quarta-feira, 1 de julho de 2015

"O Rei Sapo", Irmãos Grimm

Olá, queridos leitores!


Quem nunca leu um conto de fadas em sua vida? Essas histórias que nos são contadas desde crianças transformam o nosso olhar sobre a vida, nos proporcionam momentos para soltar a imaginação e nos oferecem uma boa dose de fantasia, heroísmo e amor. Mas vocês sabem de onde essas histórias surgiram?

Os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm
Na verdade, elas já estão por aí há muito tempo! São histórias que eram contadas de forma oral e passavam de geração a geração. É por isso que existem tantas versões da mesma história! Dois dos mais conhecidos escritores a coletarem essas histórias que o povo conhecia e organizá-las em uma antologia foram Jacob (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859), mais conhecidos como os irmãos Grimm. Os dois moraram juntos por grande parte de suas vidas e trabalharam em conjunto na publicação dos contos de fadas em língua alemã em três volumes. Jacob e Wilhelm eram professores universitários e mandavam seus alunos percorrerem as vilas e cidades para coletar histórias, que eles, mais tarde, reescreveriam.

Este enorme projeto dos irmãos Grimm tinha, na verdade, um propósito além de encantar crianças com suas histórias. Este era, acima de tudo, um projeto nacionalista, que tinha como objetivo divulgar a cultura alemã e reivindicar o lugar do Império Germânico, hoje Alemanha, na antiguidade cultural. Os Grimm queriam provar que as histórias do povo germânico eram tão antigas quanto as histórias de Roma ou da Grécia.

Além de escritores e professores, os irmãos Grimm eram linguistas. Os dois dedicaram muito trabalho e estudo ao campo da Fonologia e buscavam comparações entre as línguas germânicas e as línguas românicas, com o objetivo de encontrar uma língua anterior, que tivesse dado origem às outras.

Entre os contos mais conhecidos dos irmãos Grimm estão Cinderela (para reler a publicação sobre este conto, clique aqui), A Bela Adormecida, Rapunzel, João e Maria, entre tantos outros. Hoje, porém, resolvi escrever sobre O Rei Sapo, outro conto bastante conhecido.



Nesta história, uma bela princesa, filha do Rei, brincava com seu brinquedo favorito: uma bola de ouro. Porém, um dia, a bola escapou de suas mãos e acabou caindo dentro de um poço. A jovem garota chorava e chorava, até que um sapo se propôs a ajudar. Ele disse que recuperaria a bola da princesa se ela prometesse que o amaria e seria seu amigo, deixando-o estar com ela no palácio e onde quer que ela estivesse. Ávida por resgatar a bola, a princesa concordou, mas pensou para si mesmo que aquela seria uma ideia absurda: um sapo amigo de um ser humano!


Assim que a bola havia sido recuperada, a princesa voltou correndo para casa, deixando o sapo a coaxar sozinho.No dia seguinte, porém, lá estava o sapo a bater na porta do grande palácio para relembrar a princesa de sua promessa. O Rei, ao saber do que havia se passado, ordenou que a princesa cumprisse sua promessa. O sapo, então, entrou no palácio, sentou-se à mesa com a princesa e comeu do seu prato dourado. Depois da refeição, o sapo queria ser levado para o quarto da princesa para dormir na sua cama de seda. Enojada, a princesa pegou o sapo nas mãos e levou-o para o andar de cima, deixando-o em um canto do quarto. Quando ele demandou que fosse levado para a cama da princesa, ela o jogou com toda a força na parede. Porém, para a surpresa da princesa, quando o sapo caiu no chão, ele não era mais um sapo, mas um belo príncipe de olhos gentis!

O príncipe contou à princesa sobre a maldição que o havia aprisionado dentro de um poço no corpo de um sapo. A princesa, ao tirá-lo do poço, havia quebrado a maldição e, como todo final de contos de fadas que se preze, os dois se casaram e foram felizes.

Vocês certamente já ouviram falar nesta história, não é? Como eu disse anteriormente, há divergências quanto ao final do conto. Já li outras versões do final dessa história, o que é comum, se pensarmos que essas histórias vêm sendo contadas há muito tempo. E, todos sabemos, quem conta um conto, aumenta um ponto.

Uma ótima quinta-feira a todos e ótimas leituras!

Fernanda

9 comentários:

  1. Oi Fernanda, tudo bem?

    Irmãos Grimm, eles me fizeram gostar de contos e adoro a escrita desses irmãos. Mas não conhecia muito bem sobre eles, e fiquei feliz de você mencionar alguns fatos que não sabia. Sobre o conto do O Rei Sapo, também já conhecia a história.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, tudo bem
    Que maldade a da princesa jogar o sapo na parede e o tratar dessa forma. Se eu fosse ele não ficava com ela de jeito nenhum, risos.... Adorei sua postagem nos contando sobre a origem dos contos de fada, sobre os irmãos Grimm. Muita gente ainda não sabe disso. E eu não conhecia esse final não.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda, embora já conhecesse os irmãos Grimm, não sabia sobre esse trabalho que faziam com seus alunos. Devem ter descoberto histórias interessantes para reescrever né?! Conhecia a história do Rei Sapo mas não conhecia esse final, e na verdade, acho que a princesa não se mostrou digna de um final feliz com ele.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo acha lindo eles coletarem as histórias pra reescreverem, mas pra mim isso tem cheiro de plágio. hahahahahaha
    Quer dizer que o sapo é jogado na parede e depois ainda se casa com a princesa? Muito otário! kkkkkkk
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernanda, adorei saber um pouco mais sobre os irmãos Grimm e esse conto eu já conhecia, mas como você mesmo comentou tem vários finais diferentes *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  6. Esse é o final dos Irmãos Grimm? rs... Não parece, tenho medo desses dois, é cada coisa macabra que fico sabendo que eles escreveram... hehe... Não sabia da história deles, não tinha a menor ideia de que eram professores e mandavam os alunos atrás das histórias, nem que era um projeto nacionalista. Adorei a postagem!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Irmãos Grimm <3. Adoro as histórias deles, mas a versão mais original e sombria, não aquela coisa que a disney nos apresenta. Confesso que super concordo em jogar sapo na parede, vou até ver se esse método de jogar o povo na parede funciona pra deixar todo mundo mais bonito e com olhos gentis HAHAHAHAHA. Adorei o post.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie, Fernanda!
    Esse conto me pareceu mais Perrault do que Grimm. Tem certeza que eles deram esse final? Os dois só colocam destinos infelizes nos contos que produzem! Hahahah
    Mas gostei do post. Sou louca por contos de fadas.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ela tacou ele na parede, e eles ainda se casaram? Que cara masoquista hahaha
    Claro que já ouvi muitas histórias dos irmãos Grimm, mas não sei ao certo se conhecia essa. Já ouvi falar em beijar o sapo e ele virar um príncipe, mas pensei que isso estava dentro de uma outra história.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir