sim de quem tentou me ensinar kkk, já que tornavam o assunto tão maçante. Fiquei encantada com a forma que usou para explicar, ficou gostoso de se ler e aguça a curiosidade, na verdade estou correndo agora para buscar mais informações sobre mitologia Celta.

    xoxo
    http://nosleitoras.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernanda!
    Nunca havia visto nada sobre mitologia Celta =O Achei muuuito interessante e vou procurar me aprofundar mais sobre isso.
    Ótimo post!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!!

    Gente, eu gosto do seu blog porque eu aprendo taaaanta coisa por aqui. Sério. Não conhecia essa mitologia. Aliás eu sou uma negacção quando o assunto é mitologia, sei pouca coisa da Grega pq meu namorado me ensinou, mas acho valido me aprofundar mais.

    Parabéns pelo post!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Oi! Tudo bem?

    Caramba! Sou dessas pessoas que acha a mitologia super fascinante. Isso até quando paro para refletir sobre os meus conhecimentos a respeito da sua vastidão e fico meio triste, uma vez que ela é bem extensa e diversificada. Por exemplo, já ouvi falar da mitologia Celta, mas não havia lido nada até então dela!

    Parabéns pela postagem!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, graças a sua postagem, conheci mais sobre a cultura Celta e esclareci algumas dúvidas. Mitologia Celta é um das mais interessantes e que me deixam encantados com toda história. Seu blog tem um conteúdo maravilhoso, gosto muito. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Alguns dos nomes citados no post eu conheço de outras mídias, como Epona, que é o nome do cavalo usado por Link em suas aventuras por Hylure e Morrigan, que é uma Deusa da trilogia do Circulo da autora Nora Roberts. Nunca tinha ouvido falar de Nuada, mas é sempre bom aprender sobre um tema que eu amo, que é a Mitologia. Tenho um foco maior em mitologia nórdica e greco romana, mas espero aprender mais com você aqui. Adorei o texto, como sempre.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Hey, tudo bem?

    Gosto muito de mitologia, principalmente da grega e da romana, então não conhecia nada sobre a celta e foi muito legal conhecer. Gostei muito do post e as ilustrações também ficaram muito legais.

    Beijos.
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Eu acho a mitologia muito interessante, mas sempre me enrolo ao diferenciá-las...na verdade nunca me dediquei a isso.
    Mas à partir de agora tenho certeza que não terei esse problema com a mitologia Celta rsrs.
    Nunca li absolutamente nada sobre esses deuses e sobre essa mitologia em si.
    Obrigada pela informação, aguardo continuação.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Já li alguns livros com Mitologia Celta e achei bem interessante.
    È legal conhecer um pouco mais um assunto que, em geral, não é muito abordado. E sendo assim ficamos sem saber até onde faz parte da mitologia e até onde é viagem do autor.
    Parabéns pelo blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Como amante de história que sou, não poderia deixar de gostar de mitologia! Mitologia Grega me chama muito atenção, mas já tinha ouvido algumas coisas sobre a Celta. Não conhecia essa história específica e fiquei curiosa para saber o que aconteceu na Segunda Batalha de Mag Tured. Vou dar uma pesquisada depois.

    Muito bom esse tipo de postagem que nos leva a outros tipos de leitura e que enriquece ainda mais nosso conhecimento. Parabéns!

    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii.
    Adorei sua iniciativa em trazer um pouquinho sobre a Mitologia Celta.
    Não conhecia essa história que você contou, mas achei bem legal. Estou curiosa para saber mais sobre.

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  15. Muito legal você fazer posts sobre a Mitologia Celta! Eu nunca tinha me aprofundado nela, mas já sabia de onde ela vem, e como eu amo a Irlanda (como também toda a Europa) vou adorar descobrir mais.

    Beijos

    ResponderExcluir