terça-feira, 29 de março de 2016

Festival de Teatro de Curitiba - "Medida por Medida"

Bom dia, queridos leitores!

Hoje trago mais informações sobre o Festival de Teatro de Curitiba, que ainda está acontecendo. Para os fãs de Shakespeare, o festival tem sido maravilhoso! Além do mini-curso "Shakespeare 400 anos" e da peça "Macbeth", pude assistir, também, a uma produção da comédia "Medida por Medida".

Confesso que não sabia muita coisa sobre essa peça antes, por isso as discussões no mini-curso e a palestra da Prof. Liana de Camargo Leão sobre esta peça foram fundamentais para o meu proveito de "Medida por Medida".

Esta não é uma das comédias mais conhecidas de Shakespeare, mas, mesmo mais de 400 anos depois, permanece atual. Ela trata de ambição e do que o poder nos leva a fazer. Um dos personagens indaga: "É o homem que muda o poder? Ou o poder muda o homem?".

Nesta trama, o Duque de Viena decide passar um tempo fora de sua cidade e deixa Ângelo, um homem íntegro e conhecido por sua honestidade, para ficar no comando durante a sua ausência. Porém, na verdade, o Duque não deixa Viena, mas permanece na cidade disfarçado de frade para averiguar como as coisas se sairiam durante este período.

Luisa Thiré como Isabela e Marco Antônio Pâmio como o Duque disfarçado de frade

Decidido a fazer valer as mais rígidas leis, Ângelo decide condenar todos que tiverem relações sexuais fora do casamento. Por isso, ele condena Claudio à morte, um jovem que engravidou sua noiva Julieta. Claudio é um bom rapaz e todos sentem que deva ser ele a morrer enquanto há tantos outros depravados na cidade que permaneceram impunes por tantos anos. Isabela, a irmã de Claudio que está prestes a se tornar uma freira, vai até Ângelo para suplicar pela vida de seu irmão. O que Ângelo não esperava era que ele se apaixonaria instantaneamente pela noviça. Agora, seus desejos carnais o levam a tramar justamente aquilo que ele mais condena na sociedade. Será Ângelo capaz de domar seus desejos, permanecer íntegro e manter a ética de seu trabalho?


Os personagens Ângelo, Lúcio e o Duque
Nesta produção dirigida por Ron Daniels - mesmo diretor de "Macbeth" e com o mesmo elenco -, Thiago Lacerda faz o papel de Ângelo, Marco Antônio Pâmio interpreta o Duque de Viena e Luisa Thiré faz o papel da inocente Isabela.

Ron Daniels preferiu trazer a trama de Shakespeare para uma atmosfera mais moderna e mais brasileira. Um dos personagens, Lúcio, por exemplo, usa salto alto vermelho; e Pompeu é um típico malandro bem carioca. Estas escolhas são válidas para trazer a peça de 1604 para mais perto do público brasileiro de 2016. Mesmo causando estranheza no início, por fim achei a produção final muito interessante.


A noviça Isabela com seu irmão Claudio

Giulia Gam como Madame Bem Passada e Pompeu


A equipe de Daniels já passou por várias cidades brasileiras encenando o Repertório Shakespeare, que consiste nas peças "Macbeth" e "Medida por Medida" e continuarão em turnê por mais algum tempo. Não deixem de prestigiar essas grandes produções brasileiras!

Uma ótima semana a todos!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário