sexta-feira, 20 de março de 2015

"As Bruxas", Roald Dahl

Olá, pessoal!

Hoje volto a escrever sobre um de meus escritores preferidos, grande autor tanto de histórias infanto-juvenis inesquecíveis como de contos adultos e fantasmagóricos, todos de muita qualidade! É claro que estou falando do adorado Roald Dahl, autor de clássicos como A Fantástica Fábrica de Chocolate (1964) e Matilda (1988), sobre o qual já escrevi aqui no blog.

Roald Dahl

Dahl nasceu em 13 de setembro de 1916 e morreu em 23 de novembro de 1990, aos 74 anos. Dahl teve muitas perdas durante sua infância. Quando tinha apenas 3 anos, sua irmã de 7 morreu de apendicite, e poucas semanas depois seu pai também morreu, vítima de uma pneumonia, deixando sua mãe viúva.

Aos 23 anos, Dahl participou da Segunda Guerra Mundial como piloto da Royal Air Force e iniciou sua carreira literária escrevendo histórias e poemas para crianças na década de 40.

O livro sobre o qual decidi escrever hoje foi publicado pela primeira vez em 1983 e foi uma das minhas leituras preferidas em minha infância. Trata-se de As Bruxas, história que conta a vinda de um menino e sua avó norueguesa, que havia perdido um polegar em um encontro com uma bruxa quando criança, quando se hospedam em um hotel em Bournemouth, na Inglaterra. É então que o menino descobre que é nesse mesmo hotel que está acontecendo a grande Convenção das Bruxas, que são mulheres carecas e sem dedos do pé que odeiam crianças!

Poster do filme de 1990

A Convenção das Bruxas





Esta obra de Dahl foi adaptada para o cinema em 1990, com a maravilhosa Anjelica Huston no papel da Grande Bruxa. O título foi traduzido para o português como "A Convenção das Bruxas" e era um dos filmes pelos quais eu mais esperava na Sessão da Tarde na televisão.


Esta é uma leitura para se deliciar nesta sexta-feira!

Beijos,
Fernanda

6 comentários:

  1. Depois de ler esse post, voltei no tempo e lembrei do filme, justamente na sessão da tarde, maravilhoso. Bom saber desse autor, adoro matilda, adoro a fantástica fabrica de chocolates.

    ResponderExcluir
  2. Não lembro do filme A Convenção das Bruxas, acredita? E olha que fui uma criança que assistia Sessão da tarde quase todo dia! Rsrsrsrs... Mas A Fantástica Fábrica de Chocolate e Matilda são clássicos para mim! Assiti muitas vezes e dias atrás, eu estava assistindo Matilda com meus filhos e eles amaram.

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?

    Mano voce vai ficar com aiva, mas eu adoro esse autor sem nem ter lido nada dele, já sabia um pouco sobre a história da vida dele, como por exemplo ter participado da segunda guerra,mas estou tao atulhado em livros q não da tempo!! mas um dia é fato q vou ler todos os seus clássicos, claro q vou começar cm a fábrica de chocolate neh kkkkkkkkk ótima indicação cara, parabéns pelo post e pelo blog!!

    Gustavo http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Juro que nem sabia que tinha livro de A fantástica fábrica de chocolates e de Matilda! (shame on me!) Nossa, já gostei do autor mesmo sem ter conhecido ele antes! Fiquei louca pra ler esses livros, e pra assistir a Convenção das bruxas, que não vi ainda, mas já sei que vou gostar, hahaha.
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  5. cara eu lembro do filme :) gosto muito por sinal.
    confesso que estou sabendo agora que é uma adaptação ^^ vou procurar esse livro pra ler.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. Oieeee!!
    Nossa eu não fazia ideia que esse filme era baseado em um livro *-*
    Cara, ando aprendendo muita coisa com esses seus post!!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir