domingo, 22 de março de 2015

"Felicidade Clandestina", Clarice Lispector

Bom dia a todos!

Nesta manhã de domingo, resolvi escrever sobre uma das grandes contistas brasileiras, um dos maiores nomes da Literatura Brasileira do século XX, a incrível Clarice Lispector.
Clarice, na verdade, nasceu na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920, mas veio morar no Brasil com apenas dois anos de idade, onde se naturalizou brasileira. Sua família era judaica e com a Guerra Civil Russa e a perseguição aos judeus, teve que buscar uma vida nova no continente americano. No Brasil, Clarice morou em Maceió, Recife e Rio de Janeiro, onde morreu no dia 10 de dezembro de 1977, um dia antes de completar 57 anos. No entanto, quando era questionada sobre sua naturalidade, Clarice se declarava pernambucana.
Clarice Lispector
A obra de Clarice Lispector foca em cenas do cotidiano que levam os personagens e refletir e questionar suas crenças e sua própria existência, levando-os a ter epifanias, característica do movimento modernista na literatura, do qual fez parte. Portanto, era natural que sua obra fosse comparado com a de escritores modernistas europeus, como Virginia Woolf, Marcel Proust e James Joyce. No entanto, Clarice ficou irritada com tal comparação, disse que não sofreu influência desses escritores e que nunca os havia lido.

Clarice também trabalhou como tradutora, inclusive traduziu para o português o romance de Anne Rice, Entrevista com o Vampiro, sobre o qual escrevi ontem. Clarice sabia falar sete línguas: português, inglês, francês e espanhol, fluentemente, hebraico e iídiche, com certa fluência, e russo, com pouca fluência ainda resquício de sua infância.
Entre suas principais obras estão os romances Perto do Coração Selvagem (1943), seu romance de estréia, A paixão segundo G.H. (1964) e Água Viva (1973), além de livros de contos e crônicas.

O texto sobre o qual decidi escrever para vocês hoje é um conto, intitulado Felicidade Clandestina, que foi publicado no livro de mesmo nome em 1971, que reúne 25 contos.
Este é um conto bem curtinho e adorável. Trata-se da história de uma garota que tem como colega de sala de aula uma menina filha de um dono de livraria. Esta menina, no entanto, era cruel e não aproveitava em nada os livros que estavam ao seu dispor, tão facilmente. A narradora, quando sabe que a menina acaba de ganhar o livro As Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, o pede emprestado à menina. Ela diz para que passe em sua casa no dia seguinte que ela lhe emprestará o tão desejado livro.
No dia seguinte, lá está a pobre garota na casa da menina cruel para buscar o livro, mas a dona lhe diz que o livro já foi emprestado e para que volte no dia seguinte. Assim a garota volta no dia seguinte, e no próximo, e no próximo, até que a mãe da menina cruel pede para saber o que está acontecendo e quando descobre que sua filha, que nem dá valor ao livro recebido, recusa emprestá-lo à colega, ela entrega o exemplar de Monteiro Lobato imediatamente para a garota, para que fique o tempo que desejar. E assim termina o conto de Clarice: "Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante".

Eu adoro esse conto de Clarice, pois me identifico muito com a narradora, no sentido de que não me conformo com a ideia de que tantas pessoas não dão valor a um livro e às aventuras que ele nos leva. Assim como a personagem de Clarice, eu, quando compro ou recebo um livro novo, saio com o livro apertado contra o peito, como algo de imenso valor, pelo qual nutro uma intensa paixão.

Os amantes da literatura creio que irão concordar comigo. Leiam o conto de Clarice e sintam na pele de outro personagem esse amor pelos livros.


Boas leituras e ótimo domingo!

Beijos,
Fernanda

11 comentários:

  1. Oi, tudo bom?

    Nossa, fiquei até arrepiado com a história do conto, apesar de você ter narrado tudo o que acontece, mas tudo bem, a Clarice tem muitas obras e acredito que todas sejam tão boa quanto, como deu pra notar eu nunca li nada dela, nem sequer sabia que tinha nascido n Ucrânia, mas agora me acendeu aquela faísca de curiosidade para conhecer mais, preciso ler mais escritoras! essa coleção da rocco está incrível, você poderia indicar alguma obra em que eu possa começar??

