quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

"Morte na Cidade Flutuante", Tasha Alexander

Boa noite, queridos leitores!

Hoje venho compartilhar com vocês a minha primeira leitura do ano de 2017, que, por sinal, terminei há apenas alguns minutos! Ainda estou completamente envolvida com essa leitura maravilhosa, não poderia ter começado o ano de maneira melhor, literariamente falando!

Como escrevi no post anterior, passei a virada do ano em Veneza, cidade fantástica! Suas ruelas, canais, gondoleiros e máscaras são uma boa inspiração para ótimas histórias. Aliás, até escrevi um conto depois da viagem de tão envolvida que fiquei com a cidade e sua magia! Mas este é um assunto para outro post!

Veneza À noite

Em minha visita ao Palácio Ducal em Veneza - um edifício sensacional de arquitetura gótica, sede do poder da República de Veneza, e construído em 1309 e 1424 - fiz uma parada na loja do museu ao final da visita. Eu simplesmente amo lojas de museu, pois ali você pode encontrar livros que não encontraria com facilidade em livrarias comuns! Com o intuito de escolher uma leitura através da qual eu pudesse me imergir na história de Veneza, comprei dois títulos: The Aspern Papers (1888), escrito por Henry James, um dos meus escritores preferidos, e Death in the Floating City (2012), de Tasha Alexander. Confesso que nunca havia ouvido falar sobre esta escritora, mas me deixei levar pela capa e sinopse do livro: um romance policial em Veneza envolvendo um manuscrito do século XV e Lady Emily como investigadora. Me conquistou na hora!


Palácio Ducal em Veneza

Voltei para o hotel e iniciei a leitura de imediato. Depois de tantas leituras pesadas durante o semestre de mestrado em estudos literários, estava realmente precisando de uma leitura leve e envolvente, e Tasha Alexander me proporcionou justamente isso!

Lady Emily e seu marido Colin Hargreaves são chamados a Veneza pela inimiga de infância de Emily, Emma, para resolver o assassinato do seu sogro. As duas têm que superar a inimizade do passado para resolverem este mistério juntas. O que Emily não esperava, mas acaba tornando a investigação ainda mais curiosa, é que o assassinato do Signor Barozzi pode estar relacionado a uma triste história de amor relatada por um manuscrito preservado do século XV.

Os capítulos do livro são intercalados entre o presente e um trecho do manuscrito, fazendo com que o próprio leitor junte as peças do quebra-cabeça e relacione informações do passado com os eventos do presente.

As investigações levam Lady Emily pelos canais e ruelas de Veneza com a ajuda de Signor Caravello e sua filha Donata, donos de uma livraria e dotados de uma inteligência excepcional.

Death in the Floating City, ou Morte na Cidade Flutuante se fosse traduzido literalmente, ainda não foi traduzido para o português. Este é o sétimos volume da saga de mistérios investigados por Lady Emily. Eu estou muito curiosa para ler os outros romances da saga - eles não são continuação uns dos outros necessariamente e podem ser lidos separadamente - e já encomendei o primeiro livro, intitulado And Only to Deceive (2005), que se passa em Londres! Os outros volumes da saga são, cronologicamente: A Poisoned Season (2007), A Fatal Waltz (2008), Tears of Pearl (2009). Dangerous to Know (2010), A Crimson Warning (2010), Death in the Floating City (2012), Behind the Shattered Glass (2013), The Counterfeit Heiress (2014), Star of the East (2014), The Adventuress (2015), That Silent Night (2015) e A Terrible Beauty (2016).

Esta coleção de livros foi escrita por Tasha Alexander, norte-americana nascida em 1 de dezembro de 1969. Ela estudou Inglês e Estudos Medievais na Universidade de Notre Dame. Além as saga de mistérios da Lady Emily, Tasha também escreveu Elizabeth: the Golden Age (2007), baseado no filme de mesmo nome dirigido por Shekhar Kapur, também em 2007.

Tasha Alexander

Death in the Floating City foi uma deliciosa surpresa! Estou ansiosa para ler mais mistérios de Lady Emily!

Uma ótima noite a todos e ótimas leituras!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário