quarta-feira, 4 de março de 2015

"A Espiã", Louise Fitzhugh

Bom dia a todos!

Hoje resolvi escrever sobre um livro que marcou a minha infância e que, certamente, teve um papel definitivo na minha paixão por livros. Trata-se de A Espiã, de Louise Fitzhugh. Vocês podem ver que eu gosto de histórias detetivescas desde criança! Mas quem não se apaixonaria por um personagem como a Harriet, a pequena espiã que mora em Nova York?


Harriet sonha em ser uma espiã internacional e escritora quando crescer, portanto ela já vai praticando desde já. Ela observa tudo e todos ao seu redor e escreve tudo em seu caderninho secreto. Eu confesso, por um tempo, quando eu era criança, levava um caderninho para todo lado também, dando uma de Harriet. Quando somos crianças, nós realmente entramos na história, não é? É mágico!
Michelle Trachtenberg como Harriet
No entanto, Harriet entra em apuros quando seu caderno secreto é confiscado pelos seus colegas e todas as suas anotações vêm à tona.

A Espiã foi publicado pela primeira vez em 1964 e foi um divisor de águas na Literatura Infanto-Juvenil, trazendo elementos realistas à antes idealizada literatura para crianças. Depois de Fitzhugh, outros escritores deste gênero incorporaram o realismo à ficção infanto-juvenil.

O romance de Fitzhugh foi adaptado para o cinema em 1996 em uma produção da Nickelodeon Movies e Paramount Pictures, com Michelle Trachtenberg no papel da pequena espiã.

Louise Fitzhugh foi uma escritora e ilustradora de livros infantis norte-americana. Ela nasceu em 5 de outubro de 1928 e morreu em 19 de novembro de 1974, aos 46 anos, vítima de um aneurisma cerebral.

Louise Fitzhugh

Portanto, pegue a sua lupa e mãos à obra! Só não deixe seu caderno super secreto cair nas mãos erradas.

Ótima quarta-feira a todos e boas leituras!

Fernanda

5 comentários:

  1. Oi! Eu assisti (novamente) A Espiã uns dias atrás e não fazia ideia que tinha um livro dele *-* se um dia eu o ver numa livraria com certeza irei comprar *-* obrigada pela dica!
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  2. Já assisti ao filme, mas não fazia ideia de que tinha um livro, gostei muito de saber. Parece ser uma leitura bem leve e agradável.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Genteeeeeeeeeee como assim esse filme é um livro e eu não sabia o.O
    Nossa, não fazia ideia! Amei seu post, me fez ir lá pra minha infância novamente. E agora que eu percebi que a Harriet era a Georgina de GG <3 Amei!!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá :)
    Nossa, adoro esse filme. Morreria e não saberia que veio de um livro.
    Obrigada pela dica, vou caçar nos sebos daqui, vai que eu encontre :)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro também marcou a minha infância! 😍
    Por um tempo, passei a andar com o caderninho também.

    ResponderExcluir