quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Os 10+ Livros para Ler nas Férias

Olá, queridos leitores!

O mês de janeiro está aí! Muitos, como eu, ainda estão de férias, com tempo de sobre para fazer aquilo que a gente mais ama... ler!! Mas o que ler nas férias?

Eu sempre levo vários livros na minha mala de férias, já que nunca sei se vou ter tempo de ler todos, se vão sobrar livros ou faltar... na dúvida, é melhor ter livros de mais do que de menos, não é?

Por isso, para os que ainda não decidiram a sua lista de livros para ler nesses meses de verão, decidi deixar aqui dicas de 10 livros que vão deixar as suas férias ainda mais empolgantes:



Em 10º lugar:

O Curioso Caso de Benjamin Button é um conto longo ou uma narrativa curta (depende do seu ponto de vista) do escritor norte-americano Scott Fitzgerald. Essa história tornou-se famosa após a sua adaptação para o cinema pelo diretor David Fincher em 2009, com Brad Pitt no papel principal.

Benjamin é um bebê muito peculiar: ele nasce velho! E, diferentemente do resto das pessoas, conforme os anos vão se passando, ele se torna cada vez mais jovem!


É uma leitura curta que, com certeza, vai te deixar muito intrigado!



Em 9º lugar:

Para quem gosta de teatro, ler peças é uma boa dica para as férias. São leituras curtas, compostas principalmente por diálogos, mas que não por isso são menos envolventes. Uma peça que vale muito a pena ler é Um Bonde Chamado Desejo, do norte-americano Tennessee Williams.

Esta peça e suas marcantes personagens femininas, Blanche DuBois e Stella Kowalski, além do charmoso e bruto Stanley, vão te sugar para dentro de um universo paralelo: um bairro na periferia de Nova Orleans dos anos 50.

Brigas por amor, sedução, jogos e bebida são o plano de fundo para a história dessas duas irmãs.

Depois da leitura, a dica é assistir ao filme de 1951 com Marlon Brando no papel de Stanley Kowalski e Vivien Leigh como Blanche.
 





Em 8º lugar:

Nas minhas férias, eu procuro me dedicar a leituras mais descontraídas e leves, já que, como aluna de mestrado em literatura, costumo ler livros mais densos durante o resto do ano. Para aqueles que, como eu, não têm vergonha de mostrar o seu amor por séries teenagers, eu sugiro a leitura da saga Os Instrumentos Mortais, da norte-americana Cassandra Clare.

Aqueles que gostam de uma história de amores proibidos, incertezas da adolescência com uma pitada preciosa de acontecimentos sobrenaturais, esta série com certeza irá te prender.

Até o momento eu só li o primeiro volume, Cidade dos Ossos, mas o restante da saga já está na minha lista!



Em 7º lugar:

Rio Antigo, escrito pelo brasileiro Anatole Jelihovschi, é um livro que já li há um certo tempo, mas que permanece em minha memória e, tenho certeza, dará um ar de intriga, mistério e história para as suas férias.

A história se passa no Rio de Janeiro do início do século XX. Além de descrever de forma magnífica a cidade carioca em plena Belle Époque, Jelihovschi prende o leitor com o sociopata Afonso que assola as ruas com sua mente perturbada.

Uma leitura que te prende do início ao fim e te transporta no tempo até a capital da jovem república brasileira!




Em 6º lugar:

Mais uma dica para os amantes do teatro (e também para os não-amantes) é a leitura da peça A Megera Domada, do inigualável William Shakespeare. Eu sei que há muito preconceito com relação a Shakespeare e muita gente não lê suas peças por acreditar que será de difícil compreensão, com um vocabulário muito erudito. Para quem ainda tem essa visão de Shakespeare, liberte-se! Assim que o primeiro momento de hesitação passar, você irá perceber como Shakespeare é engraçado, principalmente, é claro, em suas comédias!

A Megera Domada é uma de suas peças mais conhecidas e admiradas no mundo todo, e pode ser lida em uma tarde! As personagens Catarina, Bianca, Petrúquio e Lucêncio vão fazer você rolar de rir! Esses nomes parecem familiar? Talvez pelo fato de a Rede Globo ter adaptado esta incrível peça shakespeariana para a televisão com a novela O Cravo e a Rosa.

É muita briga, guerra, casamentos e muito amor!



Em 5º lugar:


Para os amantes da fantasia, não poderia deixar de sugerir esta série épica (ainda mais porque precisamos de tempo para ler os imensos volumes!): As Crônicas de Gelo e Fogo, do norte-americano George R. R. Martin. Batalhas medievais, cavaleiros heroicos, reis tiranos, guerra pelo poder e dragões. Preciso escrever mais alguma coisa?

Por enquanto só li o primeiro volume da saga, A Guerra dos Tronos, que deu embasamento à primeira temporada da série da HBO Game of Thrones. Confesso que demorei a me render a esta série e agora estou completamente vidrada! 


Não vejo a hora de abrir a primeira página de A Fúria dos Reis, segundo volume da saga.



Em 4º lugar:

Jorge Amado é um dos meus autores preferidos, tanto em nível nacional como internacional. Ele é mesmo fantástico! Por isso, não poderia deixar de sugerir uma viagem a Ilhéus, na Bahia, nem que seja literariamente falando.

Gabriela, Cravo e Canela é um de seus livros mais famosos e um dos meus livros favoritos de todos os tempos! Lendo, eu sentia água na boca dos quitutes de Gabriela, sentia o calor do nordeste na pele e me via no bar Vesúvio de conversa com o Seu Nacib, o Coronel Ramiro Bastos, Mundinho Falcão e fugindo da lábia do Tonico.

Deixe-se envolver pelos encantos de Gabriela e pelo talento de Jorge Amado!



Em 3º lugar:


Férias não são férias sem um bom mistério da Rainha do Crime, Agatha Christie. Tenho muitos livros dela que me encantaram, mas um especial é Assassinato no Expresso do Oriente. Este é um dos clássicos de Agatha Christie e acompanhamos o singular detetive Hercule Poirot em uma viagem no luxuoso Expresso do Oriente.

Em uma trama bem à la Agatha Christie, o trem precisa parar em plena meia-noite devido a uma terrível nevasca e, no dia seguinte, um corpo é encontrado em uma das cabines.

Quem terá cometido esse crime? O assassino ainda está dentro do trem? Os outros passageiros correm perigo?

Meu caro leitor, só lendo para descobrir!



Em 2º lugar:


O Velho e o Mar é, na minha opinião, uma obra-prima do grande escritor norte-americano Ernest Hemingway. Esta também é uma leitura rápida e muito envolvente!

Hemingway nos conta a história do velho pescador Santiago, que não fisgava um peixe há mais de oitenta dias. Decidido a mudar essa situação, ele se aventura mar adentro para águas mais profundas e trava uma batalha de vida ou morte com um grande peixe, o maior de sua vida de pescador.

Até o leitor que não se interesse nem um pouco por pescaria, como eu, vai se encantar com esse conto de persistência e embate entre a natureza e o homem. 

Um clássico!


1º lugar:

E, em primeiro lugar, o livro que não pode faltar na sua mala de viagens é A Bússola de Ouro, do inglês Philip Pullman. Este livro é simplesmente fantástico! Este é o primeiro volume da trilogia criada por Pullman e seu mundo onde cada pessoa tem o seu deamon, uma manifestação física da sua alma através de animais vai te prender. 

Assim como Hogwarts nunca saiu de sua mente, o mundo da jovem Lara Belacqua e a procura por outros mundos em outras dimensões vai te envolver página após página. Além da trama, a trilogia de Pullman ainda reflete, mesmo que indiretamente, sobre o papel da ciência, física e teologia.

É muito interessante ler as críticas sobre o livro disponíveis na internet depois da leitura. 



Agora não há mais desculpa para não ler nas férias!
Espero que essas dicas destes dez livros tenham despertado a vontade de lê-los ou de procurar saber um pouco mais sobre cada um deles! São todos livros que eu já li e já escrevi sobre a maioria aqui no blog. Quem tiver interesse, pode procurar os posts através das opções na coluna do lado direito da página. 
Em breve volto com mais resenhas, dicas de livros, discussões literárias ou algum outro tópico interessante!

Um beijo e ótimas leituras!

Fernanda 

3 comentários:

  1. Ótimas dicas, Fernanda!! Confesso que não conhecia a obra Rio antigo, mas fiquei curiosa! Todos os outros livros são maravilhosos, principalmente Um bonde chamado desejo!!E parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu post! Os livros da Cassandra Clare e do G.R.R Martin fazem parte da meta desse ano o/ (se tudo der certo lerei). Parabéns e sucesso com seu Blog.

    http://instante-efemero.wix.com/instanteefemero

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro esses livros , assassinato no expresso do oriente é top ! Beijos Maite

    http://maiteaissa.com/ - vem dar uma olhadinha aqui depois , beijos maite

    ResponderExcluir