    Gustavo http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi xará! Tudo bem? Clarice é uma diva! Nunca tinha ouvido falar nesse conto, mas já havia lido, claro, a quote do final e agora tô entendendo da onde ela vem haha Já tenho que ler! Mas eu já li Reinações de Narizinho! Aliás eu já li uma grande coleção do monteiro lobato da primeira à quarta série, ele foi o grande responsável pelo meu costume de devorar livros! Clarice eu já li alguns livros no ensino médio, e esse conto junta as duas coisas! Já anotei a dica ^^ beijos!! http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie , tudo bem?
    Já li algumas obras da Clarice (que é uma escritora perfeita *0*) mas assim como a Fernanda Ohashi nunca tinha ouvido falar desse conto, eu amei toda perspectiva da historia e o contexto, a forma como você falou e citou a historia acendeu uma chaminha da curiosidade sobre esse obra rsr. Assim como você não consigo me conformar com a ideia de que tantas pessoas não dão valor a um livro e às aventuras que ele nos leva isso chega a ser cruel e revoltante :c
    Amei o post e a dica do livro, adorei conhecer um pouco mais da Clarice *-*

    Beijos
    http://malucosentimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi! Tudo bem?

    Ah, Clarice! Sou doida para ler um livro dela de fato. Já cansei de ler textos curtinhos (até cheguei a pagar o maior micão uma vez, quando decidi postar um aparentemente de sua autoria no blog e dias depois o verdadeiro autor apareceu, todo furioso comigo, como se eu tivesse culpa) dela, sabe? Quero conhecer as suas histórias!

    PS: já li esse conto dela e adorei! Foi até na época que estava terminando o Ensino Fundamental.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Eu acho que a Clarice é uma grande inspiração para muita gente. Adorei o conto especifico. Assim como você, cada livro novo é um amor novo que eu cuido como se fosse quebrar. Dou valor a cada forma de cultura e odeio quando vejo que as pessoas não dão valor.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda, tudo bom?
    Ainda não tive a oportunidade de ler nada da Clarice, mas tenho muita vontade, ainda mais por que é brasileira e da terra que eu nasci. Sabe uma coisa que eu não gosto? Quando as pessoas usam as frases dela em suas legendas de fotos sem ao menos saber de quem era frase o que fazia.

    Adorei o post, e quero ler os 25 contos reunidos nesse livro.

    Beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gente, me sinto envergonhada toda vez que passo por aqui (ahahaha).
    Também nunca li nada da Clarice, mas vontade é o que não me falta, tenho uma prima que fala maravilhas da autora mesmo!!
    Adorei a dica do livro, espero poder lê-lo em breve!!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Eu ganhei a biografia de Clarice.. é Muitoooo maneira!
    Acho q tu ia curtir! um livro muito bem produzido.
    A Clarice é um icone né... vários textos famosos por ai... varias frases conhecidas..
    Fico muito feliz em que o Brasil teve uma mulher como ela na sua história!

    Bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pam!
      Eu quero muito ler esse livro, quero saber mais sobre a vida dela, que foi muito interessante! Como ela foi casada com um diplomata, ela vivia viajando!
      Assim que eu ler a biografia, eu posto aqui minhas impressões! Obrigada pela dica!

      Beijos

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Da clarice conheço só alguns breves textos, poemas e frases mais famosos, que adoro de paixão! A mulher tem um talento com as palavras e consegue expressar muito bem os sentimentos. Ainda não li nenhum conto dela, mas morro de vontade, deve ser muito bom!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  10. Clarice é um clássico. Só li um livro dela há muito tempo, mas pesquisando bem até dá para encontrara Clarice em muitas partes do nosso dia (exceto naquelas frases mal feitas que dizem serem dela). Esse livro eu ainda não conhecia, você me deixou curiosa. A história é arrepiante.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir