Hoje, após quase dez dias, finalmente pude voltar ao blog e compartilhar com vocês o que estive lendo nos últimos dias! Todos os estudantes sabem que o final de semestre é um período muito atribulado, mas, mesmo assim, não deixamos de fazer aquilo que mais nos dá prazer: ler.
Ultimamente, tenho me dedicado a conhecer melhor a obra de William Shakespeare e, por isso, venho lendo algumas de suas peças. Há uma que estava na minha estante há anos esperando para ser lida, e agora foi a sua vez. Trata-se de Romeu e Julieta, a tragédia de Shakespeare, escrita entre 1591 e 1595, que atravessou os séculos e permanece em nosso imaginário tanto tempo depois.
Acredita-se que a peça de Shakespeare tenha sido inspirada no conto italiano A Trágica História de Romeu e Julieta escrito por Matteo Bandello, traduzido para o inglês em versos pelo poeta Arthur Brooke em 1562, e, mais tarde, adaptado para uma versão em prosa, escrita por William Painter em 1582, sob o título Palácio do Prazer. A partir destes textos, Shakespeare criou a sua memorável peça e influencious muitos escritores posteriores, como em Inocência (1872), de Visconde de Taunay, considerado o "Romeu e Julieta do sertão" (para revisitar esta publicação, clique aqui), e em Amor de Perdição (1862), de Camilo Castelo Branco, o "Romeu e Julieta lusitano".
Romeu e Julieta na cena da varanda |
Hoje, Romeu e Julieta são considerados arquétipos do amor juvenil, que não mede consequências para estarem juntos, seja na vida ou na morte. Eles são, nas próprias palavras de Shakespeare, "star-crossed lovers", cujo destino estava escrito nas estrelas.
O último beijo de Romeu e Julieta |
Romeu e Julieta já foi adaptado para diversos meios artísticos. No cinema, talvez seja a peça mais adaptada para as telonas. Entre os filmes mais conhecidos e aclamados estão o do diretor Franco Zeffirelli de 1968, com Leonard Whiting como Romeu, e Olivia Hussey, de apenas 17 anos na época, como Julieta; em 1996, Baz Luhrmann dirigiu Romeu + Julieta, trazendo a história de Shakespeare para Verona Beach dos anos 90, com Leonardo di Caprio no papel de Romeu e Claire Danes como Julieta; e, finalmente, em 2013 o diretor Carlo Carlei dirigiu o filme britânico Romeo & Juliet, com Douglas Booth como Romeu e Hailee Steinfeld como Julieta.
Filme de 1968 |
Filme de 2013 |
Filme de 1996 |
Tais adaptações apenas comprovam como a trama de Romeu e Julieta é atemporal. Para os amantes da literatura, esta peça não pode faltar em sua lista de leitura!
"For never was a story of more woe,
Than this of Juliet and her Romeo"
(Shakespeare)
Um ótimo domingo a todos e boas leituras!
Fernanda
Ola Fe esse clássico é apaixonante mesmo com toda carga de drama, não há como não se envolver com essa linda história de amor. Não é a toa que montagens e mais montagens de pelas reinam até hoje. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi Fernanda, tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca li nada de Shakespeare (pois é :/), mas conheço muitas de suas obras por causa de suas adaptações. Romeu e Julieta já assistir inúmeras, gosto da versão com o Di Caprio e do filme de 2013.
Beijos
Leitora sempre
Oi Feh!
ResponderExcluirHaha, um clássico. Não li Romeu e Julieta porque não sei se teria estomago para o romance. Não faz meu tipo, mas já li alguns de Shakespeare, como Sonhos de um Noite de Verão, Rei Lear e Hamlet e todos são otimos. A narrativa do autor é muito viciante. Se você ainda não leu, dê uma chance a estes, em especial o primeiro. É muito cômico e divertido.
Abraços
David Andrade
http://www.olimpicoliterario.com/
Olá Fernanda, ainda não li nada do Shakespeare, mas morro de vontade de ler Romeu e Julieta, já assisti algumas da adaptações e adoro a historia e ela realmente é atemporal *--* Espero poder lê-lo em breve.
ResponderExcluirVisite "Meu Mundo, Meu Estilo"
Romeu e Julieta é realmente uma história que atravessa os séculos e nunca se tornará obsoleta. Não sei se conseguiria ler uma de suas peças, mas já tive o prazer de representar uma delas e é incrível!
ResponderExcluirBeijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
Romeu e Julieta é uma das minhas histórias favoritas de todos os tempos, amo tudo que já li de Shakespeare, aliás. Acho encantador o modo como ele narra, e mesmo que seja uma história mega trágica, é linda, e deixa lições.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAeeee \o/ Finalmente um livro que eu li HAHAHAHA. Concordo com você em tudo o que falou, principalmente que é uma obra atemporal. Existem não só adaptações para o cinema, como também novas versões mais ficcionais da obra, como é o caso do livro Julieta Imortal, que tem uma premissa muito bacana, mas que a autora executou de maneira terrível. Não vi nenhum desses filmes, mas pretendo em breve fazer uma maratona de clássicos do cinema e não pode faltar pelo menos um deles.
Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
Eu vi um filme sobre o casal e até curti sabe, mas apesar de ser uma ótima história eu acho o casal tão burro ;w; sei lá. queria que eles tivessem ficado juntos huhasuhuhu ok
ResponderExcluirmas é aquela coisa essa história é atemporal né? gostei muito da sua postagem!
Seguindo o Coelho Branco
Oi Fernanda! Final de semestre é loucura mesmo, né? Na época da faculdade eu ficava looouca! hahaha Eu li muito shakespeare na época em que cursava teatro no colégio, e li muitas vezes romeu e julieta, não é à toa que a história continua até hoje sendo uma das mais lidas e interpretadas. Recentemente, li Julieta da Anne Fortier, é um romance que tem como fundo Romeu e Julieta, talvez você também goste dessa leitura =)
ResponderExcluirOiii
ResponderExcluirEu ainda não li nenhum livro de Shakespeare, mas a obra que tenho mais curiosidade de ler é justamente Romeu e Julieta. Eu também ainda não assisti nenhum adaptação, mas pretendo ler e assisti em breve.
Beijos
http://www.sacudindoaspalavras.com.br/
Oi, Fernanda!
ResponderExcluirNão sabia que Shakespeare tinha se inspirado em outro conto, ainda usando os mesmos nomes. Se fosse hoje o povo acusava de plágio. E se o autor original soubesse na repercussão da história anos depois ia se doer de raiva por não ter levado os créditos. rsrsrs
Sei como é fim de período, já passei por isso, mas realmente não dá pra deixar de ler.
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com