domingo, 31 de janeiro de 2016

Lugares Literários - Sociedade Literária São Bento

Bom dia, queridos leitores!

Nesta semana o blog completou um ano de existência. É clichê falar, mas como o tempo voa! Estou bastante satisfeita com o caminho que o blog tomou, com os leitores que surgiram pelo caminho e por ter um espaço no qual eu posso escrever sobre minhas experiências literárias, além de escrever sobre temas literários, lugares relacionados à literatura, eventos de literatura, enfim... um cantinho para escrever sobre minhas paixões! Nossa página no facebook já tem mais de 7600 curtidas, o que me deixa muito feliz! Quem ainda não conhece a página, pode acessá-la aqui.

O blog completou um ano no último dia 25 e havia planejado uma publicação especial para comemorar a data, porém estes últimos dias foram tão agitados que acabei tendo que adiar a publicação. No entanto, a escrevo para vocês hoje, no dia de comemoração de um ano e seis dias de existência do blog! :D

Para celebrar esta data especial, resolvi dar continuidade à coluna Lugares Literários e escolhi um lugar muito especial, um local dedicado à literatura na minha cidade natal, São Bento do Sul - SC: a Sociedade Literária São Bento.

A Sociedade Literária São Bento é uma biblioteca particular fundada em 1881. Seu nome original era Lese-Verein, Clube de Leitura em alemão. Este clube foi fundado por alguns dos primeiros imigrantes que se estabeleceram na cidade de São Bento do Sul, planalto norte de Santa Catarina, vindos de regiões da Europa, como Polônia e Alemanha e que trouxeram consigo o gosto pela literatura. A cidade foi fundada em 1873 e oito anos depois já era criada a Sociedade Literária São Bento, que se mantém ativa até os dias de hoje.

Em 1941, a Sociedade mudou-se para o endereço atual na Av. Argolo. O prédio, construído na década de 1920, foi adquirido pelo Sr. Augusto Klopmeier.

A Sociedade começou com apenas 200 exemplares e foi enriquecendo o seu acervo através de, principalmente, doações de moradores e colaboradores. Infelizmente, muitos títulos foram confiscados durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje a biblioteca já conta com mais de 40 mil títulos, incluindo raridades escritas em língua alemã e livros escritos por autores são-bentenses.

Hall de entrada

Sala de leitura
No ano passado, a Sociedade Literária São Bento passou por uma reforma que revitalizou o prédio, tanto no exterior como no interior. A decoração está muito bonita e salas de leitura aconchegantes esperam por leitores. Para se associar à Sociedade e desfrutar do local e do empréstimo de livros do acervo, é necessário pagar uma taxa mensal de apenas dez reais.


A Sociedade Literária São Bento é considerada uma das sociedades literária mais antigas ainda em funcionamento em toda a América Latina. É um verdadeiro tesouro em nossa cidade. Vale a pena ser visitada e desfrutada!

Espero que tenham gostado deste encantador lugar literário!

Um ótimo domingo a todos e ótimas visitas literárias!

Fernanda

Um comentário:

  1. Olá! Sou administrador do blog "Novidades do Passado" (http://schreiner-sbs.blogspot.com/). Pergunto se posso reproduzir o seu interessante artigo acima. Grato! Jorge (Schreiner) Saidl

    ResponderExcluir