segunda-feira, 27 de julho de 2015

"Drácula", Bram Stoker

Olá, queridos leitores!

Hoje terminei de ler um livro que estava há muito tempo em minha estante e que me cativou até mais do que eu esperava! Trata-se de Drácula, de Bram Stoker, o clássico livro de terror que imortalizou (com a ambiguidade da palavra) a figura do Conde Drácula, o vampiro mais famoso da literatura.

Eu sempre me encantei com histórias vampirescas e sentia a falta de conhecer a trama original do Conde, que continua a aparecer no cinema, como referência em outros livros, séries de televisão, enfim... ele faz parte do nosso imaginário coletivo. Afinal, quem nunca ouviu falar no Conde Drácula?

A história de Bram Stoker é completamente envolvente. Não há apenas um narrador. Ao invés dessa técnica mais tradicional, Stoker preferiu contar a história através de cartas, relatos dos personagens (como o diário de Jonathan Harker, o diário de sua noiva Mina e o diário do Dr. Seward), trechos de notícias, depoimentos, etc. Achei essa maneira de desvendar a trama muito interessante, pois cabe ao leitor juntar as peças do quebra-cabeça e chegar à sua própria conclusão quanto ao que é verdade ou imaginação.

Ao contrário da imagem do vampiro que a mídia contemporânea nos fornece, o Conde Drácula não é nada charmoso como Edward Cullen. Ele foi um homem muito culto e guerreiro em vida, mas, ao se transformar em vampiro, seu cérebro tornou-se infantil, incapaz de raciocínios muito complexos, seu hálito é pavoroso e seus olhos são vermelhos e malignos. Um verdadeiro monstro que aterrorizava as pobres Lucy e Mina, vítimas do vampiro.

O ator húngaro Bela Lugosi no papel de Drácula


No início da história, somos levados ao Castelo do Conde Drácula na Transilvânia quando o jovem inglês Jonathan Harker o visita a negócios. O Conde quer comprar uma propriedade na cidade de Londres e trata Harker da maneira mais cordial possível até que o jovem começa a perceber certas anomalias no comportamento do Conde: ele aparece somente após o pôr-do-sol, não come e seu reflexo não aparece no espelho! É aí que ele percebe que ele não é mais um convidado, mas um prisioneiro...

Esta envolvente história do Rei dos Vampiros permanece por todo lugar, mesmo 118 anos após a sua publicação. Recentemente, a Carnival Films produziu uma série televisiva baseada no romance de Stoker. Nesta versão, Drácula se passa por um milionário americano para buscar vingança na Londres vitoriana. Com apenas 10 episódios que foram ao ar, a série não foi renovada para a segunda temporada.

Série televisiva de 2013


Em 2014, a Universal Pictures lançou o filme Drácula: a história nunca contada, com Luke Evans no papel do protagonista. Nesta adaptação, somos apresentados à vida de Vlad antes de tornar-se o temível vampiro e os espectadores conhecem uma versão mais humana da criatura imortal.

Filme de 2014

De qualquer forma, o personagem Drácula continua a nos cativar. Este foi, e continua sendo, o mais célebre livro escrito pelo irlandês Bram Stoker, em 1897. Stoker nasceu em 8 de novembro de 1847 e até os 7 anos de idade era muito doente, ficando confinado à cama na maior parte do tempo. Este período de repouso, no entanto, foi útil para polvilhar a sua mente de histórias e personagens fantásticos. Após seus estudos na universidade, Stoker tornou-se um conhecido crítico de teatro e ficou amigo do ator Henry Irving. Stoker casou-se com Florence Balcombe, que havia sido anteriormente prometida a outro escritor irlandês: Oscar Wilde!
Bram Stoker

Antes de escrever Drácula, Stoker passou anos estudando o folclore europeu e lendas mitológicas relacionadas com vampiros. Ele tinha um amigo escritor húngaro, Ármin Vámbéry, que lhe contava histórias fantásticas do centro europeu e que, provavelmente, inspiraram Stoker a escrever seu romance gótico. Além de Drácula, Stoker escreveu outros romances menos conhecidos e contos, incluindo a antologia Dracula's Guest and Other Weird Stories, editada por sua mulher Florence e publicada postumamente. Bram Stoker morreu aos 64 anos, em 20 de abril de 1912 em Londres.

Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre o vampiro mais conhecido do mundo literário e sobre seu criador, Bram Stoker.

Um forte abraço a todos e não esqueçam de enfeitar seus quartos com flores de alho!

