quarta-feira, 3 de junho de 2015

"O Corvo", Edgar Allan Poe

Olá, queridos leitores!

Johnny Depp
Esta semana fiquei sabendo de uma novidade que me deixou muito animada: o ator Johnny Depp irá interpretar o papel do escritor Edgar Allan Poe no cinema em uma produção de ninguém menos que Tim Burton! Fiquei contente triplamente, pois admiro muito o trabalho dos três artistas em questão e não vejo a hora de ver Edgar Allan Poe de volta à vida nas telas do cinema na pele de Johnny Depp e através da lente fantástica das criações características de Tim Burton. Burton já dirigiu e produziu diversos filmes inesquecíveis, como Planeta dos Macacos (2001), A Noiva Cadáver (2005), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e Alice no País das Maravilhas (2010).

Enquanto o filme não chega às telonas, decidi fazer uma jornada pelos textos do Poe. Dentre eles, escolhi uma de suas obras mais famosas e celebradas e, também, uma de minhas preferidas. Trata-se do poema O Corvo, publicado pela primeira vez em 29 de janeiro de 1845.


Edgar Allan Poe



O poema narrativo, através de sua musicalidade e ritmo sombrio, nos conta a visita em uma noite fria de Dezembro de um corvo ao eu-lírico, ou narrador, do poema, que sofre a perda de sua amada Lenore. O narrador observa o empertigado pássaro e lhe pergunta seu nome, mas ele apenas responde "Nunca mais". Surpreso pelo fato do pássaro falar, o homem lhe faz mais perguntas, às quais o corvo responde sempre "Nunca mais". Ele pergunta, então, se algum dia irá reencontrar a bela Lenore, e ele, mais uma vez, responde "Nunca mais".

Este texto de Poe é sutil, mas, ao mesmo tempo, de arrepiar. A atmosfera sombria e sobrenatural permeia o poema inteiro e o jogo de palavras feito por Poe deixa a leitura ainda mais rica e saborosa.

O poema foi originalmente escrito em inglês, mas há diversas traduções para a língua portuguesa, sendo as mais famosas as escritas por Machado de Assis e por Fernando Pessoa. No entanto, a tarefa de traduzir um poema não é fácil e muita da musicalidade e rima encontradas no original são perdidas nas traduções. Seria uma experiência interessante ler as diversas versões e compará-las com o original.





O feriado está chegando e noites frias e sombrias pedem a leitura de Poe, não? Esta opção já está na minha programação! E na sua?

Um ótimo feriado a todos e ótimas leituras!

Fernanda



6 comentários:

  1. Oi Fernanda, tudo bem? O Jhonny Deep realmente é um excelente autor e adoro os personagens dele, então não duvido que ele se sairá muito bem nesse papel. Acho que nunca li nada do Edgar Allan Poe e nunca vi nada produzido pelo Tim Burton.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, tudo bem?

    Nossa, não estava sabendo desse filme do Edgar Allan Poe, e Johnny Depp como ele vai ser maravilhoso, fora que temos Tim Burton produzindo, ou seja, esse filme vai ser maravilhoso. Não li nada do Edgar, mas conheço O Corvo.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Eu fiquei sabendo disso é estou apostando muitas fichinhas quem o Depp vai ser sucesso! Adoro os personagens que ele faz e os trabalhos dele com o Tim são sempre maravilhosos. Muito legal.

    Beijos
    Academia Literária-DF

    ResponderExcluir
  4. Não sabia sobre o filme, mas a escolha do protagonista caiu como uma luva. Tim e Johnny são uma dupla imbatível em seus filmes, Adorei a novidade . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    VOCÊ MUDOU O LAYOUT *_____* Coisa linda! Tem um tempinho que não acesso seu blog T_T #ShameOnMe, e foi uma surpresa mega agradável esse novo lay. Sobre o post: POE É VIDA! Tenho feito uma série de resenhas das HQs que a Farol tem publicado inspiradas nos contos dele e a cada dia me apaixono mais pela escrita. O corvo é o conto mais conhecido dele, mas ainda prefiro O Poço e o Pêndulo.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá.... isso sim que é um novidade perfeita... meu querido Johnny irá interpretar o melhor do terror Poe e o Tim vai dirigir... isso é uma combinação explosiva... já posso dizer que eu estou ansiosa??? Xero!!!

    ResponderExcluir