domingo, 10 de janeiro de 2016

"As Crônicas de Gelo e Fogo - A Guerra dos Tronos", George R. R. Martin

Bom dia, queridos leitores!

Ontem à noite terminei de ler o primeiro volume da saga As Crônicas de Gelo e Fogo, A Guerra dos Tronos, escrita pelo norte-americano George R. R. Martin. A leitura ainda está fresquinha na minha memória e os acontecimentos da trama ainda permeiam o meu pensamento, por isso esse é o momento certo para escrever a resenha dessa leitura maravilhosa!
Os cinco volumes de As Crônicas de Gelo e Fogo

Eu confesso que eu relutei durante um bom tempo a ler George Martin. Eu, como fã e admiradora de J. R. R. Tolkien, e após ter assistido o primeiro episódio da série Game of Thrones produzida pela HBO, achei que Martin era apenas uma imitação sem importância de Tolkien, um wannabe qualquer. Porém, o falatório e crítica positiva ao redor da série e dos livros cresceu de tal maneira que me fez questionar o meu próprio julgamento e me fez querer dar uma segunda chance a Martin.

Decidi, então, começar pela série - já que em muitas conversas eu ficava completamente isolada por ainda não ter assistido a tal série. O primeiro episódio, mais uma vez, não me conquistou totalmente. Há muitos nomes e lugares que confundem o espectador, principalmente aquele novato, como eu, que não havia lido os livros. Mas continuei a assistir os próximos episódios e, quando me dei conta, estava totalmente presa à série! Aos poucos, os nomes, Casas, emblemas e lugares vão fazendo sentido e ocupando um lugar na sua memória, e as intrigas e crueldade dessa pseudo-Idade Média te sugam para dentro do universo de Westeros e, sinceramente, não tem mais volta.


George R. R. Martin
Assisti às duas primeiras temporadas e, enfim, resolvi que era tempo de começar a leitura dos enormes volumes de As Crônicas de Gelo e Fogo. Planejei iniciar a leitura nas férias, pois assim teria mais tempo para me dedicar a A Guerra dos Tronos. Mesmo com suas quase 600 páginas, eu simplesmente devorei o livro, capítulo por capítulo. Cada capítulo leva o nome de um dos personagens, e é através da perspectiva desse personagem que o capítulo é contado. Eu achei essa estratégia sensacional, pois assim não ficamos presos a apenas um personagem principal, mas conhecemos a história através de vários ângulos e pontos de vista. É como um quebra-cabeças!


A série produzida pela HBO baseada nos livros de Martin

Em A Guerra dos Tronos, Lorde Eddard Stark é convidado pelo Rei Robert Baratheon a tomar o posto de Mão do Rei, após a suspeita morte de Lord Jon Arryn, que ocupava o cargo anteriormente. Lorde Eddard, então, deixa o seu castelo em Winterfell e segue para Porto Real com suas filhas Sansa, que está prometida ao Príncipe Joffrey, e Arya, a mais nova.

Em Porto Real, Eddard Stark acaba descobrindo um importante segredo da Rainha Cersei, que mudaria a linhagem de sucessão ao trono, mas o Rei Robert acaba morrendo atacado por um javali antes de descobrir a verdade. O cruel e jovem Joffrey é coroado Rei, mas as disputas pelo trono apenas começaram.

São quatro as principais Casas que lutam pelo Trono de Ferro:

Casa Baratheon
















A Casa do Rei Robert, cujo símbolo é um veado negro coroado em fundo dourado.
O lema da Casa Baratheon é Nossa é a Fúria.


Casa Stark
















Casa dos antigos Reis do Inverno de Winterfell e domínio de Lorde Eddard Stark. O símbolo desta Casa é um lobo gigante cinzento em um fundo branco de gelo.
O lema da Casa Stark é O Inverno Está Chegando.


Casa Lannister
















Esta é a Casa da Rainha Cersei, seu irmão gêmeo Sor Jaime, e seu outro irmão, o anão Tyrion, conhecido como Duende. O símbolo dos Lannister é um leão dourado em fundo vermelho.
O lema da Casa Lannister é Ouça-me Rugir!.

Casa Targaryen
















A Casa Targaryen é composta pelo antigo sangue de dragão e faz parte da Antiga Dinastia. O último Rei Targaryen foi Aerys II, o Rei Louco. Aerys foi assassinado por Sor Jaime Lannister, membro da sua própria Guarda Real, e Robert Baratheon matou o filho primogênito e herdeiro de Aerys, Rhaegar Targaryen. Contudo, dois sangues do dragão ainda permanecem, filhos de Aerys que foram levados para Pedra do Dragão depois da Batalha do Tridente: Viserys e Daenerys.
O símbolo da Casa Targaryen é um dragão vermelho de três cabeças em fundo negro.
O lema da Casa é Fogo e Sangue.

O universo criado por George Martin é fantástico, em todos os sentidos da palavra. Eu me deixei envolver pelos personagens e pela guerra dos tronos, e já estou animadíssima para ler o segundo volume da série, A Fúria dos Reis, no qual eu sei que dragões irão voar!

Para quem ainda tem receios em ler Martin, deixe-os completamente de lado e se entregue ao mundo de Westeros.


Um ótimo domingo a todos e, é claro, ótimas leituras!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário