terça-feira, 30 de junho de 2015

"O Curioso Caso de Benjamin Button", F. Scott Fitzgerald

Boa noite queridos leitores,

Hoje trago para vocês uma história que, até pouco tempo atrás, não sabia que tinha sido, antes de tudo, um conto escrito no início do século passado. Vocês, muito provavelmente, já ouviram falar de O Curioso Caso de Benjamin Button, talvez até já tenham assistido ao maravilho filme de 2008. Mas vocês sabiam que ele foi baseado em um conto de F. Scott Fitzgerald de 1922? Eu fiquei muito surpresa com a descoberta, e também muito animada, pois há tempo queria conhecer a escrita de Fitzgerald e essa me pareceu uma boa oportunidade para começar.

Fitzgerald (1896-1940) é mais conhecido por escrever histórias da Era do Jazz, que retratam o estilo de vida exuberante da classe alta norte-americana na década de 20. Entre suas principais e mais conhecidas obras estão O Grande Gatsby (1925) e Suave é a Noite (1934). O próprio autor Fitzgerald, na verdade, compartilhava deste estilo de vida e, juntamente com sua mulher Zelda Sayre, participava de muitos bailes, festas e reuniões da alta sociedade. No início da década de 20, Fitzgerald chegou a afirmar que às vezes não sabia se Zelda e ele eram reais ou personagens de uma de suas histórias.

Infelizmente, dez anos depois, a felicidade do casal iria encontrar obstáculos com a doença mental de Zelda. Ela foi internada em um hospício em 1930 e Fitzgerald, sofrendo de alcoolismo, se mudou para Hollywood, onde trabalhou como roteirista de cinema até sua morte em 1940, aos 44 anos.

Scott Fitzgerald e sua mulher Zelda


Em O Curioso Caso de Benjamin Button, um conto de pouco mais de quarenta páginas - por isso, ele pode até mesmo ser considerado uma novela -, Fitzgerald nos apresenta o estranho caso de Benjamin, um bebê que já nasceu velho, com 70 anos de idade, rugas no rosto e uma longa barba prateada! O médico e enfermeiros do hospital estavam enfurecidos com a reputação que tal caso traria para a instituição, e o pai do "bebê", Roger Button, tinha até vergonha de levar a criança para casa e do que os vizinhos falariam. Com dificuldades, o tempo passou para o velho bebê Button, mas, ao invés de envelhecer como todos os outros seres humanos, ele ficava cada dia mais jovem! Aos 20 anos de idade, ele parecia um homem de 50; aos 40, aparentava ter 30 anos; e, quando completou 50 anos, tinha a aparência de um jovem de 20 anos!


Daisy e Benjamin
Acho a trama da história sensacional! Porém, devo admitir, que o modo como Fitzgerald tratou o enredo deixou a desejar. O foco do conto é Benjamin e como ele sofre preconceitos por aparentar uma idade que não tem, suas dificuldades em entrar para a universidade, fazer amigos... enfim, como ele luta para ter uma vida normal. A adaptação de David Fincher para o cinema em 2008, no entanto, alçou o conto para outro patamar, explorando a relação de amor entre Benjamin e Daisy. Os dois se conhecem quando ele era uma criança em um corpo de um velho, e ela era apenas uma menina. Os dois se reencontram quando Daisy é uma jovem e bela bailarina, e Benjamin aparenta ser um homem de 50 anos. Os dois finalmente se apaixonam quando se encontram no meio do caminho e aparentam ter, mais ou menos, a mesma idade. No entanto, a felicidade dos dois não estava destinada a durar, pois Daisy continua a envelhecer, enquanto Benjamin fica cada vez mais jovem. É um filme maravilhoso, com uma maquiagem e efeitos visuais excepcionais, que nos faz refletir sobre o significado do tempo e o seu peso em nossas vidas, e o quão longe conseguimos ir por amor.

Brad Pitt como Benjamin Button
As atuações de Brad Pitt como Benjamin e de Cate Blanchett como Daisy são impecáveis. O filme foi indicado a 13 Oscars em 2009, dos quais ganhou Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem e Melhores Efeitos Visuais.



Espero que tenham gostado de conhecer o conto de Fitzgerald por trás do filme, e espero que o curioso caso de Benjamin Button os conquiste, assim como conquistou a mim!

Um grande abraço e ótimas leituras!

Fernanda

11 comentários:

  1. Fitzgerald chamava sua esposa de "a primeira melindrosa" rs
    Estava aqui pensando na passagem do tempo abordada nesse conto. Será que as crianças de hoje, com tantas responsabilidades e habilidades que precisam mostrar, não estão vivendo ao contrário? Já que muitas quando chegam a idade adulta começam a apresentar comportamentos infantis?! haha só pensando....

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber disso! - que o filme foi baseado nessa novela.
    Esse é um filme tão bonito e com tanto significado ♥ Eu fiquei com vontade de ler. Eu acho muito emocionante ver esse encontro/desencontro e o final... meudeus.
    adorei essa ponte que você fez entre livro e filme :)
    Beijos,
    May
    www.ensaiodemonomania.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda, tudo bem?

    Não sabia que era baseado nesse conto de Fitzgerald, mas achei super legal e também fiquei animada. O filme é maravilhoso e as atuações são brilhantes, onde me emocionei muito quando assistir. Gostei de saber mais sobre o conto. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Eu realmente não sabia que ele era baseado em um conto. Muito bom saber!
    Eu lembro que aluguei o DVD desse filme porque estava super curiosa e foi ótimo! O filme é muito inteligente e o conto deve ser tanto quanto porque é uma premissa genial <3

    Adorei de verdade de saber disso!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernanda, eu já assisti o filme, mas não sabia que era baseado em um conto *o* fiquei bem curiosa para lê-lo e ver como o autor tratou essa historia tão diferente.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  6. Nossa, não tinha a menor ideia de que a história se baseava em um conto de tanto tempo atrás! Não li o livro e não vi o filme, então acho que começar a conhecer a história pelo conto seria bem legal, mesmo que o modo com que o autor tratou o enredo tenha deixado a desejar.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não sabia que o filme era baseado em um conto, novidade pra mim. A história e o filme são maravilhosos, espero que o roteirista tenha sido bem fiel ao conto.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda, sua linda, tudo bem
    Eu não sabia, mas não me surpreendo mais, porque percebei recentemente, que grande parte, salvo engano, a maioria dos roteiros cinematográficos são baseados em livros. Eu já vi o filme e adoro essa atriz, para mim a atuação dela foi o brilho do filme. Mas a história em si, não me tocou tanto assim. Por isso acho que não leria esse conto.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda ^^ eu confesso que não sabia que a história tratava-se de um conto. pensei que era apenas um filme.
    a premissa é muito interessante, e sempre fui curiosa quanto a história.
    vou ver se dou uma olhadinha na leitura, vai que eu curto um pouco né?
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. Mais um caso de "o filme é melhor que o livro/conto"? Gostei muito do filme, mas nem imaginava que era uma adaptação. Realmente a história nos causa muitas reflexões, além de nos impressionar com a maquiagem e os efeitos. Nessa eu prefiro ficar só com o filme.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Ola Fe eu ainda não assisti o filme, mas muitos elogiam, e sem contar que temos Brad, não sabia que o livro foi inspirado em um conto. Preciso assistir logo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir