segunda-feira, 8 de junho de 2015

"O Valor do Riso", Virginia Woolf

Boa tarde, leitores!

Todos certamente conhecem a escritora inglesa Virginia Woolf (1882-1941), autora modernista e ativista de causas feministas. Porém, o que muita gente desconhece é que Woolf também foi uma prolífica crítica, que escreveu inúmeros ensaios sobre diversos temas, como as mulheres na literatura, sobre as consequências das Guerras Mundiais na sociedade inglesa de início do século XX e sobre temas do nosso dia-a-dia, típicos da existência humana, como o valor do riso.

Virginia Woolf

O Valor do Riso é um curto ensaio publicado pela primeira vez em 16 de agosto de 1905 no jornal britânico Guardian. Nele, Woolf nos fala sobre a seriedade dos dias de hoje, uma sociedade que dá mais valor ao drama e às lágrimas do que ao riso. Pelo contrário, as pessoas temem o riso, como o riso inocente da criança que ri das roupas inexistentes do imperador no conto de Hans Christian Andersen. Não sabemos mais como agir diante do riso.

Woolf diz que o riso é inerente à raça humana, a homens e mulheres. Somos capazes de rir porque somos conscientes das nossas falhas como seres humanos. Para rir, é preciso que nos conheçamos por inteiro. O riso não está abaixo das palavras, mas além delas.

Assim, Woolf critica esta obsessão com a seriedade e a solenidade da sociedade moderna. Temos é que dar valor ao riso!

"Não há nada tão difícil como o riso, de fato, mas nenhuma característica é mais valiosa." (Woolf, Virginia)


Este ensaio foi escrito há mais de cem anos e não parece que ele foi escrito para nós, em 2015? Nossa sociedade ainda relaciona o riso a futilidades e a seriedade ao que é importante. Somos levados a suprimir o riso para sermos levados a sério, para mantermos um rosto confiável. E qual a consequência? Vivemos carrancudos, melancólicos, obscuros... Virginia já disse em 1905 e eu reitero: viva o riso!


Este e outros ensaios estão reunidos no volume O Valor do Riso, publicado pela Cosac Naify no ano passado. A maioria dos ensaios que compõem este livro são inéditos no Brasil e traduzidos para a língua portuguesa pela primeira vez. É uma obra-prima fruto das reflexões da autora que vale a pena ter em casa!

Uma ótima segunda-feira e todos e não deixe de se entregar ao riso!

Fernanda

11 comentários:

  1. Olá!

    Só ouvia falar sobre Virginia Woolf, mas de um tempo pra cá comecei a pesquisar mais sobre ela. Estou adorando descobrir cada vez mais sobre essa autora! Adorei a sua resenha sobre o livro. Pretendo lê-lo!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, sua linda, tudo bem
    Não conhecia esse ensaio da autora e achei bem interessante. Não acho que somos sérios, o povo brasileiro até que é bem descontraído. Mas acho que vivemos hoje em uma sociedade problemática, estressante, em crise em diversos setores, e por isso, concordo que as pessoas estão muito pesadas.
    Vamos levantar a campanha do riso, da felicidade e do amor!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda, tudo bem?

    Eu não conhecia nada sobre essa escritora e nenhuma obra dela, mas esse ensaio é bem interessante.
    Vou procurar mais sobre ela para ler, parece uma mulher fascinante.
    Quanto ao riso, o meu está na maioria do tempo no meu rosto.

    Bjin da B

    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda! Cosac faz um trabalho incrível aqui, trazendo tanta coisa legal para nós. Eu conheço pouco do trabalho da Virginia, apesar de claro, ter ouvido falar e saber quem ela é. Eu li esses dias a carta de despedida dela, quando se suicidou, é triste que sempre as pessoas mais inteligentes, morram de forma trágica =/

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda, tudo bem?

    Os livros da Cosac são realmente incríveis, daquele que todos devem ter em casa. Não conheço muito do trabalho da autora, o que eu conheço são as referências que eu vejo em outros livros, mas com certeza ela deve ser brilhante. Escreveu uma coisa em 1905 e que mesmo hoje, 110 anos depois é tão atual.

    Realmente devemos viver o riso e deixar de ser tão sérios, carrancudos e brigar por qualquer coisa. O mundo seria um lugar muito melhor se as pessoas rissem mais e tivesse mais bom humor.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Não sabia mesmo desses trabalhos de crítica dela, esse ensaio parece ser mega interessante. E, realmente, permanece super atual. O riso felizmente faz parte da minha vida, mas tem gente que acho que nem vai com a minha cara por causa disso. Muitas pessoas realmente não conseguem viver sem ser carrancudas e melancólicas.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Ahh eu não conhecia essa autora não rs... porém concordo com o que você disse... uma pessoa que gera o riso ou ri facilmente é considerado uma pessoa boba, burra, fútil e não tem muita credibilidade e isso é um absurdo, pois rir é uma das melhores sensações, eu por exemplo, solto risos com muita facilidade e adoro fazer as pessoas rirem... já perdi vagas de emprego por causa do meu jeito... infelizmente a sociedade se sobrepõe até nesse quesito, se você rir, não é uma pessoa série... isso é muito chato... uma coisa que eu aprendi nessa minha vida louca, é que eu não estou nem ai kkkkk dou risada mesmo... e os que se danem. Xero!

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda, eu já ouvi falar sobre a autora mas sinceramente não conhecia essa obra dela. Realmente a critica que ela fez em 1905 parece bem atual nos dias de hoje. Infelizmente vivemos em uma sociedade que parece não querer evoluir e suprimir o riso ou qualquer emoção relacionada a ele parece a melhor opção para manter uma postura, seja ela verdadeira ou falsa.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda, assim como muitos outros leitores já ouvi falar sobre a autora mas não li nada que ela tenha escrito ainda. Contudo isto está próximo de mudar pois tenho em mãos o livro Rumo ao farol e logo irei encaixar ele em minhas leituras. Bom, sobre o que você escreveu deu para notar o quanto esse tema é atual mesmo depois de mais de 100 anos passados. Se um dia tiver a chance lerei pois fiquei bastante curiosa!

    ResponderExcluir
  10. Oi :)
    só tenho a agradecer *---* achei o ensaio fantástico e pretendo ler em breve. adoro ler sobre pequenas coisas que fazem a diferença e fiquei tocada pela sua postagem. <3
    a premissa é bem interessante e com certeza vale a pena dar uma conferida!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Conhecia a autora de nome, mas nunca peguei nada dela para ler. Uma vez quase comprei um box de algumas obras dela que vi no Submarino, mas acabei comprando outra coisa. Concordo plenamente com esse lance da sociedade que valoriza o drama, hoje vivemos em um munto que qualquer coisinha já é um "NOOSSAAAA" da parte da população que faz drama e tudo e vê coisa onde não tem. Adore saber mais sobre a obra da autora.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir