domingo, 27 de março de 2016

Festival de Teatro de Curitiba - "Macbeth"

Bom dia, queridos leitores, e feliz Páscoa!


Este feriado está sendo maravilhoso, pois coincidiu com o Festival de Teatro de Curitiba e, por isso, pude aproveitar para assistir a algumas peças sensacionais!

Depois de "O Enigma", baseado no romance "Assassinato no Expresso do Oriente" da Agatha Christie, que assisti na quinta-feira, na sexta-feira assisti a uma das peças mais aguardadas do festival: "Macbeth", dirigida por Ron Daniels.

Eu, particularmente, estava muito animada para assistir à peça, porque, mesmo sendo estudiosa de Shakespeare, ainda não tinha tido a oportunidade de assistir pessoalmente a uma montagem de uma de suas peças. Além disto, esta peça já havia sido encenada em São Paulo e angariado muitos comentários positivos.



Giulia Gam e Thiago Lacerda
No elenco estão Thiago Lacerda, Giulia Gam, Marcos Suchara, Luisa Thiré, entre outros atores. Para preparem-se para a peça, a equipe ensaiou 800 horas durante 12 semanas e se reuniu em um sítio em Petrópolis para um período de imersão.

A peça está sendo dirigida por Ron Daniels: nascido em Niterói em 1942, mas mudou-se para a Inglaterra, onde iniciou seus estudos em teatro inglês. Em 1977, foi nomeado diretor artístico do teatro The Other Place Theatre. Daniels é um estudioso de Shakespeare (já montou e atuou em mais de 35 produções shakespearianas nos Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Brasil) e um dos principais diretores da Royal Shakespeare Company em Stratford-upon-Avon, Inglaterra. No Brasil, dirigiu "Rei Lear" em 2000, com Raul Cortez; "Hamlet" em 2012, com Thiago Lacerda; e atualmente está com as produções "Macbeth" e "Medida por Medida" (que também está em cartaz no Festival de Teatro de Curitiba e que assisti ontem - logo mais escrevo minhas impressões para vocês), também com Thiago Lacerda.
O diretor Ron Daniels

A montagem de Daniels foi espetacular. Com um cenário simples, que suporta todas as cenas, Daniels coloca ênfase na trama e nas palavras de Shakespeare ao invés do espetáculo. O diretor transportou a tragédia do tirano Macbeth da Escócia medieval para um período mais moderno - vide o figurino dos atores -, comprovando a atemporalidade do drama de Shakespeare: um general que, sedento por ambição e instigado por sua esposa, mata o rei para tornar-se rei. Quando, por fim, alcança a glória às custas do sangue alheio, sua culpa passa a atormentá-lo. Alguma semelhança com a realidade?

Thiago Lacerda afirma: "É sempre tempo de encenar Shakespeare, pois se tratam de clássicos. As tramas falam sobre os nossos conflitos e os caminhos que escolhemos, então seriam atuais há 100 anos como serão daqui a 50". E não é verdade?

Thiago Lacerda como Macbeth

 As atuações de Thiago Lacerda e Giulia Gam estão maravilhosas. Giulia Gam, em particular, arrasou no papel de Lady Macbeth, louca e cega por sua vontade de poder.

Macbeth e Lady Macbeth em cena
Giulia Gam e Thiago Lacerda

Eu adorei o meu primeiro encontro com Shakespeare no palco. No dia seguinte, assisti a "Medida por Medida", produzida pelo mesmo diretor e encenada pelo mesmo grupo de atores, sobre a qual escreverei em breve.

Espero que a parceria entre Daniels e Thiago Lacerda permaneça a todo vapor e que tragam mais produções incríveis do repertório de Shakespeare para o nosso país e nosso público brasileiro, que também tem muito em comum com Shakespeare, mesmo que ele tenha vivido há mais de 400 anos e a mais de 9000 quilômetro de distância!

Um abraço a todos e boa Páscoa!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário