quinta-feira, 11 de junho de 2015

"A Vida Secreta das Abelhas", Sue Monk Kidd

Olá, queridos leitores!

Hoje trago para vocês um livro que me emocionou. Normalmente, prefiro histórias fantásticas e de aventura ou suspense a livros mais realistas e dramáticos. No entanto, esta obra de Sue Monk Kidd realmente me cativou e me fez seguir a protagonista parágrafo após parágrafo, apreensiva do que pudesse acontecer nas próximas páginas.

A Vida Secreta das Abelhas, publicado pela primeira vez em 2002, tem como cenário o sul dos Estados Unidos no início da década de 60, período e região de grande preconceito racial. Nossa protagonista é uma garota de 14 anos, chamada Lily Melissa Owens, que mora com o pai abusivo, T. Ray, e vive conturbada pela lembrança, ainda que confusa, do dia da morte de sua mãe.

Rosaleen é uma mulher afro-americana, que trabalha como empregada na casa dos Owens, e é a figura mais próxima de uma mãe na vida de Lily. Um dia, Rosaleen é detida por ter agredido três homens brancos racistas. Em busca de liberdade para sua grande amiga e para si mesma, Lily decide libertá-la secretamente, e as duas rumam sozinhas para o sul.


Dakota Fanning como Lily Owens
Lily e Rosaleen (Jennifer Hudson)

As duas acabam chegando a Tiburon, na Carolina do Sul, onde encontram uma fazenda de apicultura, administrada pelas irmãs Boatwright, três irmãs negras que adoram a Virgem Maria Negra. Nesta pequena vila, Lily vai descobrir muito sobre sua mãe, sobre a vida, sobre o poder feminino e sobre sua própria essência.

Este romance foi adaptado para as telas do cinema em 2008 pela diretora Gina Prince-Bythewood, com Dakota Fanning no papel de Lily Owens; Jennifer Hudson como Rosaleen, e Queen Latifah, Alicia Keys e Sophie Okonedo interpretando as irmãs Boatwright. Eu ainda não tive a oportunidade de assistir a este filme, mas já li muitas críticas positivas a respeito. Estou muito curiosa para conferir esta adaptação da maravilhosa história de Monk Kidd, ainda mais com a participação destas grandes atrizes.



Sue Monk Kidd
 Sue Monk Kidd é uma autora norte-americana, nascida em 12 de agosto de 1948 e A Vida Secreta das Abelhas é a sua obra mais conhecida e aclamada. Além de romances, seus primeiros escritos se tratam de guias espirituais, com bases no Cristianismo e na Teologia Feminista. Mais tarde, Monk Kidd se dedicou à ficção, tendo escrito A Sereia e o Monge, em 2005, e A Invenção das Asas (2014).

Um ótimo final de semana a todos e ótimas leituras!

Fernanda

4 comentários:

  1. Oláá´!

    Também não tenho o costume de ler muitos livros desse genero, mas sempre, sempre leio elogios tanto para o filme quanto para a obra quanto para o filme.
    É ótimo saber que ele é tocante e emocionante ;)

    Vou deixar anotadinha a dica :D

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Olá... eu nunca pensei em ler o livro mesmo depois de assistir o filme... a essência é linda e tem muita mensagem por trás... cheia de significados e que no leva a pensar sobre muitas questões, principalmente com o racismo e a violência da mulher... eu gostei muito do filme, mas não sei se ele está fiel ao livro, mas acredito que você gostar... xero!!!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito desse gênero de livro e tenho muita vontade de ler esse. Li outro da autora, A invenção das asas, que é ótimo. Que bom que a obra te cativou e te emocionou, e te deixou apreensiva. Espero poder ler logo, e aí vou querer ver o filme também.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Oiiii
    Não conhecia esse livro e nem assisti ao filme, e começo que esse também não é meu gênero favorito, mas as vezes é bom ler coisas diferentes.
    O livro me deixou bastante curiosa, gostei de saber que a história é emocionante, vou procurar para ler.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir