quarta-feira, 18 de março de 2015

"Ele", H. P. Lovecraft

Boa noite, pessoal!

Hoje trago a sugestão de um conto muito legal, que pode ser facilmente encontrado na língua original, o inglês, ou traduzido para o português. Em outra publicação aqui no blog, já escrevi sobre o mestre do conto de horror, H. P. Lovecraft, e hoje decidi escrever sobre o seu conto chamado "Ele", que é simplesmente demais!
Lovecraft (1890-1937) foi um escritor norte-americano que alcançou a fama apenas postumamente. Ele morreu aos 46 anos, vítima de um câncer, na pobreza.

H. P. Lovecraft

Suas obras ficam na relação do ser humano com o mundo incompreensível e caótico ao seu redor, com um toque de ficção científica.
O conto Ele, ou He no original, foi escrito em 1925 e publicado na edição de setembro de 1926 da revista Weird Tales, uma revista que publicou ficção de fantasia e horror de 1923 a 1954, em um total de 279 edições. A publicação dessa revista foi retomada em outros anos, a mais recente entre 2007 e 2013.


Ele conta a história do narrador que deixou a Nova Inglaterra para se aventurar na cidade de Nova York em busca de inspiração para seus poemas. No entanto, ele se desaponta com o estado de decadência e morte da cidade. Ele só se aventura a explorar as ruelas e becos à noite, quando elas ainda preservam um quê de tempos antigos, misteriosos e prósperos.
Em uma dessas noites, o narrador recebe a visita d'Ele, que o convida a fazer um tour pelos lugares históricos da cidade e desconhecidos pela maioria das pessoas. Instigado, o narrador concorda e o segue até uma mansão estilo georgiana invadida pelo cheiro de mofo. É aí que o narrador percebe que o seu anfitrião está vestindo roupas do século XVIII. O estranho lhe conta que seu antepassado descobriu os segredos dos nativos Americanos com relação ao tempo e espaço. Depois de aprender seus rituais, o ancestral lhes deu um rum envenenado, matando a todos. Ele foi o único que restou em posse desse conhecimento milenar.
O estranho anfitrião confia ao seu convidado este tão bem guardado segredo.



Quer saber que segredo é este? Não deixe de ler este conto, um dos mais famosos e admirados do mestre do horror, Lovecraft.

Beijos e uma ótima noite!

Fernanda

10 comentários:

  1. Fernanda,

    Nossa, eu fiquei muito curiosa para saber que segredo é esse.
    Adoro o genero terror e com certeza vou procurar saber mais sobre esse conto.

    Obrigada pela dica

    Bjocas

    Dani (A Estante do Manuel)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fernanda! Eu não curto muito esse gênero, mas já ouvi falar muito desse autor, que é bem conceituado. Enfim, seu texto me deixou super curiosa. O conto deve ser bem instigante e trazer um final surpreendente. Quem sabe crio coragem e dou uma chance haha Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eita. Adorei *----*
    Já tinha ouvido falar no autor, porém nunca tive a curiosidade de me aprofundar. Acho que terei agora :3
    Parabéns pelo post!

    Beijinhos,Bia
    Tea Desk

    ResponderExcluir
  4. Eu amo terror e suspense, tudo começou por causa de Stephen King, e agora amo livros e filmes, é meio vergonhoso até dizer, mas nunca li Lovecraft, não por muito tempo, pretendo em breve ler. Adorei o post e com certeza esse será um dos meus primeiros a ler.

    http://palavrasdelucidez.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?

    Adoro Lovecraft, já leu o conto "o modelo de pickman"? é simplesmente o mais assustador dele, pelo menos na minha opinião, eu comprei um livro que é uma compilação dos melhores contos dele, ainda estou na matade do livro e não sei se esse conto tem, mas pelo visto é um de grande qualidade, espero poder ler ainda algum dia

    Gustavo http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo!
      Não li esse conto dele ainda! Quero muito comprar uma compilação dos melhores contos dele também! Vou procurar!

      Beijos

      Excluir
  6. Nunca li um conto de horror. Sim, espantem-se hahaha Mas fiquei curiosa agora que li aqui

    ResponderExcluir
  7. oi, tudo bom? apesar de ser um gênero que muita gente curte infelizmente não é pra mim. então não me interessei muito pelo autor, mas gostei de conhecer algo novo.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Fiquei morrendo de curiosidade pra saber que segredo é esse! Apesar de eu não gostar muito do gênero horror, eu sou muito curiosa em relação a H.P. Lovecraft, morro de vontade de ler os contos dele!
    Como sempre, adorei seu post!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  9. Oieee ... bacana sua dica, mas eu não me arriscaria nessa leitura, não curto muito esse gênero . Espero um dia deixar de ser tão patife e encarar os livros de terror (hahaha).

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir