sexta-feira, 25 de março de 2016

Festival de Teatro de Curitiba - "O Enigma"

Bom dia, queridos leitores!

Há tempo que não escrevo aqui! A vida está corrida, mas as leituras continuam! E hoje, aproveitando o feriado, resolvi atualizar o blog e compartilhar com vocês minhas experiências teatrais desta semana.

Guilherme Weber e Márcio Abreu

Nesta terça-feira, iniciou o Festival de Teatro de Curitiba que já está na sua 25ª edição. A edição deste ano está sendo organizada pelo ator Guilherme Weber e pelo diretor Márcio Abreu e está repleto de atrações maravilhosas!


O festival é dividido em seis subáreas:


Mostra 2016: programação convidada pela curadoria de Weber e Abreu.

Fringe: reunião de espetáculos que se apresentam por toda a cidade independente da curadoria. Um espaço aberto e democrático com manifestações de todas as linguagens.

Guritiba: peças infantis para emocionar pais e filhos.

Mishmash: um show fantástico de variedades - mágica, malabarismo, comédia, música e muito mais!

Risorama: comediantes de todo o país apresentam seus quadros de stand up comedy num clima de boteco, regado a risadas.

Gastronomix: chefs de todo o país servem seus pratos incríveis em barraquinhas na quermesse de alta gastronomia.

Eu vim para Curitiba na segunda-feira para poder aproveitar ao máximo as atrações do festival.
De 22 a 24 de março, participei do minicurso "Shakespeare 400 anos", em homenagem aos 400 anos da morte do dramaturgo. O minicurso gratuito consistiu em três palestras dadas por professoras especialistas em Shakespeare:


22 de março: "Uma comédia sombria: Medida por Medida e a Questão Ética, Prof. Liana de Camargo Leão;
23 de março: "Hamlet e o Conceito de Humanidade no Mundo Moderno", Prof. Célia Arns de Mirana;
24 de março: "'O que está feito não pode ser desfeito': Bruxaria e Vilania em Macbeth", Prof. Anna Stegh Camati.

Eu, como estudiosa de Shakespeare, adorei esta oportunidade de estudar e discutir as peças, além de conhecer outros shakespearianos. Foi incrível! E o festival ainda oferece duas grandes produções de duas peças de Shakespeare: Macbeth e Medida por Medida. Eu vou conferir as duas e, depois, escrevo aqui minhas impressões.
Para mais informações sobre horários e ingressos, acessem o site do festival:

www.festivaldecuritiba.com.br

Porém, hoje estou aqui para falar de outra peça! Trata-se de O Enigma, que assisti ontem à noite.

O Enigma é uma peça de mistério de investigação baseada no romance Assassinato no Expresso do Oriente, escrito pela Agatha Christie. Eu simplesmente adoro a Rainha do Crime, por isso não podia de deixar de assistir à peça. Além do mais, a peça acontece dentro de uma estação de trem. A ação inicia dentro do saguão da estação. Em seguida, os espectadores, em conjunto com os atores, embarcam no Trem de Luxo da Serra Verde Express - que é, simplesmente, maravilhoso!


A ação continua dentro do trem. Os espectadores estão a todo tempo participando ativamente do drama. Os personagens se acusam mutuamente e apresentam os motivos de cada um para o assassinato do Sr. Inocente do Amaral. Na parada final do trem, todos desembarcam e, em conjunto com o detetive, os espectadores devem dar os seus palpites com relação ao nome do assassino, o motivo e a arma do crime. Aquele que acertar ou chegar mais próximo à solução do crime, ganha uma viagem de trem pela Serra Verde Express.


A peça é produzida pelo Teatro Barracão EnCena; o texto foi elaborado por Juscelino Zilio e Carla Rodrigues; o drama foi dirigido por Juscelino Zilio; e o elenco conta com Adriana Sottomaior, Anidria Stadler, Carla Rodrigues, Cleverson Modesto, Edy Nascimento, Ise Ayres, Juscelino Zilio, Wenry Bueno e William Barbier.

Eu não vou contar para vocês quem é o assassino de Inocente, nem seu motivo e, muito menos, a arma utilizada! Vocês terão que assistir à peça e embarcar em uma jornada de mistério à la Agatha Christie a bordo de um trem de luxo em meados da década de 1940.

Boa viagem!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário