terça-feira, 8 de março de 2016

"Well-read women: Portraits of Fiction's Most Beloved Heroines", Samantha Hahn

Bom dia, queridos leitores!

Como hoje é 8 de março, não poderia deixar de fazer uma homenagem às grandes mulheres (reais e fictícias) que permeiam o nosso universo literário!


No ano passado, o blog realizou uma semana de postagens especiais homenageando uma escritora por dia. Foram, portanto, sete mulheres incríveis que influenciaram e continuam influenciando a minha jornada literária que passaram por aqui no ano passado: Virginia Woolf, Jane Austen, as irmãs Brontë (Emily, Charlotte e Anne), Cecília Meireles e J. K. Rowling. Quem tiver interesse em rever estas publicações pode acessá-las aqui.

Neste ano, porém, resolvi fazer diferente: decidi homenagear as nossas heroínas literárias, que, mesmo não sendo mulheres de carne e osso, nos emocionaram, encantaram, assustaram, chocaram... enfim, que nos fizeram sentir! E, para tal, tenho o livro perfeito aqui na minha estante, o qual tive o prazer inesperado de encontrar nas promoções da última Black Friday: Well-Read Women: Portraits of Fiction's Most Beloved Heroines, organizado e ilustrado pela norte-americana Samantha Hahn, que já teve seus trabalhos expostos ao redor do mundo, de Nova York até Hong Kong.


Samantha Hahn

Este livro de Samantha traz uma coleção de trechos de clássicos da literatura acompanhados de belíssimas ilustrações. São falas ou pensamentos das personagens femininas mais importantes e impactantes do universo literário, que marcaram Samantha e a fizeram imaginá-las representadas em tinta no papel.
Daisy Buchanan de O Grande Gatsby, de Scott Fitzgerald

Na introdução ao livro, Samantha escreve: "Como uma artista encantada com a forma feminina, eu não pude resistir ao desafio de trazer cada uma das grandes mulheres da literatura (na minha opinião, é claro) à vida, conforme, lendo atentamente, eu as via surgir na minha imaginação".

Julieta Capuleto de Romeu e Julieta, de William Shakespeare

Em seu livro, ela traz encantadoras ilustrações de personagens femininos inesquecíveis, como Clarissa Dalloway de Mrs. Dalloway, Hester Prynne de A Letra Escarlate, Emma Bovary de Madame Bovary, Blanche DuBois de Um Bonde Chamado Desejo, Ofélia de Hamlet, Wendy de Peter Pan, entre tantas outras. É uma viagem maravilhosa pelos rostos dessas heroínas e pelo universo literário!

Anna Karenina de Anna Karenina, de Leo Tolstói

Espero que tenham gostado da dica deste incrível livro de Samantha Hahn, que é, também, uma ótima sugestão de presente para aquelas mulheres especiais na sua vida!

Scarlet O'Hara de E o Vento Levou, de Margaret Mitchell

Um ótimo Dia Internacional da Mulher a todos!

Beijos,

Fernanda

Um comentário: