domingo, 19 de fevereiro de 2017

"O Nome do Vento", Patrick Rothfuss

Olá, queridos leitores!

Sei que já faz tempo que não passo por aqui, mas não poderia deixar de compartilhar com vocês a minha última leitura (que foi sensacional!): O Nome do Vento, de Patrick Rothfuss.

Eu sou simplesmente apaixonada por literatura fantástica! Desde que li O Senhor dos Anéis do mestre Tolkien quando era criança, desenvolvi uma paixão e admiração por histórias fantásticas, jornadas de heróis, criaturas mágicas e, principalmente, pelos mundos criados por esses autores. Tolkien se esmerou nos detalhes ao criar a Terra Média, tornando-a um mundo verossímil e que muita gente (incluindo eu!) daria tudo para ter a chance de visitar. Outros autores também se destacaram com a criação de universos inesquecíveis, como a Nárnia de C. S. Lewis, Westeros de George Martin e o mundo bruxo da J. K. Rowling. Depois de ler O Nome do Vento, acredito que podemos adicionar Patrick Rothfuss a essa lista!

Logo nas primeiras páginas do livro fui surpreendida com um mapa do universo criado por Rothfuss. Já fiquei super animada e ansiosa para ler o livro e conhecer os "quatro cantos da Civilização". Na minha opinião, quando o autor se dá ao trabalho de imaginar um mapa do universo que criou é sinal de que ele sabe da importância de convencer o leitor de que esse local é real. E eu me convenci da existência do universo de Rothfuss.




O Nome do Vento é o primeiro volume da série "A Crônica do Matador do Rei". Ele foi publicado pela primeira vez nos Estados Unidos em 2007 e chegou ao Brasil traduzido em 2009. O segundo volume, O Temor do Sábio, foi publicado em março de 2011 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em novembro do mesmo ano. O terceiro e provavelmente último volume da saga, The Doors of Stone, ainda não foi publicado e ainda não tem data prevista de publicação (levando muitos fãs à loucura!).

O primeiro livro nos apresenta ao protagonista, Kote, dono da taverna Waystone Inn. Kote parece ser apenas um homem qualquer, mas logo descobrimos que ele é muito mais do que isso. Ele é, na verdade, Kvothe, o lendário matador do rei. Quando um coletor de histórias chega à taverna em busca da história de Kvothe, ele decide contar a sua versão da história da sua vida, tão envolta por rumores e mentiras. Kvothe diz ao cronista que precisará de três dias para contar a sua história. E o primeiro livro da saga é apenas o primeiro destes três dias!

Ele conta como foi a sua infância em uma trupe de teatro, sua relação com os pais, atores populares, como foi parar nas ruas de uma grande cidade, como chegou à Universidade e, principalmente, como chegou a ser Kvothe, o lendário.




Eu simplesmente adorei o início e o final do livro. Confesso que partes do meio, quando Kvothe está na Universidade, se desenrolaram demasiadamente. Sei que muitos leitores gostaram de ler sobre esta fase da vida de Kvothe, suas amizades na Universidade, os professores, disciplinas e aulas. A meu ver, é nesta seção do livro que O Nome do Vento se torna parecido com outros diversos romances para jovens adultos: o protagonista se encontra em uma escola onde aprende com mestres os segredos da magia. Não é que a leitura desta parte do livro não seja agradável, pelo contrário! Mas ela se arrasta por muitas páginas. Acredito que ela poderia ser reduzida sem comprometer a totalidade do livro. No entanto, os capítulos em que Kvothe conta sobre a trupe itinerante da sua família e as suas aventuras nos bares e tavernas de Imre são simplesmente sensacionais!

Acabei de terminar o primeiro livro e estou super curiosa para ler o próximo volume da saga, principalmente porque Kvothe irá falar sobre as suas aventuras como um jovem adulto e sua busca por vingança. Devo começar a leitura de O Temor do Sábio muito em breve!

Há ótimas notícias para os fãs de "A Crônica do Matador do Rei": é bem possível que ela se torne uma série de TV! O autor Patrick Rothfuss já havia comentado na internet que não tinha interesse em transformar os seus livros em filme, porque, já que sua história foca nos personagens e suas relações, um filme não seria suficiente para abordar a profundidade da trama. Porém, ele consegue imaginar sua saga se tornando uma série televisiva! Quem está encarregado dessa adaptação é a produtora Lionsgate, que já está recrutando profissionais para fazerem parte do time. Infelizmente, ainda não há muita informação sobre o processo de adaptação da saga. O que nos resta é aguardar ansiosamente pelo resultado!

Patrick Rothfuss
Patrick Rothfuss, o autor dos livros, nasceu em Wisconsin, Estados Unidos, em 1973. A série "A Crônica do Matador do Rei" é sua estreia no mercado editorial. O primeiro livro, O Nome do Vento, foi sucesso de vendas e recebeu diversos prêmios, incluindo o Quil Award em 2007 e Best Book of the Year da Publisher's Weekly na categoria ficção de fantasia ou horror em 2007. Com certeza acompanharei a trajetória deste autor. Estou curiosa para ver o que mais Rothfuss tem preparado para nós, leitores!

Espero que vocês tenham gostado desta dica de literatura fantástica.
Uma ótima semana a todos e, claro, ótimas leituras!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário