Hoje trago para vocês um livro que me emocionou. Normalmente, prefiro histórias fantásticas e de aventura ou suspense a livros mais realistas e dramáticos. No entanto, esta obra de Sue Monk Kidd realmente me cativou e me fez seguir a protagonista parágrafo após parágrafo, apreensiva do que pudesse acontecer nas próximas páginas.
A Vida Secreta das Abelhas, publicado pela primeira vez em 2002, tem como cenário o sul dos Estados Unidos no início da década de 60, período e região de grande preconceito racial. Nossa protagonista é uma garota de 14 anos, chamada Lily Melissa Owens, que mora com o pai abusivo, T. Ray, e vive conturbada pela lembrança, ainda que confusa, do dia da morte de sua mãe.
Rosaleen é uma mulher afro-americana, que trabalha como empregada na casa dos Owens, e é a figura mais próxima de uma mãe na vida de Lily. Um dia, Rosaleen é detida por ter agredido três homens brancos racistas. Em busca de liberdade para sua grande amiga e para si mesma, Lily decide libertá-la secretamente, e as duas rumam sozinhas para o sul.
Dakota Fanning como Lily Owens |
Lily e Rosaleen (Jennifer Hudson) |
As duas acabam chegando a Tiburon, na Carolina do Sul, onde encontram uma fazenda de apicultura, administrada pelas irmãs Boatwright, três irmãs negras que adoram a Virgem Maria Negra. Nesta pequena vila, Lily vai descobrir muito sobre sua mãe, sobre a vida, sobre o poder feminino e sobre sua própria essência.
Este romance foi adaptado para as telas do cinema em 2008 pela diretora Gina Prince-Bythewood, com Dakota Fanning no papel de Lily Owens; Jennifer Hudson como Rosaleen, e Queen Latifah, Alicia Keys e Sophie Okonedo interpretando as irmãs Boatwright. Eu ainda não tive a oportunidade de assistir a este filme, mas já li muitas críticas positivas a respeito. Estou muito curiosa para conferir esta adaptação da maravilhosa história de Monk Kidd, ainda mais com a participação destas grandes atrizes.
Sue Monk Kidd |
Um ótimo final de semana a todos e ótimas leituras!
Fernanda
Oláá´!
ResponderExcluirTambém não tenho o costume de ler muitos livros desse genero, mas sempre, sempre leio elogios tanto para o filme quanto para a obra quanto para o filme.
É ótimo saber que ele é tocante e emocionante ;)
Vou deixar anotadinha a dica :D
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Olá... eu nunca pensei em ler o livro mesmo depois de assistir o filme... a essência é linda e tem muita mensagem por trás... cheia de significados e que no leva a pensar sobre muitas questões, principalmente com o racismo e a violência da mulher... eu gostei muito do filme, mas não sei se ele está fiel ao livro, mas acredito que você gostar... xero!!!
ResponderExcluirGosto muito desse gênero de livro e tenho muita vontade de ler esse. Li outro da autora, A invenção das asas, que é ótimo. Que bom que a obra te cativou e te emocionou, e te deixou apreensiva. Espero poder ler logo, e aí vou querer ver o filme também.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Oiiii
ResponderExcluirNão conhecia esse livro e nem assisti ao filme, e começo que esse também não é meu gênero favorito, mas as vezes é bom ler coisas diferentes.
O livro me deixou bastante curiosa, gostei de saber que a história é emocionante, vou procurar para ler.
Beijos
http://www.sacudindoaspalavras.com.br/