quinta-feira, 18 de junho de 2015

"Os Pássaros", Daphne du Maurier

Boa tarde, queridos leitores!

Ultimamente tenho estado tão atarefada que mal tenho tido tempo para atualizar o blog! É uma pena, porque adoro escrever e compartilhar com vocês as minhas experiências literárias! Mas hoje estou de volta e trago para vocês um conto simplesmente sensacional: Os Pássaros, de Daphne du Maurier.

Os Pássaros foi primeiramente publicado em 1952. A história se passa em uma fazenda no interior da Inglaterra, onde vive um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, agora aposentado, com sua família. Em uma manhã gelada, Nat observa alguns pássaros, que se comportam de uma maneira estranha. Ele deixa o assunto cair no esquecimento, porém, à noite, um barulho recorrente na janela do seu quarto o acorda. Ele abre a janela para verificar de que se tratava e vê um pássaro, que afunda o bico pontudo nas mãos de Nat, fazendo-as sangrar. Depois, o fazendo escuta um barulho no quarto das crianças e encontra diversos pássaros atacando as duas crianças, que choravam desesperadas.

A manhã seguinte amanheceu serena. Nat acalmou sua família, dizendo-lhes que os pássaros estavam perturbados por causa da súbita mudança de temperatura. Mas livrar-se do ataque dos pássaros não foi tão simples assim...

A história parece familiar? Talvez seja pelo fato de que ela foi adaptada ao cinema em 1963 pelo aclamado diretor Alfred Hitchcock. Eu me lembro muito bem desse filme. Quando era criança, eu o assisti na televisão e por muitos dias não pude olhar um pássaro sem sentir um calafrio!

Filme de Hitchcock baseado no conto de Daphne du Maurier


Alfred Hitchcock
O filme foi muito bem recebido pela crítica, recebeu diversos prêmios e até hoje é lembrado como um dos maiores filmes de suspense do século XX. Nele, a história se passa nos Estados Unidos, em Bodega Bay, e tem como protagonista a linda Tippi Hedren, que faz o papel da elegante Melanie Daniels.

Daphe du Maurier, autora do conto, nasceu em 13 de maior de 1907, em Londres, e morreu em 19 de abril de 1989, em Cornwell, local onde se passa a história original de Os Pássaros.


Tippi Hedren em Os Pássaros

Maurier também escreveu outros dois romances que foram adaptados às telonas por Alfred Hitchcock: Rebecca, escrito em 1939 e transformado em filme em 1940, e Jamaica Inn, escrito em 1936 e adaptado para o cinema em 1939.

Eu já assisti Rebecca de Hitchcock e estou louca para ler o livro! É um suspense encantador!


A autora Daphne du Maurier

Espero que leiam o maravilhoso conto de Maurier e relembrem a história assistindo ao filme de Hitchcock. Uma ótima sugestão para o fim de semana!

Um abraço e ótimas leituras!

Fernanda

9 comentários:

  1. Olá Fernanda, não conhecia a autora, mas pela sua descrição o conto esta me parecendo familiar e provavelmente eu já devo ter assistido o filme ou algum pedaço dele, não me lembro bem, mas de qualquer forma fiquei curiosa para ler o conto *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  2. Oiiii
    Não conhecia o livro e não lembro se já assisti ou não o filme. Mas fiquei bem curiosa para ler esse conto, parece ser muito bom! Espero lê-lo em breve!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, como te deixaram assistir esse filme quando criança? rs... Eu não leria, não assistiria... não quero ficar com pânico de pássaros não, obrigada, e como eu me conheço sei que a chance disso acontecer seria enorme.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Oie, Fernanda. Como cê ta?
    Eu nunca assisti Pássaros, acredita? Na verdade acho que nunca assisti nada de Hitchcock. Acho que seu post me convenceu, mas o que realmente chamou minha atenção foi o livro de contos. Deve ser muito interessante lê-los sabendo que foram publicados há tanto tempo, dá pra fazer umas comparações e contextualizar de modo bem legal. Adorei o seu post!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda, tudo bem?

    Não me lembro de ter assistido o filme, mas a história é bem familiar.Não conhecia a autora, mas o livro parece ser interessante. Sobre seus outros livros, fiquei interessada nos romances também. Depois vou dar uma procurada melhor.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Toda vez que comento aqui fico com vergonha de mim mesmo, nunca ouvi falar dessa autora HAHAHAHA Fiquei curioso para ler a obra, mas acho que primeiro devo conferir o filme, pois além de não ter visto Pássaros, nunca vi nada do Hitchcock, acredita? T_T Tá vendo, a vergonha só aumenta T_T HAHAHAHA

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá :D
    Eu ainda não li o livro e nem vi o filme haahah mas fiquei interessada. Já que é da mesma autora de Rebecca :3 eu li o livro. É muito bom!
    Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá... tudo bem??
    Eu não conhecia bem o livro e nem o filme e sinceramente não me interessei muito pela leitura e nem por assistir... tem alguns clássicos que não me chamam muito atenção. Talvez eu me interesse pela leitura do livro Rebecca que fui procurar saber mais e achei bem interessante... Xero!

    ResponderExcluir
  9. Hahaha já vi o filme, mas o livro ainda não tive a oportunidade de ler. Sobre os filmes de Alfred H.,bom, já assistir boa parte e super recomendo. Rebecca, é um dos filmes dele baseado no livro de Daphine, ambos já tive a oportunidade de ver e ler, super indico! Bjs

    ResponderExcluir