Boa tarde, queridos leitores!
Nesta semana terminei de ler o segundo volume da Saga Plantageneta, escrita por Jean Plaidy durante 6 anos e 14 volumes, que conta as jornadas dos monarcas que governaram a Inglaterra durante esta dinastia, que reinou do século XII ao XV.
Eu sou fã de romance histórico e acho maravilhoso conhecer mais sobre a história mundial através das histórias individuais destes personagens tão marcantes, como o Rei Henrique II e a Rainha Eleanor da Aquitânia, mesmo que eles não tenham realmente dito aquelas palavras ou pensado desta ou daquela maneira. Na verdade, nós nunca saberemos o que se passou no passado, então nada nos impede de imaginar, não é mesmo? E Jean Plaidy imaginou a vida destas figuras que viveram no século XII de maneira espetacular. É impossível ler o primeiro volume da Saga e não se prender à história da família Plantageneta.

Quem quiser revisitar a publicação sobre o volume 1,
Prelúdio de Sangue, pode clicar
aqui.
No segundo volume,
O Crepúsculo da Águia, publicado pela primeira vez em 1977, acompanhamos Henrique II, rei da Inglaterra, que se casara com Eleanor da Aquitânia e se tornara um dos homens mais poderosos no território europeu naquela época. Henrique era um exímio lutador e sua reputação de homem feroz já tinha percorrido todo o continente. Quando ele chegava ao campo de batalha, os inimigos debandavam com medo do poderoso rei.
 |
Henrique II da Inglaterra |
| |
Rainha Eleanor |
Henrique foi coroado rei em 19 de dezembro de 1154. Casado com Eleanor, os dois tiveram oito filhos: Guilherme, que morreu muito cedo, ainda criança, Henrique, Matilda, Ricardo, Geofredo, Eleonor, Joana e João.
No início, Eleanor e Henrique eram muito apaixonados. Porém, a rainha logo descobriu as infidelidades do rei e os dois passaram a se odiar. Eleanor buscou conforto nos filhos mais velhos, que, também, passaram a odiar o pai e a sua obsessão pelo poder.
 |
A coroação do jovem Henrique |
Como estava sempre participando de batalhas, o rei temia pela sua vida e pelo que poderia vir a acontecer com o trono se ele morresse. Portanto, ele decidiu coroar seu filho mais velho, Henrique, que na época tinha apenas dezesseis anos. A Inglaterra pela primeira vez na história passou a ter dois reis vivos. Henrique II, no entanto, só queria dar ao filho a certeza de que seria o sucessor do trono quando ele morresse, mas ele não tinha a mínima intenção de conferir poder ao filho enquanto ainda vivesse.
Foi então que as brigas entre os filhos e o pai se iniciaram. Henrique, assim como Ricardo e Geofredo, queriam terras para governar, porém o pai Henrique não dava o braço a torcer. Ele sabia que, no fundo, ele era uma grande águia, sendo atacada por quatro águias filhotes. E a menor delas, o filho caçula João, que parecia mostrar certo afeto em relação ao pai, era o que lhe arrancaria os olhos com o bico e que lhe machucaria mais com a sua traição.
Henrique II estava certo. Os filhos tramavam contra o pai para tirar-lhe do poder. O filho Henrique, com apenas 28 anos, morreu em combate, vítima de uma forte febre. Ele era considerado o príncipe mais bonito da cristandade e surpreendia a todos com a sua beleza e charme.
 |
O jovem rei Henrique |
 |
Rei Ricardo, o Coração de Leão |
Com a morte do irmão mais velho, Ricardo se torna o herdeiro do trono da Inglaterra. Já velho e sem o vigor de antigamente, Henrique II morre aos 56 anos, e Ricardo prepara-se para assumir o trono. É a trajetória dele como rei da Inglaterra que será contada no terceiro volume da série,
O Coração de Leão, que já estou louca para ler!
Jean Plaidy (1906-1993) é a maravilhosa autora desta saga e de muitas outras séries de romances históricos, como as sobre a dinastia Stuart e a dinastia Tudor. Plaidy é, na verdade, um dos pseudônimos da escritora inglesa Eleanor Hibbert, que durante a sua vida escreveu mais de duzentos romances. Ela é, sem dúvida, uma das mulheres que mais admiro por seu talento como escritora e historiadora, trazendo os grandes períodos e figuras da história inglesa para as páginas dos livros.
 |
Jean Plaidy |
Espero que vocês se encantem com esta saga tanto quanto eu e que estejam empolgados para ler sobre o reinado de Ricardo I, o Coração de Leão.
Um beijo a todos e ótimas leituras!
Fernanda