segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

"Zona Morta", Stephen King

Boa noite, queridos leitores!

Primeiramente, feliz ano novo! Espero que 2017 seja repleto de realizações, experiências maravilhosas e leituras inesquecíveis!
Eu inicio o novo ano em grande estilo, escrevendo de Veneza, na Itália! Cidade dos sonhos, que inspirou diversas histórias, incluindo a minha leitura atual, mas este é um assunto para outro post!

O meu primeiro post de 2017 é sobre a minha última leitura de 2016: A Zona Morta, ou The Dead Zone no original, de Stephen King. Esta foi uma leitura obrigatória para um curso que fiz neste último semestre intitulado "Gothic Transformations" durante o meu Research Master in Literary Studies na Universidade de Leiden na Holanda. Este curso foi sensacional e me rendeu ótimas leituras, sobre as quais ainda não tive tempo de escrever aqui no blog. Porém, como tenho um período sem aulas agora, poderei dedicar mais tempo a escrever por aqui!

Stephen King já estava na minha lista de leituras há muito tempo. Tenho o primeiro livro da saga A Torre Negra em casa (que, por sinal, vai virar filme este ano!), mas nunca tive a oportunidade/iniciativa de começar a ler. Nunca imaginei que minha iniciação a Stephen King seria com Zona Morta, mas foi uma boa leitura.

Confesso que esperava mais de King! O livro se arrasta por mais de 580 páginas quando, na minha opinião, a história poderia ter se desenrolado em muito menos. A premissa do livro é bem interessante (e bem "Kingiana"): um jovem professor de inglês sofre um acidente de carro que o deixa em coma por quatro anos e meio. Ninguém esperava sua recuperação, mas eis que ele acorda todo esse tempo depois. Além de lidar com o fato de que quatro anos e meio da sua vida foram "desperdiçados" (muitas coisas mudaram durante este período, tanto na esfera política mundial como na sua esfera familiar), John Smith percebe que voltou à vida com um dom - ou maldição - de perceber o futuro.

Ao tocar a mão de um candidato à Câmara dos Representantes nos Estados Unidos, John sente uma premonição horrível. O que Johnny sente, eu não vou revelar! Você, leitor, terá que ler para descobrir! Você também deverá ler esse romance de King para descobrir como e se Johnny decide agir para modificar o futuro.


De uma maneira geral, a leitura foi prazerosa. Um tanto arrastada, mas definitivamente positiva. Fiquei curiosa para ler outros livros de King. Já que o autor é tão adorado por tantos fãs, deve haver algo de especial na sua escrita, não acham? Eu estou disposta a procurar mais a fundo!

Zona Morta foi publicado pela primeira vez em 1979. Mesmo tendo chegado às livrarias quase quarenta anos atrás, este livro ainda permanece muito atual! Principalmente dadas as circunstâncias políticas atuais! Quais as consequências de grandes poderes nas mãos de um só indivíduo?

Filme de 1983
Em 1983, quatro anos depois da data de publicação, o livro foi adaptado para o cinema com direção de David Cronenberg e Christopher Walken no papel de John Smith. Gosto muito de Walken como ator, mas ele não me convenceu como Johnny. Devido às proporções do livro de King, a adaptação teve que cortar certas partes do livro, inevitavelmente, incluindo as cenas de Johnny e Sarah no parque de diversões. Esta decisão me desapontou, pois, a meu ver, é uma das partes mais interessantes da trama! De qualquer forma, o filme vale a pena ser visto, principalmente por quem leu a história de King!

Este livro também foi adaptado para uma série de televisão em 2002 com Anthony Michael Hall como Johnny. A série foi ao ar por seis temporadas e teve 80 episódios ao total. Eu ainda não tive a oportunidade de assistir a série, mas estou curiosa para conferir o resultado!

Série de televisão baseada no livro de King

Stephen King, autor de Zona Morta, nasceu em 21 de setembro de 1947 e está atualmente com 69 anos. King é um autor super prolixo, já escreveu 54 livros e mais de duzentos contos! Seus livros já venderam mais de 350 milhões de cópias no mundo todo, sendo um dos escritores mais bem-sucedidos da atualidade. Sua escrita tem atraído milhões de fãs e por isso sempre tive curiosidade de ler suas obras. Zona Morta foi só um aperitivo, espero ler mais de King nos próximos anos!

Stephen King

Uma ótima semana e ótimo início de todos e, é claro, ótimas leituras!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário