quinta-feira, 26 de março de 2015

"A Noiva Chega a Yellow Sky", Stephen Crane

Olá, pessoal!

Ultimamente tenho lido muitos contos e tenho gostado cada vez mais desse gênero literário. É uma leitura para se ler de uma vez só: em uma tarde, antes de dormir ou em uma manhã de domingo, por exemplo. São histórias curtas, mas densas, que nos fazem pensar. Por vezes, passamos mais tempo refletindo sobre o conto do que o lendo! E é aí que está a magia do conto, que nos contagia! Agora que comecei a ler contos, não paro mais. Além do mais, é uma ótima maneira de conhecer o estilo de escrita de vários escritores em um menor espaço de tempo.

Stephen Crane em 1899, um ano antes de sua morte
O contista sobre o qual resolvi escrever hoje é um autor que eu desconhecia, passei a conhecer seu trabalho em uma antologia de contos. Trata-se do norte-americano Stephen Crane, nascido em 1 de novembro de 1871 e morto vítima de tuberculose aos 28 anos, em 5 de junho de 1900.
Crane começou a escrever muito cedo, aos 8 anos de idade, e durante sua curta vida escreveu contos, romances e poemas. Também trabalhou como jornalista em Cuba e na Grécia.

Ele é considerado por muitos um dos escritores mais inovadores de seu tempo, participou do movimento Realista na Literatura e tinha como principal tema a dicotomia ideal x real, além de temas relacionados a guerras. Dentre sua obra, destaca-se o romance A glória de um covarde: um episódio da Guerra Civil americana (1895) sobre a Guerra da Secessão nos Estados Unidos.


O conto A Noiva Chega a Yellow Sky é um de seus mais famosos, publicado pela primeira vez em 1898 na revista McClure's Magazine. Este é um de seus contos considerado literatura western, ou de faroeste. Nele, acompanhamos o xerife do Texas Jack Potter quando ele retorna à cidade de Yellow Sky em um trem, com sua recém-esposa, vinda do leste. À medida que Potter se aproxima da cidade de destino, ele fica mais nervoso, pois não havia comunicado ninguém sobre seu casamento. Quando finalmente chega, ele encontra o bêbado Scratchy Wilson, que o ameaça com uma arma.

É claro que não vou contar o desfecho dessa trama, fica a cargo de você, leitor, descobrir. O que eu achei interessante neste conto é que ele é dividido em quatro partes, cada uma focando nos pensamentos de um personagem. Na primeira, temos acesso à mente do casal; no segundo acompanhamos o pessoal que está dentro do bar e descobre que Scratchy Wilson está em busca de briga e trancam as portas do estabelecimento com medo do vândalo; no terceiro entramos na mente do bêbado que vai atrás do xerife Potter; e no último voltamos ao casal.







Quem gosta de confrontos do faroeste vai gostar deste e de outras produções de Stephen Crane.
Preparar, apontar e... BANG BANG!

Boas leituras!
Fernanda

10 comentários:

  1. Olá, infelizmente não consigo gostar tanto de crônicas em um livro só, gosto de ler uma e outra entre outros livros, mas já li algumas do Crane e gostei bastante.

    http://entaotudoaconteceu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito de contos, mas quem e eu não tente arriscar a ler um desses para ver se desperto meu interesse? As dicas parecem ser boas...

    ResponderExcluir
  3. Eu comecei a gostar de cronicas com o blog, assim como você acho ótimo pra quando estamos sem tempo ou algo assim, mas esse não é bem o meu estilo favorito, adoraria que fosse. prefiro algo um pouco mais atual.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oii. Não conhecia esse autor.
    Eu sou apaixonada por contos, mas a maioria são romances ou suspenses. Acho que é por isso que esse não chamou muito minha atenção.

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    eu não sou muito chegada em contos/crônicas. Nunca li nada do Crane, mas a Noiva Chega a Yellow Sky tem uma premissa legalzinha.Talvez algum dia eu leia. Seria uma boa para entrar nesse "ramo", né? Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Esse ano tive o prazer de conhecer os contos e as crônicas e estou me aventurando nesse estilo! Nunca tinha ouvido falar desse autor, mas ache muito interessante! Fiquei curiosa pra ler!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Nunca li nada desse autor, e confesso que não me chamou tanto a atenção assim. Mas, quem sabe um dia eu leia, só para ter certeza do que acho.

    Beijos ♥
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu não conhecia esse autor, nunca li nada dele.
    E confesso que não curto muito ler contos. São leituras rápidas, concordo, mas não são meu estilo. A menos que seja de alguma série que acompanho, aí posso até ler.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  9. Conto é mesmo gostoso de ler assim, de um vez só.
    Não é meu tipo preferido de leitura, mas as vezes encontro uns que me agradam.
    O que me chamou a atenção nesse conto, foram as várias vozes ativas. A parque em que os pensamentos do bêbado são narrados devem ser bem legais.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente não me despertou muito interesse não, e confesso que nem gosto muito de contos, sei lá, prefiro estórias mais densas!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir