Como hoje é 8 de março, não poderia deixar de fazer uma homenagem às grandes mulheres (reais e fictícias) que permeiam o nosso universo literário!
No ano passado, o blog realizou uma semana de postagens especiais homenageando uma escritora por dia. Foram, portanto, sete mulheres incríveis que influenciaram e continuam influenciando a minha jornada literária que passaram por aqui no ano passado: Virginia Woolf, Jane Austen, as irmãs Brontë (Emily, Charlotte e Anne), Cecília Meireles e J. K. Rowling. Quem tiver interesse em rever estas publicações pode acessá-las aqui.
Neste ano, porém, resolvi fazer diferente: decidi homenagear as nossas heroínas literárias, que, mesmo não sendo mulheres de carne e osso, nos emocionaram, encantaram, assustaram, chocaram... enfim, que nos fizeram sentir! E, para tal, tenho o livro perfeito aqui na minha estante, o qual tive o prazer inesperado de encontrar nas promoções da última Black Friday: Well-Read Women: Portraits of Fiction's Most Beloved Heroines, organizado e ilustrado pela norte-americana Samantha Hahn, que já teve seus trabalhos expostos ao redor do mundo, de Nova York até Hong Kong.
Samantha Hahn |
Este livro de Samantha traz uma coleção de trechos de clássicos da literatura acompanhados de belíssimas ilustrações. São falas ou pensamentos das personagens femininas mais importantes e impactantes do universo literário, que marcaram Samantha e a fizeram imaginá-las representadas em tinta no papel.
Daisy Buchanan de O Grande Gatsby, de Scott Fitzgerald |
Na introdução ao livro, Samantha escreve: "Como uma artista encantada com a forma feminina, eu não pude resistir ao desafio de trazer cada uma das grandes mulheres da literatura (na minha opinião, é claro) à vida, conforme, lendo atentamente, eu as via surgir na minha imaginação".
Julieta Capuleto de Romeu e Julieta, de William Shakespeare |
Em seu livro, ela traz encantadoras ilustrações de personagens femininos inesquecíveis, como Clarissa Dalloway de Mrs. Dalloway, Hester Prynne de A Letra Escarlate, Emma Bovary de Madame Bovary, Blanche DuBois de Um Bonde Chamado Desejo, Ofélia de Hamlet, Wendy de Peter Pan, entre tantas outras. É uma viagem maravilhosa pelos rostos dessas heroínas e pelo universo literário!
Anna Karenina de Anna Karenina, de Leo Tolstói |
Espero que tenham gostado da dica deste incrível livro de Samantha Hahn, que é, também, uma ótima sugestão de presente para aquelas mulheres especiais na sua vida!
Scarlet O'Hara de E o Vento Levou, de Margaret Mitchell |
Um ótimo Dia Internacional da Mulher a todos!
Beijos,
Fernanda
Fiquei curiosa pra ver a Mrs. Dalloway!!!!
ResponderExcluir