quarta-feira, 25 de março de 2015

"A Volta do Parafuso", Henry James

Boa tarde, pessoal!

Hoje resolvi escrever sobre um livro que vai mudar a sua vida como leitor. E eu falo sério, sem exageros. Trata-se do incrível A Volta do Parafuso (1898), também já a versão A Outra Volta do Parafuso em outras traduções, do escritor norte-americano Henry James. Sabe aquele tipo de leitura que te prende do primeiro parágrafo ao ponto final e, ainda, depois de terminada te deixa pensando por horas e horas? Este é o livro! E, para ser sincera, já li esse livro faz alguns anos e de vez em quando ainda me pego pensando nesta história.
Henry James conta mesmo uma trama de arrepiar! A Volta do Parafuso, ou The Turn of the Screw no original, é, na maior parte, contada pela governanta da casa em Bly, recém contratada pelo dono da propriedade que ficou encarregado de cuidar de seu sobrinho e sobrinha após a morte de seus pais. A governanta, então, passa a cuidar dessas crianças, Miles e Flora, e recebe ordens estritas do seu patrão para não incomodá-lo em qualquer ocasião.
Logo, a nova governanta descobre que sua predecessora, Miss Jessel, havia sido morta, além do rapaz com quem estava se relacionando, Peter Quint. A nova governanta descobre que os dois mortos haviam sido muito próximos das crianças e se incomoda com esse fato, ainda mais quando ela passa a ver, o que parece, fantasmas desses dois criados pela propriedade. O curioso é que ninguém mais parece notar a presença desses seres sobrenaturais, a não ser as próprias crianças.

Fruto da loucura da governanta ou, de fato, um evento sobrenatural, os acontecimentos na casa de Bly levam até o próprio leitor a hesitar. Este é um enredo puramente fantástico e é aí que mora a sua genialidade, pois diversas interpretações são possíveis e nenhuma é confirmada, assim como o famoso caso de Bentinho e Capitu na Literatura Brasileira.

Henry James nasceu em Nova York em 15 de abril de 1843, naturalizou-se britânico em 1915 e morreu um ano depois em Londres, aos 72 anos. Além de escritor de ficção, James foi também um proeminente crítico literário.

Henry James
James estudou Direito na Universidade de Harvard, porém decidiu largar os estudos jurídicos para se dedicar à literatura. Durante um ano viveu em Paris, onde conheceu os famosos membros do círculo de Flaubert: Guy de Maupassant, Émile Zola eAlphonse Daudet.

Entre suas principais obras estão Retrato de uma Senhora (1881), Pelos Olhos de Maisie (1897) e A Taça de Ouro (1904).


A Volta do Parafuso e seu envolvente mistério continua a atrair leitores e admiradores década após década. Esta obra de James já foi adaptada para o cinema diversas vezes, destacando-se o filme Os Inocentes, de 1961, dirigido por Jack Clayton e com Deborah Kerr no papel da governanta; e o mais recente, produzido pela BBC em 2009, com Michelle Dockerey (a Lady Mary de Downton Abbey) interpretando a governanta. Ainda não assisti este de 2009, mas quero muito conferir!

Filme de 1961

Filme de 2009

Uma ótima quarta-feira a todos e boas leituras!

Fernanda

16 comentários:

  1. Que livro interessante!
    Nunca havia ouvido falar!
    Assim que der, vou procurar para ler.
    Parabéns pelo blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gente não estou acreditando nisso , a muito tempo atrás vi um filme com esse mesmo enredo , mas não lembra de forma alguma o nome e agora eu já sei hahaha . Vou com certeza procurar o filme para ver novamente , e confesso que fiquei super curiosa pra ler o livro , agora que sei que ele existe.

    Beijos , Anna

    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, menina estou amando seu blog, suas dicas são diretas e certeiras, já o 2º livro sobre o qual você escreve que gostei.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia os livros, amei o primeiro, adoro tudo sobrenatural. Mais um pra minha lista de leitura. Parabéns pelo blog :3

    http://culpa-dos-livros.blogspot.com.br/2015/03/a-cidade-do-sol.html

    ResponderExcluir
  5. Oi xará!! Você é a atual responsável por me fazer relembrar dos clássicos que eu já li, dos que eu quero ler, e me apresentar coisas novas desse mundo que não é tão visitado quanto deveria :p Mas te confesso que eu não sei se eu aguento outro dilema Capitu/Bentinho, essa dúvida me assombra até hoje haha até falei disso numa tag...Enfim! Eu conheço a fama do autor, mas nunca li nada dele, mas já ouvi falar nesses filmes e acho que vou começar por aí, como costumo fazer com adaptações de clássicos ;) Adorei a resenha, como sempre! Beijos! http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu realmente fiquei interessada. Apesar de uma trama totalmente diferente, mas a história me fez lembrar A Menina que não Sabia Ler. Que foi um livro que gosteimuito e me surpreendi com os fatos.
    Xo, Carol
    www.anamatosferreira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fernanda!
    Esse livro tem 2 coisas que não me atraem: o fato de ser uma literatura cult e o tema sobrenatural. Achei legal a forma como vc demonstrou sua empolgação, e admiro muito quando uma pessoa se deixa transformar por uma leitura.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga clássica ♥
    Sempre vi esse livro por ai, ouvia falar dele, mas nunca procurei saber realmente sobre o que era. E já percebi que era para der aproveitado ele a tempo kkkk
    Adoro esses mistérios indecifráveis *-*
    O enredo me lembrou um pouco A Menina Que Não Sabia Ler, que é uma obra que sou apaixonada!
    Vou ler o mais breve possível com certeza, fiquei super curiosa!

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  9. Resenha excelente!
    Eu estou querendo ler mais livros de literatura fantástica. Gosto desse cunho "entenda como quiser" "faça o seu final" rs
    achei super bacana vo e ter colocado uma "biografia" do autor.
    beijos,
    May

    Www.ensaiodemonomania.com.br

    ResponderExcluir
  10. Resenha excelente!
    Eu estou querendo ler mais livros de literatura fantástica. Gosto desse cunho "entenda como quiser" "faça o seu final" rs
    achei super bacana vo e ter colocado uma "biografia" do autor.
    beijos,
    May

    Www.ensaiodemonomania.com.br

    ResponderExcluir
  11. eu não fiquei interessa e do jeito que eu sou medrosa esse lance desse povo vendo fantasma me deixa assustada haha sério. por isso não leria.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. Hey, tudo bem?
    Não conhecia o livro mas fiquei muito interessada nesse enredo, parece ser muito interessante e também inteligente para levantar tantas teorias assim durante a leitura. Imagino como o filme deve ser; o roteiro tem tudo para resultar em uma adaptação tão interessante quanto,
    Beijos.
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Primeiramente, Capitu era biscate HAHAHAHAHA Brincadeira, eu apenas acho que ela traiu sim. Enfim, gostei dessa pegada de deixar o leitor criar suas próprias teorias e não confirmar, apesar de que se isso acontecesse muitas vezes eu ia era abacar morrendo de raiva HAHAHAHA Tá aí mais um clássico que não li e que vai entrar para a lista.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Fernanda, gostei muito dessa sinopse e agora esse livro vai para "a lista", obrigada pela resenha.
    Abç,
    Boo Nina,
    http://www.rascunhocomcafe.com/2015/03/sempre-foi-voce-historia-de-um-casal.html

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Confesso que nunca ouvi falar nesse autor, ou em sua obra, mas você tem o dom de me deixar interessada nesses clássicos que vc indica, hahah. Adorei, e fiquei curiosa pra ler!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  16. Que obra genial.
    Adoro livros que ficam martelando na minha mente dias depois do término da leitura. São os mais perfeitos.
    Sua resenha me deixou bem curiosa. Só é difícil achar esses livros para comprar, né?

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir