quinta-feira, 12 de março de 2015

Anne Brontë

Olá, pessoal!

Como nos últimos dias, durante o Especial Semana da Mulher, escrevi sobre Charlotte e Emily Brontë, não poderia deixar de escrever sobre sua irmã mais nova, também grande nome da Literatura Inglesa, Anne Brontë.

Anne Brontë

Assim como suas irmãs, Anne teve uma vida muito curta. É realmente uma lástima. Nascida em 17 de janeiro de 1820, Anne morreu aos 29 anos, em 28 de maio de 1849, justamente quando estava no ápice de sua produção literária.
Da mesma forma que Emily e Charlotte, Anne utilizou um pseudônimo masculino para a publicação de suas obras, Acton Bell, pois, como já comentei aqui no blog, as mulheres escritoras sofriam de imenso preconceito.



Filhas do pastor irlandês Patrick, as irmãs Brontë se davam muito bem. Em particular Emily e Anne, que tinham a idade muito próxima e eram inseparáveis.
Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler nada de Anne, mas essas leituras estão certamente em meus planos. No entanto, decidi que, mesmo não tendo lido a obra de Anne, ela merecia um espaço junto às irmãs nesse Especial Semana da Mulher.
Em 1847, Anne publicou seu primeiro romance, Agnes Grey, baseado em sua experiência como governanta. Anne iniciou seu trabalho como governanta aos 19 anos e continuou até 1845.





No ano seguinte, em 1848, Anne publicou seu segundo livro, A Governanta de Wildfell Hall, um livro com tendências feministas que eu estou louca para ler!

Infelizmente, sua carreira literária chegou a um fim precoce devido à sua morte em 1849. É mesmo uma pena, imagino o quanto mais Anne teria publicado se tivesse vivido por mais alguns anos.

Espero que tenham gostado dessa publicação e se animem a ler Anne Brontë, assim como eu! Assim que eu tiver lido alguma dessas obras, posto mais informações aqui!

Beijos,
Fernanda

7 comentários:

  1. Com essa sua série eu acabei me sentindo até um pouco mal por não conhecer mais a fundo a escrita dessas grandes mulheres. Preciso fazer uma maratona e mudar isso urgente!!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  2. Essa série ta me fazendo conhecer muita autora boa!! vou esperar ateh o final para poder escolher as melhores e fazer a minha listinha de compras, até agora nao conhecia nenhuma dela, estou louco para começar a descobrir por esses livros, lindas recomendações!

    (Gustavo Fraga) http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda! Minha xará ^^ assim como você, eu nunca tive oportunidade de ler nada da Anne, mas li O Morro dos Ventos Uivantes e Jany Eyre, eu pretendo ler Agnes Grey faz tempo e nunca comprei! Pra ser honesta eu nunca nem procurei o preço, mas vou procurar conhecer mais sobre a obra sim ^^ adorei o post e saber mais sobre a terceira irmã cuja obra eu ainda desconheço :) beijos! http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não gosto de clássicos, independente da nacionalidade, então não me animo. Mas imagino que os leitores que curtem realmente sintam um pesar por saber que a autora poderia ter desenvolvido muito mais, mas morreu tão cedo. E que família, hein?! A escrita devia estar no DNA. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, assim como as autoras dos outros posts, não li nada delas, mas ao momento que li seus posts fiquei imensamente curioso em ler suas respectivas obras, quero conhecer mais a fundo os histórias de tempos atrás.

    Ótimo post, beijos,

    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Nossa, você só tá ecolhendo autoras maravilosas pra esses posts!
    Nunca li nada da Anne Bronte, mas já li das outras irmãs e adoro! Inclusive acho muito curioso que as três tenham se tornado escritoras! Tenho vontade de ler obras delas três só pra comparar o estilo de escrita!
    Adorei o post!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda,
    Não sou uma conhecedora e leitora de clássicos. Conheço os autores, mas ainda me acho imatura o suficiente, literariamente falando, para encarar um livro desses, que com certeza apresentam uma linguagem mais rebuscada e uma história mais densa.
    Adorei saber mais algumas particularidades.
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir