domingo, 1 de novembro de 2015

"O fantasma", Edith Nesbit

Boa noite, queridos leitores!


Ainda em clima de Halloween, trago para vocês um livrinho que me cativou desde o momento em que coloquei os olhos nele! Trata-se de Poems bewitched and haunted (em português algo como Poemas enfeitiçados e assombrados), publicado pela Everyman's Library Pocket Poets em uma edição lindíssima de capa dura e com estas adoráveis abóboras na capa! Foi, claro, amor à primeira vista!


Este é um daqueles livros que não se lê de uma vez só, mas que se saboreia poema por poema em diferentes momentos da vida. Eu gosto de abrir este livro ao acaso e verificar com qual poema me deparo, e se ele, de alguma forma, se relaciona com o momento pelo qual estou passando em minha vida. O legal desta coleção da Everyman's Library Pocket Poets é que eles compuseram antologias de poemas de diversos temas. Há este que escolhi com poemas enfeitiçados e assombrados; há outros com poemas de amor, poemas de Natal, poemas de guerra, poemas de jardim, poemas de animais, poemas cômicos, poemas de amizade, poemas do mar, enfim! São mais de 60 títulos. É um mais lindo do que o outro, quero todos!

Alguns dos títulos da coleção

Nesta antologia de poemas enfeitiçados e assombrados foram reunidos poemas que tratam de espíritos (belos, sensuais, benignos ou maléficos), bruxas, fantasmas, edifícios assombrados, cavalos espectrais, entre outros!

Na Introdução da antologia escrita por John Hollander, ele comenta que a poesia em si já um encantamento! A linguagem poética é repleta de metáforas e imagens que em si já são feitiços. Além disso, a bruxaria e a presença de criaturas mágicas como temas poéticos não é nada de novo! Poemas deste estilo existem desde o tempo de Homero na Grécia Antiga.De fato, bruxas, gnomos, duendes, demônios e diversas outras criaturas mágicas faziam parte do cotidiano e da crença das pessoas, tanto dos poetas como de seus leitores. No entanto, a partir do século XVII, com o advento da ciência, tais crenças passaram a se tornar insustentáveis. Porém, elas ainda permaneceram no nosso imaginário e permeiam a literatura até os dias de hoje.

Esta coletânea traz poemas de autores, períodos e locais diversos, desde Homero a Shakespeare, Percy Shelley, John Donne, Edgar Allan Poe, Goethe, Baudelaire, John Keats, Ann Radcliffe, William Butler Yeats, Samuel Coleridge, Emily Dickinson, entre tantos outros! é uma jornada e tanto!


Edith Nesbit
Hoje escolhi para vocês um poema de Edith Nesbit, escritora inglesa do final do século XIX e início do XX, conhecida por sua extensa criação de literatura infanto-juvenil. Antes de escrever qualquer coisa sobre o poema, vou colocá-lo aqui para a sua apreciação e interpretação. Ele está em seu idioma original, o inglês, pois não pude encontrar nenhuma tradução para o português. Além disso, sou um tanto quanto cética à tradução de poesia. Creio que, sim, é possível, mas que a experiência nunca será a mesma de ler o poema no original. Mas este é um assunto para outro momento!


     The ghost

Now that the curtains are drawn and close,
     Now that the fire burns low,
And on her narrow bed the rose
     Is stark laid out in snow;
Now that the wind of winter blows
Bid my heart say if still it knows
     The step it used to know.

I hear the silken gown you wear
     Sweep on the gallery floor,
Your step comes up the wide, dark stair
     And pauses at my door.
My heart with the old hope flowers fair -
That shrivels to the old despair,
     For you come in no more!


Neste lindo poema, ao invés de um assustador espírito do mal, a voz do poema se depara com o fantasma da presença de um antigo amor, que não mais se ouve pelos corredores em uma noite fria de inverno. Lindo, não?

Este é apenas um dos poemas desta fantástica antologia, que certamente me acompanhará por muitos Halloweens por vir!

Um ótimo início de mês a todos e muitos poemas!

Fernanda


Nenhum comentário:

Postar um comentário