quinta-feira, 10 de maio de 2018

"Mistério em Chalk Hill", Susanne Goga

Olá, pessoal!

Hoje venho compartilhar com vocês uma leitura que acabo de terminar e que me deixou muito eufórica. Foi uma leitura extremamente envolvente e, por isso, vim direto aqui dividir minhas impressões com vocês. O livro ao qual me refiro é Mistério em Chalk Hill (2014), da escritora alemã Susanne Goga.

Eu cheguei até esse livro por pura casualidade. Como eu viajo muito de ônibus, eu comecei a escutar audiolivros durante o percurso para aproveitar esse momento de certa maneira, já que não consigo ler livros físicos em carros em movimento porque fico tonta! Tenho usado o aplicativo para smartphones uBook e tenho gostado bastante da experiência. Há diversos livros no catálogo e um deles é Mistério em Chalk Hill. A sinopse dizia que se tratava da história de uma jovem mulher alemã, Charlotte Pauly, que depois de se envolver em um escândalo na sociedade de Berlim decide se mudar para a Inglaterra em busca de emprego e uma nova vida. Detalhe: a história se passa em 1890. É claro que me interessei na hora! Adoro romances com governantas que se passam na Inglaterra vitoriana!




Comecei a escutar ao audiolivro sem grandes pretensões, já que sabia absolutamente nada sobre a autora alemã. E, capítulo por capítulo, a narração através da perspectiva de Fräulein Pauly - como é chamada na Inglaterra para enfatizar a sua origem estrangeira - me envolveu. Me identifiquei muito com a jovem alemã, que trabalha como professora, gosta de idiomas, adora ler - principalmente os contos de fadas dos irmãos Grimm e as peças de Shakespeare - gosta de tomar chá e ler em frente à lareira e, além de tudo, é uma mulher independente mas ao mesmo tempo muito sensível.


Charlotte é chamada para trabalhar em Chalk Hill como preceptora da pequena Emily, uma menina adorável de oito anos. Seu pai, Sir Andrew, contratou a jovem alemã para se encarregar da educação da filha depois da morte prematura da mãe, a Lady Ellen Clayworth. Ao iniciar seu trabalho na enorme mansão cercada por uma densa floresta em Chalk Hill, Charlotte percebe que há muitos mistérios envolvendo a morte da Lady Ellen. E para ajudar a jovem Emily, ela terá que desvendá-los.

A narrativa do ponto de vista da Fräulein Pauly é intercalada com trechos em que a perspectiva é de Tom Ashdown, um crítico de teatro londrino que perdeu a esposa recentemente. Ele escreve resenhas hilárias sobre as peças teatrais que assiste e frequenta bares e restaurantes em companhia de diversos intelectuais. Por ainda sofrer com a morte da esposa, ele acabou se envolvendo com a famosa Society for Psychical Research, uma sociedade baseada em Londres que analisa cientificamente eventos sobrenaturais e que existe até os dias de hoje.

E é através dessa sociedade que os destinos de Charlotte e Tom se cruzam e as histórias de Londres e Chalk Hill se entrelaçam. É um romance muito bem construído, que traz personagens reais como o Prof. Henry Sidgwick, professor da Universidade de Cambridge e um dos fundadores da Society for Psychical Research, e sua esposa, Eleanor Sidgwick, matemática e reitora do Newnham College em Cambridge.


Henry Sidgwick e Eleanor Sidgwick

É impossível ler a história de uma governanta que é chamada para trabalhar em uma enorme mansão cheia de mistérios na Inglaterra vitoriana e não relacioná-la com o clássico Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë. E, por coincidência, estou lendo Jane Eyre nesse momento. Portanto, a relação ficou ainda mais clara. Susanne escreve sobre a influência do romance de Charlotte Brontë na sua história no posfácio do livro. Além disso, há diversas alusões no livro de Susanne a outros clássicos da literatura, como o detetive Sherlock Holmes de Arthur Conan Doyle, o romance O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, e diversas menções às peças de Shakespeare. Essas intertextualidades deixaram Mistério em Chalk Hill ainda mais saboroso para ler ou ouvir.



Se você gosta de histórias de mistério com toques sobrenaturais, conversas à frente da lareira crepitante sobre literatura, contos de fadas e o encantamento da Inglaterra do final do século XIX, esse é o livro ideal para você!

Ao que tudo indica, esse é o único livro da autora traduzido para o português. Ela já escreveu mais de oito romances históricos, que estou louca para ler! Porém, todos escritos em alemão. Espero que mais dos seus livros sejam traduzidos para o inglês. Gostei muito do estilo dessa escritora, que tem tudo para desenvolver uma carreira brilhante pela frente.

Espero que tenham gostado dessa dica.

Ótimas leituras!

Fernanda

Um comentário:

  1. Muito legal, Fernanda.

    Baixei este aplicativo uBook que você comentou e estou gostando muito. Tanto que estou até pensando em pagar a assinatura para poder ler (ouvir) todos os livros que ele tem. Só achei meio difícil de fazer a busca pelos títulos. Quando escolho Português ele não organiza por temas...

    ResponderExcluir