terça-feira, 17 de março de 2015

"História da Literatura Ocidental sem as Partes Chatas", Sandra Newman

Olá pessoal!

Hoje resolvi escrever sobre um livro diferente. Eu o encontrei por acaso em uma livraria hoje de manhã e não pude deixar de comprá-lo: A História da Literatura Ocidental sem as Partes Chatas, escrito pela professora norte-americana Sandra Newman.


O título é bastante instigante, não é? E me deixou com vontade de lê-lo na hora! Há muitos desses "manuais" para ler os clássicos sem medo no mercado, mas esse me pareceu diferente, justamente pelo seu toque irônico.
Newman faz uma trajetória da literatura ocidental desde a Literatura Clássica Greco-Romana (de 900 a.C.) a William Faulkner (1897-1962) e coloca uma nota de 0 a 10 para três quesitos de cada obra: Importância, Acessibilidade e Diversão. É claro que essas notas são subjetivas, baseadas na experiência da autora e que elas mudam de pessoa pra pessoa, mas é legal comparar a sua própria impressão com a de alguém que é estudiosa na área.


Por enquanto só li o primeiro capítulo, mas já dei muitas risadas. Vejam este trecho sobre A Ilíada, de Homero: 
"Na Grécia Antiga, a poesia era considerada resultado da inspiração de uma das nove "Musas", que eram as deusas das artes. Assim, a Ilíada começa com uma invocação: 'Canta, ó Musa, a fúria de Aquiles'. Esse verso é de longe o mais famoso do livro, pois a maioria dos leitores não passa daí".
É claro que Newman foi muito criticada, tanto nos Estados Unidos como no Brasil, por professores que acham que à Literatura não devem ser dadas notas como a um prato culinário. No entanto, eu acho o projeto de Newman bem-humorado, a Literatura também deve ser vista como prazer e diversão, e os clássicos podem proporcionar isso! Eles não devem ser vistos de maneira tão estrita e estanque como certos acadêmicos a vêem.

Eu recomendo a leitura e garanto que vocês vão se divertir, além de conhecer ou relembrar os grandes nomes da Literatura Ocidental!

Beijos,
Fernanda

11 comentários:

  1. Oi, tudo bom?

    Eu acho super válido esses livros, que meio enregam as informações "mastigadas" aos leitores, não por eu ser a favor da preguiça mas como na maioria das coisas, é muito bom ter uma porta de entrada, esse livro pode ser muito bom para instigar a curiosidade da pessoa que eta lendo e se aprofundar mais nos clássicos, é ótimo quem já pega um livro de sheakspare e já encara ele de vez, mas esses livros de humor são um perfeito incentivo para os menos "corajosos" kkkkkk ótima indicação!!

    Gustavo http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Esses livros "História de alguma coisa sem as partes chatas" costumam me agradar, servem como fonte de estudo, mas não são maçantes. Adorei o post.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da postagem e do texto, concordo que alguns textos por serem técnicos demais acabam nos cansando, então as vezes é bom ter um livro como esse.

    http://palavrasdelucidez.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acho que pra leitores de verdade, realmente não tem como não gostar desse livro né? Adorei sua resenha e fiquei louca pra lê-lo, ainda mais com o trecho que você postou hehe. Gosto sempre de colocar alguns clássicos da literatura no meio das minhas leituras comuns, pois sou curiosa com eles, com os motivos de terem feito tanto sucesso e se tornarem clássicos, e pra saber se são bons ou não. A maioria dos que li não me desapontou (com exceção do chato Persuasão, da Jane Austen, amei tanto Orgulho e Preconceito, e achei esse uma bomba de tão ruim; e O Morro dos Ventos Uivantes, que demorei pra regular se gostei ou não, inicialmente achei meio bagunçado a troca de núcleo, cenário e persons principais).
    Besos!
    http://www.kuroneko1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oooi,

    Gente, esse titulo é realmente engraçado e curioso, gostei bastante de conhecer um pouco mais sobre o livro.

    Vou esperar sua resenha completa e daí vejo se vou comprar ou não *-*


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Já curti! Realmente esse 'sem as partes chatas' no meio do titulo já da outra cara pro livro mesmo!! hjahaha
    Não deixe de vir resenhar ele inteiro aqui pra gente heim ;D

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  7. Concordo muito com você! As pessoas costumam ter medo dos clássicos justamente porque os acadêmicos e outras pessoas acabam estragando a imagem deles pra muita gente, que não gosta de leituras complexas, trabalhosas ou obrigatórias. Acho que esse livro deve dar uma boa ajuda pra quem quer se animar a ler um clássico, até eu fiquei bem interessada nele, que me pareceu muito bem humorado!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  8. Faz tempos que não leio uma comédia assim. Curti o estilo e quando puder vou adquirir. Só o título e a capa em si me chamaram atenção. Boa indicação! ;)
    Bjs!
    http://anamatosferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Como já deve saber, não sou um fã de clássicos, mas gostei da premissa desse livro e ri alto com o trecho que escolheu para colocar no post, realmente, eu também não passaria dali HAHAHAHA

    Gostei da capa do livro e dela ter usado uma caricatura do WS, é de chamar atenção mesmo.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Fernanda! Adorei seu post e seu estilo de escrita, o livro realmente parece ser diverto se tratando que fala de alta literatura, a capa é muito cômica. Espero que você compartilhe conosco sua opinião ao fim da leitura. xD

    ResponderExcluir