Fernanda

13 comentários:

  1. Oi Fernanda!
    Conheci seu blog hoje e já comecei a seguir.
    Adorei o post sobre Drácula! Muito legal.
    Voltarei mais vezes.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra! Fico feliz que você tenha gostado do blog, espero ver você por aqui mais vezes!
      Se você gostou do post sobre o Drácula, acho que vai gostar do meu último post sobre Literatura Gótica.

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá
    Nunca li esse livro, apesar de já ter tido contato com personagens que foram influenciados por essa história. Confesso que tenho muita curiosidade e conhecer, muita mesmo, mas ainda não tive oportunidade.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ola Fe adoro os filmes mas nunca li o livro e sua resenha já está me fazendo correr para ler. Drácula é um dos personagens que muitos odeiam e outros amam. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fernanda! Apesar de não gostar de fantasia, especialmente de vampiros, gostei de saber um pouco da origem dessa lenda e das diferenças entre a história original e as várias releituras. Não sabia da questão da infantilidade e do hálito, por exemplo, então achei o post bastante esclarecedor.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda, tá aí um dos livros que quero ler desesperadamente, conheço a história através do filme de 1992 com o ator Gary Oldman, e com certeza desde que vi pela primeira vez e descobri o livro ele está na minha lista. Não sabia que era narrado de forma tão diferenciada, vou procurar para comprar para ontem!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda, tudo bem?
    Eu adoro livros de vampiros :D Ainda não li Dracula, mas adoro esse tema vampiresco.
    A série de TV de Drácula é perfeita. AMO DEMAIS. Fiquei revoltada com o cancelamento, mas dizem que a Netflix está interessada na série (vamos torcer!!!).
    Adorei conhecer mais sobre o Dracula.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fernanda! Adorei o post sobre o Drácula. Para falar a verdade sempre que eu ouvia falar de Drácula de Bram Stoker eu só pensava no filme e não sei porque nunca relacionei que teria um livro. Vou realmente procurar por ele pois gostei bastante d enredo. Sobre filme clássico eu nunca assisti e por isso sempre levava uns puxões de orelha da minha professora de cinema na faculdade hehe
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Confesso que adoro a caracterização do personagem Drácula dada por Bram, mas esse livro não é meu favorito sobre a "entidade". Ao longo dos anos li e vi várias adaptações, inclusive uma mais moderna chamada iDrakula, que relata a história por sms e e-mails, o que eu achei genial. Também não gostei da adaptação com o cara lá que fez Matrix e eu não sei escrever o nome, mas você sabe quem é HAHAHA. Adorei Drakula Untold, pois adoro aquele ator e achei a mitologia muito boa, principalmente depois daquele final que me deixou mega curioso pela continuação *__*. Parabéns pelo post.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Fer,
    como uma louca pelos livros de vampiros, mentiria se dissesse que gostei de saber que o vampiro era a coisa mais horrenda e que tinha uma mente infantil, mas graças a este livro de Stoker, que hoje - depois de varias reformas e incrementações - os vampiros são o que são.
    Quero muito ler ao livro, só espero não demorar muito.

    Amei seu post.

    Beijos Ana Zuky

    ResponderExcluir
  10. Olá... Fernanda, tudo bem?
    Eu gostei muito de saber sobre o conde, porque sempre amei os vampiros, desde os bonzinhos românticos, os que brilham, os que não dormem, os que comem comida e bebem, os maldosos e os cruéis... desde que sejam vampiros e tenha algumas característica deles... pra mim está valendo demais... eu curti muito tudo que li aqui... saber mais do idealizador desses seres incríveis e maravilhoso... lógico que com o tempo esses seres foram transformado em algo mais bonito e forte, porque nosso conde apesar de forte não tinha uma beleza cativante e tinha mau hálito kkkkk. Enfim gostei muito... Xero!

    ResponderExcluir
  11. Oi Fernanda, tudo bem?
    Nunca li Drácula, mas confesso que adoro tudo sobre vampiros e sobre esse universo sobre natural criado para eles. Adorei o post.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Fe, sua linda, tudo bem
    Adoroooooooo vampiros, e de todos os jeitos, risos... Tudo bem, a versão mais romântica arranca suspiros, mas como resistir a original também, impossível. Imagine descobrir que virou presa de um monstro, ai meu Deus, socorro, risos... Gente, você me fez pensar que eu nunca li a versão original dele, agora não tem como escapar, vou ler esse livro. Adorei sua resenha, além de contar a história ainda nos traz curiosidades.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir