Já faz um bom tempo que não passo por aqui, mas hoje tive uma folga e resolvi compartilhar com vocês a minha última leitura! Estou fazendo parte de um workshop sobre Literatura Africana na Universidade de Amsterdam, onde temos discutido assuntos interessantíssimos. Confesso que tenho muito pouco conhecimento sobre literatura africana e este curso tem sido uma ótima oportunidade para abranger meus horizontes literários.
![]() |
Alain Mabanckou |
O livro de Mabanckou que lemos foi Verre Cassé, cuja tradução literal seria Vidro Quebrado - porém o livro ainda não foi traduzido para o português brasileiro. Esta obra de Mabanckou me surpreendeu temática e formalmente. Em primeiro lugar, o que me chamou a atenção foi a escrita de Mabanckou, que segue em um fluxo contínuo, sem pontos, letras maiúsculas ou parágrafos, apenas vírgulas. Há uma certa semelhança com o estilo de José Saramago. O resultado é uma explosão de frases e impressões - que chega a deixar o leitor sem fôlego! -, ainda mais por ser escrito em primeira pessoa.

As histórias que Verre Cassé conta são, ao mesmo tempo, divertidas e trágicas: as controvérsias com relação à inauguração do bar, o homem que foi acusado de abusar sexualmente sua própria filha e foi levado à prisão, o homem que foi trocado pelo seu próprio filho por sua nova esposa, a competição entre um homem e uma mulher para ver quem urinava por mais tempo e com mais força, entre outras histórias de diversos personagens que passaram por Credit Gone West.

Ler Vidro Quebrado foi uma experiência e tanto para mim. Fiquei curiosa para ler mais livros de Mabanckou (fiquei fascinada pelo seu estilo de escrita) e para ler mais livros escritos por autores africanos. Durante este workshop, ainda lerei Phaswane Mpe, Marie NDiaye, Ivan Vladislavic, entre outros. Portanto, logo retorno com mais posts sobre literatura africana para vocês.
Espero que tenham gostado de conhecer Alain Mabanckou!
Um ótimo final de semana a todos e, é claro, ótimas leituras!
Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário