quinta-feira, 2 de julho de 2015

"Como Ler a História do Mundo na Arte" - Parte 3 - A Guerra de Troia

Olá, queridos leitores!

Que tal darmos continuação à nossa fantástica jornada pela história do mundo através da arte? Nos posts dedicados a este tópico especial, já falamos do Código de Hammurabi, da batalha de Kadesh e hoje falaremos da épica Guerra de Troia.

Muitos de vocês devem ter ouvido falar dessa guerra na escola ou assistido às inúmeras adaptações desse conflito nos cinemas ou na televisão, como o filme de 2004, dirigido por Wolfgang Petersen e estrelado por Brad Pitt e Diane Kruger.

Acredita-se que a Guerra de Troia tenha acontecido entre 1300 a.C. e 1200 a.C. entre gregos e troianos. Ela foi eternizada pelas palavras de Homero, que narrou em forma de versos os acontecimentos do último ano desta guerra em Ilíada.

Homero
Homero teria sido um poeta épico da Grécia Antiga e autor das obras Ilíada e Odisséia. Não se sabe ao certo quando Homero teria vivido, porém há estudiosos que até mesmo duvidam da sua existência e acreditam que os poemas da Ilíada e Odisséia eram canções comuns da tradição oral e que foram escritos por várias pessoas, e não apenas por um homem.


Helena de Troia
 Em Ilíada, Homero conta que o estopim da Guerra de Troia foi o rapto da princesa Helena de Troia, casada com Menelau de Esparta, pelo príncipe troiano Páris. Furioso, Menelau mandou mais de mil navios a Troia para atacar a cidade e resgatar sua esposa.


O cavalo de Troia
O conflito durou dez anos e finalmente chegou ao fim com a perspicaz ideia de Ulisses, um dos guerreiros gregos. Eles deixaram Troia, fingindo ter desistido do conflito, mas deixaram para trás um belo cavalo de madeira. Tomando o cavalo como um presente dos gregos, os troianos levaram a peça para dentro dos portões de Troia. À noite, quando os troianos dormiam, os soldados gregos saíram de dentro do cavalo de madeira, atacaram e abriram os portões para o resto do exército grego que esperava do lado de fora. Troia foi vencida, incendiada, seus sobreviventes escravizados e Helena foi levada de volta à Esparta.


A Guerra de Troia já foi inspiração para inúmeras obras de arte, desde vasos pintados 500 anos antes de Cristo, a telas a óleo e esculturas. Confira algumas dessas belíssimas peças:
Vaso feito em Atenas em 500-480 a.C.


Páris e Helena em vaso feito em 350-340 a.C.

O cavalo de Troia representado pelo pintor italiano Giandomenico Tiepolo no século XVIII


Escultura de Helena de Troia feita pelo italiano Antonio Canova no século XVIII


Por muito tempo pensou-se que a cidade de Troia não passava de um lugar lendário, fruto da imaginação de Homero. No entanto, em 1871, o arqueólogo alemão Heinrich Schliemann descobriu, durante uma de suas escavações, resquícios da épica cidade. As ruínas da antiga cidade de Troia se encontram em Hisarlik, na Turquia e podem ser visitadas.

Ruínas da cidade de Troia na atual Turquia


Espero que tenham gostado de mais este capítulo pela história mundial através da arte. Quem tiver mais interesse nessa área irá gostar da leitura de How to Read World History in Art, escrito por Flavio Febbraro e Burkhard Schwetje. Logo mais, visitaremos outro momento de nossa história através de produções artísticas!

Um forte abraço e ótimas leituras!

Fernanda

13 comentários:

  1. Oi, Fernanda. Tudo bem?
    Adorei esse seu post. Uma ótima forma de introduzir História é usando a arte; Eu não compreendia muito bem isso até ter aulas de História da Arte na faculdade e me facilitou o entendimento de alguns acontecimentos do nosso mundo. Esse livro tem em portugues?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ola Fe adorei a postagem, confesso que não me aprofundei em nenhum livro sobre o tema, já assisti o filme com nosso lindo Brad e adorei, a ideia do cavalo foi genial. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Oii!

    Já te disse que me interesso por esse tipo de post! Acho muito legal a forma como você o conduz e fica bem mais facil de entender :D
    Continue assim :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Sempre fui péssimo em história na escola por nunca me interessar pelo passado, rsrs, minha praia são histórias atuais mesmo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Nossa, que post maneiro *-*
    Eu adoro história. Era uma das matérias que eu mais curtia. A guerra de troia é uma ótima história. Vi a primeira vez pelo filme e depois fui pesquisar mais. Muito bom. Parabéns pelo post.

    Academia Literária-DF

    ResponderExcluir
  6. Olá Fer,
    nossa eu adorei o post. E confesso que nunca passei dos filmes, então eu não sabia que a guerra havia durado 10 anos. Nossa é muito tempo em guerra por causa de uma mulher, não acha. Mas vai saber o que Helena tinha. hahahahahahahaha
    Fora as obras de arte que foram inspiradas nesta guera, que são maravilhosas e muito lindas.
    Nossa, depois deste post acho que vou procurar saber mais sobre está guerra que antes era conhecida por mim somente pelos filmes.

    Parabéns pelo post!

    Beijos Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda, tudo bem?

    Eu sempre adorei a matéria de História quando estava no ensino médio. Sempre gostei de pesquisar, mas realmente gosto de ler livros que tenham guerras. Eu conhecia a Guerra de Troia por causa da escola e de filmes. As artes inspiradas nela são lindas. Adorei o post.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  8. Eu não tinha vontade de conhecer a Turquia, mas pra visitar as ruínas de Troia acho até que vale a pena mudar de ideia... rs... acho muito louca essa história do cavalo de Troia, nunca vou entender como nunca pensaram em verificar que troço gigante era aquele antes de levar pra dentro dos portões... hehe... Muito legal a postagem!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Nunca gostei de história, até porque tiro péssimas notas em história na escola. Prefiro as histórias atuais kkkkkkkkk, mas quem sabe um dia leio algo relacionado kkk

    ResponderExcluir
  10. Oi Fernanda, tudo bem?
    Quem nunca ouviu alguma coisa sobre o cavalo de Troia não é mesmo? Nunca li muito sobre a história, mas sempre acompanhei as produções referente a essa guerra. Adorei o filme com o Brad Pitt e também gostei das obras inspirada na guerra. Ótimo post.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Fe, sua linda, tudo bem?
    Estou fascinada com a sua postagem. Você está falando de um assunto que eu amo!!!! Eu não sabia que existia essa teoria de que Homero possa não ter existido. E eu também não sabia que acharam resquícios da cidade de Tróia, nossa amei !!! Eu daria tudo por poder ter essa oportunidade de estar lá. Deve ser o máximo!! Por favor, continue com essa postagem, quero conhecer mais.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. oi fernanda ^^
    cara vc não tem noção de como sou apaixonada por histórias de civilizações antigas e tudo mais.
    eu gosto da lenda do cavalo de troia!!
    a adaptação em filme que ficou super legal o cara fazendo o aquiles *---*
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  13. Your blog is one of the best blog which i have read if you are searching for a relocation company in Noida so visit on our website and get us to make your relocation best- Noida Packers and movers

    ResponderExcluir