sexta-feira, 24 de março de 2017

Lugares Literários - Boekhandel Dominicanen

Boa noite, pessoal!

Trem na Holanda
Hoje trago para vocês mais um post da coluna "Lugares Literários"!
Devo confessar que esta é a minha coluna preferida no blog. Ultimamente tenho visitado tantos lugares incríveis e tirado muuuuitas fotos, mas ainda não tinha tido tempo para organizar tudo em publicações aqui no blog. Mas agora chegou a hora!

Decidi começar a série de lugares literários na Europa por uma livraria inesquecível que visitei em Maastricht, no sul da Holanda. Para quem não sabe, estou fazendo um curso de mestrado de pesquisa em Estudos Literários na Universidade de Leiden, na cidade de Leiden na Holanda. Leiden fica a 30 minutos de trem de Amsterdam e, por isso, relativamente longe de Maastricht (ainda mais para parâmetros holandeses, que acham qualquer distância acima de 50km longe!). Para ir até lá, tive que pegar mais de um trem e a viagem total durou cerca de três horas, mas valeu muito a pena, pois a cidade - e a livraria - são lindíssimas!

Mapa da Holanda

Maastricht

Maastricht, como várias cidades na Holanda, é uma cidade medieval. Ela é uma das cidades mais antigas da Holanda. Povos celtas viveram lá em 500 a.C. Mais tarde, a cidade foi ocupada pelos romanos por volta do século I d.C, quando a antiga ponte - a que aparece na foto aqui ao lado - foi construída. Durante a Idade Média, Maastricht fez parte do Império Carolíngio, e em 1204 recebeu o título de cidade. Imaginem só, tudo isso muito antes de o Brasil ter sido "descoberto"!

E nesta linda cidade encontra-se a considerada uma das 10 melhores e mais belas livrarias do mundo - de acordo com a lista publicada no site do The Guardian, ela está em primeiro lugar! Trata-se da Boekhandel Dominicanen! O mais espetacular de tudo é que a livraria está situada dentro de uma catedral de mais de 800 anos! Esta igreja estava abandonada até que os arquitetos holandeses Merkx e Girod tiveram a brilhante ideia de transformá-la em uma livraria, possivelmente uma das mais bonitas do mundo. E conseguiram! Até ganharam prêmios de arquitetura por este projeto. E, convenhamos, merecidamente, não?

Boekhandel Dominicanen

Ao entrar nesta livraria, você tem a sensação de estar entrando em um templo sagrado, um lugar de meditação e reflexão. Ao olhar em volta, você percebe os milhares de livros ao seu redor, e se sente como se estivesse em um templo de devoção aos livros. Para um amante da literatura, não há sensação melhor! O teto alto, as enormes janelas, os arcos góticos... tudo contribui para uma experiência literária única! Você se desconecta totalmente do mundo lá fora!

Livraria vista de fora


Quem tiver a oportunidade de ir até a Holanda, não deixe de dar um pulinho em Maastricht, conhecer a cidade medieval e visitar esta belíssima livraria. Será uma experiência que você não esquecerá tão cedo!

Fiz um vídeo no meu mais novo canal dedicado ao blog (ainda escreverei um post sobre o canal por aqui!) sobre esta incrível livraria. Lá, você vai poder ver um vídeo que eu fiz dentro deste templo de livros! Para acessá-lo, clique aqui:



Espero que tenham gostado de mais uma de nossas viagens literárias.

Tenham um ótimo final de semana e, é claro, ótimas leituras!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário