terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Calendário Literário - Fevereiro

Olá, queridos leitores!

Mais um mês começa e está na hora de planejarmos nossas leituras para as próximas semanas!
Eu simplesmente adoro vasculhar a minha estante e procurar por livros que vão fazer parte da minha TBR (to be read) list, mesmo que, muitas vezes, a lista acaba mudando: novos livros interessantes surgem e tomam a frente de outros e leituras obrigatórias acabam sendo prioridade! Porém, como ainda estou de férias, ainda tenho bastante liberdade para escolher o que vou ler em seguida! Que delícia, não?


Como contei para vocês no primeiro post deste ano, durante o ano de 2016 vou seguir o Calendário Literário criado pelo youtuber Vitor Martins, que, além de ser muito fofo, traz desafios literários que deixam a nossa TBR list mais diversificada! De acordo com este calendário, a cada mês temos um novo desafio a cumprir. Em janeiro, deveríamos começar uma trilogia ou série de livros. Eu comecei a ler a saga Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin - que já estava na minha estante há muito tempo! - e foi uma experiência maravilhosa! O segundo volume da série já está na minha lista de leituras próximas.


Quem perdeu a publicação na qual explico com mais detalhes o Calendário Literário 2016 pode acessá-la aqui.

Agora, durante o mês de fevereiro, o desafio é ler um livro que virou filme. Esse desafio é fácil, não? Mas existem tantas opções que a escolha de um livro fica difícil! Recentemente, um amigo meu me emprestou um livro - que, por sinal, foi recentemente adaptado para as telonas - que aguçou muito a minha curiosidade! A adaptação cinematográfica do livro está concorrendo a 6 Oscars e conta com a atuação da belíssima Cate Blanchett, uma de minhas atrizes preferidas. Então pensei: este livro é perfeito para o desafio literário de fevereiro!





E aí, já conseguiram adivinhar qual a primeira leitura deste mês? Trata-se de Carol, livro escrito pela norte-americana Patricia Highsmith e publicado pela primeira vez em 1952. O livro conta a história da relação amorosa entre duas mulheres, Therese, uma jovem que trabalha em uma loja de departamentos em Manhattan, e Carol, uma elegante mulher na casa dos 30 anos. Este foi um dos primeiros livros a tratar amor homossexual de forma positiva na literatura, e a autora teve que publicar o livro sob um pseudônimo na época para evitar julgamentos e críticas. Hoje, no século XXI, esse assunto já é mais abertamente tratado na literatura e no cinema, mas ainda causa muita discussão e polêmica.



Eu estou muito ansiosa para iniciar a leitura de Carol e espero terminá-la antes de assistir ao filme. Enquanto isso, é possível assistir ao trailer deste belíssimo filme aqui:




É isso por enquanto, meus queridos! Assim que terminar minhas leituras, volto aqui para contar para vocês as minhas impressões!

Uma ótima semana a todos e, é claro, ótimas leituras!

Fernanda

Um comentário:

  1. Leia Fê!
    Estou acabando de ler Carol tbe, para poder assistir o filme.
    Leia um livro da Marcela Serrano, acho que você vai gostar! Adoro contos. A escrita da Marcela é bem interessante. Depois me conta.
    Bjs

    ResponderExcluir