sexta-feira, 13 de março de 2015

"Emma", Jane Austen

Bom dia!

Nesta continuação de homenagens às grandes mulheres da literatura não poderia deixar de escrever sobre a minha escritora preferida, que há duzentos anos nos encanta com suas heroínas: Jane Austen.

Jane Austen

Como já escrevi aqui no blog anteriormente, Jane Austen nasceu em 16 de dezembro de 1775, em Steventon na Inglaterra, e morreu aos 41 anos no dia 18 de julho de 1817, em Winchester. A causa de sua morte ainda é incerta. Na época, não se chegou a uma conclusão, porém hoje se acredita que ela tenha morrido da Doença de Addison.
Jane foi a sétima filha do Reverendo Austen, que teve nove filhos, dentre eles apenas Jane e Cassandra eram mulheres. Seu pai tinha uma ampla biblioteca em casa da qual Jane desfrutava. De fato, sua família toda era formada por ávidos leitores.



O livro sobre o qual decidi escrever hoje é Emma, publicado em 1815, um dos meus favoritos escritos por Austen. Não tem como não se apaixonar por essa personagem.



Emma Woodhouse é a protagonista dessa história que, diferentemente da maioria das outras jovens mulheres da época, não queria se casar. Para ela seria muito mais vantajoso permanecer como a dona de sua enorme casa ao lado do seu pai hipocondríaco, Sr. Woodhouse, que é um personagem maravilhoso também!
Emma, no entanto, se diverte planejando e promovendo casamentos entre seus conhecidos. Ela tenta aproximar o pároco local Sr. Elton de sua amiga Harriet Smith. Porém, o Sr. Elton recusa Harriet por ela ser socialmente inferior e acaba se interessando pela própria Emma!

 É uma história divertidíssima contada através dos olhos sagazes e irônicos de Jane Austen, que critica as convenções sociais da época.
Emma já foi adaptado para o cinema e televisão inúmeras vezes, mas a versão de que mais gosto é a produção da BBC de 2009, com Romola Garai no papel de Emma e Michael Gambon, o eterno Dumbledore, no papel do Sr. Woodhouse.

Série produzida pela BBC




Espero que vocês se divirtam com essa inesquecível personagem de Jane Austen, lendo o livro ou assistindo à série!




Um beijo,
Fernanda

11 comentários:

  1. Olá!!

    Gente, as vezes eu acho que sou a unica do mundo que não li Jane :(
    Eu já sobre Emma no Netflix, mas quando fui assistir a legenda estava em espanhol, não dava pra tentar ler. HUSAHUSHAUSH
    Vou ver se já atualizaram.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li Emma, mas parece ser um romance de época bem divertido. Vou procurar pelo filme também.
    Muito legal sua semana de homenagens, estou adorando!

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  3. Oi Xará!
    Eu amo Jane Austen! Ela é uma das minhas autoras favoritas *-*
    Tenho vontade de ler todos os livros dela, já consegui ler dois e coloquei na minha lista de meta de leitura "Persuasão" e "Emma", espero em breve conseguir ler eles :D

    Bjs!
    Fernanda
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/ (Passa lá!)

    ResponderExcluir
  4. eu nunca li nada da jane, mas eu li austenlândia que tem haver com a jane <3
    tenho orgulho e preconceito aqui em casa, assim que der pretendo dar uma lida ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Finalmente!! primeira escritora que conheço!
    Estou gostando muito dessa série e Jane Austen é mt incrível, era uma mulher a frente de seu tempo que se opôs a "ditadura" dos homens, mt boa indicação e nao vejo a hora de ter mais!!

    Gustavo Fraga http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu li um livro que NS lançou com a biografia da Jane, mas até hoje não li nenhum romance da autora. Irei começar com Orgulho e Preconceito que já está na minha estante, e seguirei sua dica lendo Emma depois ;)

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Como sempre, mais um clássico que não li. Não li nem Orgulho e Preconceito, que é uma das obras mais renomadas da autora. Contudo, ao contrário das demais autoras que publicou, a Jane é a única que conheço um pouco da história e ela é um exemplo, pois em uma época na qual mulheres não eram levadas a sério, ela publicava seus livros apresentando somente as iniciais ou um pseudônimo masculino e somente depois de ter feito bastante sucesso que ela decidiu revelar que aqueles livros eram dela, para choque da sociedade HAHAHA

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Jane Austen é a queridinha de muitos, e apesar de ser relutante com clássicos, é uma autora que desperta meu interesse.
    Achei bem interessante a história de Emma. Contada por Jane, ela deve ser uma escândalo só haha

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  9. Oii! Tudo bem?
    Por mais que eu ame romances e que Jane seja extremamente bem renomada eu nunca li nada da autora, nem mesmo Orgulho e Preconceito, que é tão conhecido.
    Porém já me disseram várias vezes que o melhor livro dela é Emma, e esse, confesso, é o que mais me chama a atenção.
    Ainda pretendo ler algo da autora algum dia!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Gente do céu, sinto até vergonha de dizer, mas nunca li nada da Jane.
    Sei lá, não sei dizer porque, talvez falta de oportunidade, ou de vergonha mesmo. kkkkk Mas quero muito ter a experiência de ler uma obra dela. Quem sabe, em breve.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  11. Hey,
    Nunca li Emma, mas é um livro que tenho muita curiosidade de conferir. A personagem parece ser aquele tipo que você ama pela irreverência e eu adoro personagens assim; quero muito conferir.
    Beijos.
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir