domingo, 19 de março de 2017

"E apenas para enganar", Tasha Alexander

Bom dia, queridos leitores!

Tasha Alexander
Hoje venho compartilhar com vocês uma autora que tem me surpreendido e tornado minhas leituras leves e prazerosas. Trata-se da norte-americana Tasha Alexander (1969-). Quem acompanha o meu blog sabe que descobri esta autora durante a minha viagem para Veneza em dezembro do ano passado. Procurando por algo para ler que tivesse como cenário a bela cidade de Veneza, encontrei o livro de Tasha intitulado Death in the Floating City (2012), ou Morte na Cidade Flutuante se traduzido literalmente. Eu simplesmente me apaixonei pelo estilo de escrita de Tasha, que combina um romance leve com literatura policial e romance histórico. Na minha opinião, uma combinação perfeita!

Quem tiver interesse em reler a resenha de Morte na Cidade Flutuante, clique aqui.

Depois de ler este livro de Tasha, descobri que ela havia escrito outros com a mesma protagonista de Morte na Cidade Flutuante, Lady Emily. A Lady Emily é uma personagem que me cativou! Uma mulher independente mesmo durante o período vitoriano na Inglaterra, que restringia o papel da mulher. Fiquei curiosa para ler mais aventuras de Lady Emily e, por isso, cheguei a And Only to Deceive (2005), ou E apenas para enganar se traduzido literalmente - os romances de Tasha Alexander, infelizmente, ainda não foram trazidos para o Brasil. Este é o primeiro livro da saga de Lady Emily que, até o momento, conta com onze livros, um conto lançado online e outro romance com data prevista de publicação em setembro de 2017.

O que me chamou a atenção na série de livros da Lady Emily, também, é que cada livro leva a protagonista - e, consequentemente, também o leitor - para um país diferente. Em Morte na Cidade Flutuante, Lady Emily está em Veneza. Em E apenas para enganar, Lady Emily inicia em Londres, mas viaja por Paris, Egito e pela Grécia Antiga.

Neste primeiro volume da saga, conhecemos Lady Emily, uma mulher jovem recém-casada que mora em Londres no final do século XIX. Seu marido, Lord Ashton, partiu em uma expedição para o Egito e até então não retornou, tendo sido declarado morto. Os dois pouco se conheciam antes do casamento, portanto Emily não sentiu tanto a perda do marido, apesar de que admitir tal fato seria uma escândalo para a sociedade. Contudo, aos poucos, Emily passa a conhecer melhor o seu marido através da leitura do seu diário e, para sua infelicidade, acaba se apaixonando por seu marido depois de morto!

Lady Emily descobre que seu marido era apaixonado por ela! Além disso, ele nutria um grande interesse em colecionar antiguidades gregas. Lord Ashton era um intelectual, dedicado a aprender tudo sobre arte, cultura e literatura, principalmente relacionados à Grécia Antiga. Lady Emily, então, como um tributo a seu marido, passa a se interessar por arte e história gregas também. Ela passa a visitar o Museu Britânico frequentemente e se aventura a ler Homero e aprender grego antigo. Seu mundo, porém, vira de cabeça para baixo quando há rumores de que um inglês, doente e debilitado, foi encontrado andando sem rumo no Egito. Seria Lord Ashton? Estaria ele vivo? Como seria o reencontro dos dois? Lord Ashton aceitaria a nova Lady Emily, independente e ávida por conhecimento? E, além de tudo, estaria Lord Ashton envolvido em um escândalo de peças antigas falsificadas?

Esta foi mais uma leitura muito prazerosa! Me envolvi com os personagens e com a trama de modo que não via a hora de poder retomar o livro para adentrar este mundo novamente! Analisando E apenas para enganar e Morte na Cidade Flutuante em perspectiva, pude perceber um grande desenvolvimento de Tasha Alexander como escritora. Os dois livros são maravilhosos, mas Morte na Cidade Flutuante, publicado sete anos depois, apresenta uma escrita mais madura e uma trama mais complexa.

Série de livros de Lady Emily
Estou muito ansiosa para ler mais uma aventura de Lady Emily. Já encomendei o segundo livro da série, A Poisoned Season (2007), que traz de volta nossos personagens adorados e, de acordo com a sinopse, envolve supostos descendentes de Luís XVI e Maria Antonieta. A promessa é grande!

Espero que vocês também se deixem levar para escrita envolvente de Tasha Alexander.

Um ótimo domingo a todos e, é claro, ótimas leituras!

Fernanda



Nenhum comentário:

Postar um comentário