quinta-feira, 19 de março de 2015

"A Metamorfose", Franz Kafka

Olá, pessoal!

Hoje resolvi escrever sobre um dos mais conhecidos textos da Literatura Mundial, escrito em vinte e um dias em novembro de 1912 pelo tcheco Franz Kafka.
Franz Kafka

Kafka nasceu em Praga em 3 de julho de 1883, na época ainda parte do Império Áustro-húngaro, e morreu em 3 de junho de 1924, exatamente um mês antes de completar 41 anos. Ele foi e continua sendo um dos mais influentes nomes da literatura, porém poucos textos seus foram publicados em vida. Ele era muito duro consigo mesmo e procurava a perfeição literária, até chegou a pedir a seu amigo Max Brod para destruir seus manuscritos depois de sua morte. Felizmente, Brod não atendeu ao pedido de seu colega e publicou postumamente obras como O Processo (1914-1925), O Castelo (1922-1926) e O Desaparecido (1912-1927).

Ainda não li muito da obra de Kafka, somente a novela sobre a qual escreverei aqui, que me marcou muito. Trata-se de A Metamorfose, publicado pela primeira vez em 1915. A Metamorfose conta a história de Gregor Samsa, um caixeiro viajante que trabalha muito para poder sustentar sua família. Eis que um dia, sem aviso nenhum, Gregor acorda metamorfoseado em um inseto gigante.



Parece estranho, não? Porém, a história vai muito além disso. O escritor utiliza-se dessa metáfora para fazer uma análise psicológica do personagem e uma crítica à sociedade capitalista e opressora. Quem é o verdadeiro parasita?


Este é um daqueles títulos que não podem faltar em sua estante.

Ótimas leituras e uma boa noite!

Beijos,
Fernanda

16 comentários:

  1. Fernanda, sabe que apesar de ouvir muito sobre kafta durante minhas aulas de literatura no colégio, nunca cheguei a ler A metamorfose, acho a premissa interessante, mas por motivos que não vou saber te dizer, não li, acho que fui ganhando outros tipos de livro e quando tinha meu dinheiro pra comprar se quer lembrei dele. Eu não gosto muito dessa nominação de "capitalismo opressor", isso me desanima um pouco para começar a leitura haha

    ResponderExcluir
  2. Oii, amiga clássica haha
    Não fazia ideia que esse autor existia, mas essa obra parece fascinante *-*
    Adoro essas temáticas que tem a sociedade como foco, nos faz refletir sobre coisas que não temos o costume. Muito legal!

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  3. Oi xará!! Eu li esse livro no ensino fundamental (Senhooor como eu tô velha), e eu como toda adolescente sem muito poder de interpretação, levei tudo ao pé da letra e lógico que eu não entendi nada haha Maaaaaais pra frente, já no ensino médio, estudando pra fazer boas redações pro vestibular, a minha professora já pegou e fez uma análise completa da obra, falando de política, sociedade e fazendo a gente meio que decorar umas frases e incorporar no nosso texto quando e se necessário haha Eu tenho ele no meu kindle porque é de graça, mas nunca mais o li, quem sabe não arrumo um tempinho agora né, esse é o tipo da obra que é sempre atual :)
    Beijos! http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fernanda! Tudo bem? Não conhecia o autor nem o título Metamorfose, mas confesso que o livro chamou bastante a minha atenção. Adorei a capa e a premissa dele (amo obras que fazem algum tipo de crítica à sociedade)! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi! Tudo bem?

    Eita! Estou assustada com a personalidade desse autor. Querer ser perfeito eu até posso entender, mas pedir a um amigo para destruir suas obras após sua morte? Que maluquice!

    Você e suas dicas mega interessantes de livros. Já disse que gosto de obras que me fazem pensar? Essa parece ser super assim!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?

    Mais um autor que devo procurar conhecer mais sobre as suas obras, escritores q usam da bizarrice como um meio de crítica a sociedade estão entre os meus prediletos, laranja mecânica é bem isso para mim, e fiquei curioso para saber como o autor sustenta a história inteira transformando sue protagonista em um inseto gigante num mundo "normal", muito bom!!

    Gustavo http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gente eu estou vendo como sou péssima com clássicos, e como não dei atenção para as minhas aulas de literatura (hahaha). Fiquei curiosa mas com um pé atrás tbm ....

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Eu não conhecia esse livro não :O
    Mas já ouvi falar do autor, achei muito legal essa analise que ele fez na obra, gosto de saber que há um porque por tras de tudo isso :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Legal esse post.
    Não conhecia o livro, mas me parece um clássico, né..
    Escrito há tanto tempo..
    Interessante sua analise e deve ser um livro bacana!

    Bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Aêêêê, finalmente um autor que conheço e um livro que eu li HAHAHAHAHAHA Na faculdade, na aula de psicologia forense, fizemos uma analise desse livro e o impacto que as afirmações e metáforas do autor tinham no entendimento do criminoso atual. Sério, as discussões naquele dia estavam tão transcendentais que parecia que tava todo mundo tomando chá de cogumelo HAHAHA

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Hey, tudo bem?

    Infelizmente não li nada do Kafka, mas Metamorfose é um dos livros que eu tenho muita vontade de conferir. Adoro quando os autores se utilizam de metáforas para fazer críticas à sociedade, acho uma prática tão inteligente e se utilizada da forma correta e na medida certa pode alcançar e muito bem o leitor.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  12. Oiê ;)
    Já ouvi falar muito em Kafka, mas confesso que nunca li nada. Essas histórias de metamorfose sempre trazem uma resposta bem interessante para o fato. Fiquei bem curiosa, e muitos amigos me falam que Kafka realmente não pode faltar na estante.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada desse autor, apesar de diversas vezes já ter lido sobre esse livro dele. Me lembrou bastante George Orwell, que também faz críticas a sociedade através de metáforas e analogias. Um dia ainda lerei esse livro!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  14. Oieee!
    Já ouvi falar muito desse livro, opiniões bem diferentes umas das outras, mas nunca soube do que se tratava. Fiquei curioso e vou procurar saber mais a respeito.

    Beijos,
    Leo
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  15. Heeei! Acho que já vi esse livro em algum lugar. essa história do cacheiro viajante que se transforma num inseto gigante não me é estranha, e não acredito que existam tantas assim por ai né?! rs
    Que bom que o amigo não atendeu o pedido de Franz né?! Imagina perder tantas histórias bacanas..

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Fernanda!
    Sempre ouço falar desse livro, mas nunca fui atrás de lê-lo. Achei a trama muito original, gosto muito de livros que utilizam de metáforas.

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir