terça-feira, 10 de março de 2015

"Napoleão e o Espectro", Charlotte Brontë

 Bom dia, pessoal!

Estou adorando esta Semana Especial dedicada às mulheres da Literatura. Elas foram personagens corajosas que enfrentaram o mercado editorial marcadamente masculino para nos encantar com suas palavras! E que palavras!
Hoje resolvi escrever sobre uma das grandes escritoras da Literatura Inglesa, Charlotte Brontë, que, ao lado das suas irmãs Emily e Anne, publicou célebres obras literárias.


Charlotte teve uma vida curta, no entanto ainda viveu mais que suas irmãs. Ela nasceu em 21 de abril de 1816 e morreu aos 38 anos de idade em 31 de março de 1855, juntamente com o primeiro filho que esperava.
Da sua obra, o romance que mais lhe trouxe sucesso foi Jane Eyre, publicado sob o pseudônimo masculino Curris Bell em 1847. Dessa forma, ela evitaria o preconceito vinculado a produções femininas naquela época. Eu ainda não tive a oportunidade de ler este romance, mas quero lê-lo ainda este ano!
O que me surpreendeu foi o fato de Charlotte ter escrito, também, contos, o que eu desconhecia. E, ao ler Napoleão e o Espectro (1833), um conto de apenas quatro páginas, me apaixonei! Charlotte nos leva aos aposentos particulares do Imperador da França na noite em que ele recebe a visita de um Espectro. Mesmo sendo um conto de terror, ele é bastante cômico e divertido! Eu recomendo a leitura!


Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre essa incrível mulher e escritora!

Boa terça-feira a todos e ótimas leituras!

Fernanda

9 comentários:

  1. Oi, Fernanda.
    Ótimo post. Muito informativo e interessante. :)

    Beijão,

    Sa - Romances e Leituras

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fernanda!
    Me fez lembrar do filme da vida de Jane Austen, como ela tem renome é meio q a única falada sobre esse preconceito literário que existia na época, goste de saber outros nomes de mulheres que passaram por uma provação tão pesada.

    Muito bom o post!

    (Gustavo Fraga Vieira) http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii. As irmãs Brontë são fantásticas! Gosto muito das obras delas.
    Vou anotar sua dica aqui. Adoro esses contos de terror clássicos *-*

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  4. Não li nada da autora, mas tenho uma queda por clássicos da literatura, ela está na minha lista com certeza!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  5. Adoro as irmãs Brontë.
    Já li alguns livros, mas esse eu nunca li (to ficando depressiva com esse blog..kkkk... toda vez que venho comentar algo descubro que sou uma péssima amante da literatura.)
    Eu adoro Jane Eyre, li o livro e vi o seriado. Gosto da maneira meio realista/romantica que as Brontë escreve.
    Estou adorando essa semana especial as mulheres!!!
    Parabéns!!
    Beijos
    http://clubedolivrope.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Já estou ficando com vergonha dos comentários que estou deixando nessa semana especial, pois ou eu não conheço a autora ou eu nunca li nada dela ou sequer ouvi falar, como é o caso da Charlotte HAHAHA. Napoleão é uma figura histórica que me interessa muito, mas não o suficiente para ler um livro nesse estilo, infelizmente. Estou gostando muito dos posts e estou aprendendo bastante, parabéns.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie tudo bom?
    Tou ficando triste toda vez que venho aqui c.c porque descubro que ando muito ruim nesse mundo de literatura classica D: Acabo não conhecendo os escritores e obras que você divulga :( Realmente a Charlotte parece ter sido uma mulher incrivel *-* Estou amando os posts do seu blog parabéns *-*
    Abraço
    http://malucosentimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?

    Por que não vim aqui antes? Vou procurar os outros post dessa semana dedicado ás mulheres. Não conhecia essa autora e achei bastante interessante a maneira que ela usou para não intimidarem quando fosse publicar os seus livros, usando o pseudo masculino. Que triste, ela morreu carregando uma ser no seu ventre. Adorei conhece-la.

    Beijos, post incrível.

    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá =)

    Já conhecia essa autora, apesar de não ter lido nada dela ainda. Trauma de clássicos, eu tenho. Mas a autora é sensacional, não sabia que ela tinha usado um pseudônimo masculino para poder publicar os livros. Adorei conhecer um pouco mais sobre ela :)

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir