terça-feira, 9 de junho de 2015

Mitologia Celta - "O príncipe do Abismo"

Boa tarde, queridos leitores!

Hoje continuamos nossa jornada pelo universo fantástico da Mitologia Celta. Para quem perdeu os três posts anteriores, eles estão disponíveis aqui.




Eu já comentei com vocês que esta é uma das séries de publicações que eu mais gosto, pois acabo aprendendo muito com ela também. Aliás, este blog tem sido um grande aprendizado para mim. Como profissional da área de Letras e Literatura, estar sempre em contato com diferentes autores, períodos literários e buscando novas histórias tem aumentado bastante o meu repertório literário, o que só confirma a minha paixão por essa área de estudo!



Pwyll, rei de Dyvet

Hoje apresento para vocês outro personagem da mitologia celta. Trata-se de Pwyll, príncipe de Dyfed, localizado no sul do atual País de Gales. Pwyll era um grande guerreiro e, um dia, ficou até tarde na floresta para caçar. Ainda não tinha encontrado nenhum animal quando repentinamente ouviu latidos de cães. Correu até o local do barulho e encontrou cães de pêlo branco e orelhas cor de sangue. Eles haviam abatido um belo veado. Pwyll espantou os cães para se apossar de sua caça, quando foi surpreendido por um cavaleiro negro. Era Arawn, o rei do Abismo, local para onde os mortos vão depois de sua vida na terra.


Arawn, rei do Abismo
Arawn, o rei dos mortos, repreendeu Pwyll, um cavaleiro renomado, por roubar a caça de seus cães. Para se redimir, Arawn propôs a Pwyll o seguinte: os dois trocariam de lugar e aparência por um ano, para que Pwyll, sendo um humano, pudesse golpear e matar o demônio Hafgan, que estava perturbando as terras do Abismo. Em troca, Arawn cuidaria das terras de Dyfed.


Assim, os dois cavaleiros selaram um contrato e, depois de um ano, Pwyll saiu vitorioso. Combatera o demônio Hafgan e, por isso, ao voltar para suas terras, foi chamado de "o príncipe do Abismo".



Mapa dos reinos no País de Gales Medieval


Espero que tenham gostado de conhecer mais um personagem da mitologia celta. Ainda encontraremos Pwyll em outras aventuras mitológicas.

Boa terça-feira a todos e ótimas leituras!

Fernanda

5 comentários:

  1. Oi Feh!
    Que interessante *-* Adoro mitologia, e não conheço nada da Celta, mas já amei. Lerei os dois outros dois post sem duvidas <3 Até o momento meu ponto forte é a grega, por causa de Percy Jackson, mas queria ler livros com outras mitologias.Li A Maldição do Tigre e não gostei, mas tinha uma parte de mitologia legal *-* E A Piramide Vermelha, que tem os egipcios, que curti, mas não tanto.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Ah, como eu amo mitologia celta, apesar de saber pouco sobre ela. Essa história que você contou eu não conhecia, mas adorei! Que legal que o blog tem sido um aprendizado pra você, que tem aumentado seu repertório literário. Também aprendo bastante aqui.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Nossa super legal que o blog tem sido um aprendizado para você... é muito bom aprendermos algo de bom, para nosso conhecimento, em cima daquilo que gostamos, o trabalho fica prazeroso. Eu não sou chegada em mitologia, mas devo confessar que achei essa história interessante... o carinha lá do abismo foi muito esperto com a proposta, porque se utilizou do medo e a falta de conhecimento do homem em que ele propôs a troca... adorei... xero!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda, que bom que o blog tem sido algo de grande aprendizado para você. Não costumo ler muito sobre mitologia celta, mas a história de Pwyll me deixou bem interessada, vou procurar mais sobre.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  5. Poxa *--* que legal. Eu realmente achei super interessante você contar essa história. Não conhecia hahaha mas fiquei bem interessada no assunto. E é muito bom quando conseguimos tirar coisas boas do que fazemos <3 bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir