domingo, 2 de agosto de 2015

"As Rosas Inglesas", Madonna

Olá, queridos leitores!

Eu sou apaixonada por literatura infanto-juvenil e, ao passar os olhos pelas minhas prateleiras de livros, me deparei com um lindo exemplar que já tenho há bastante tempo: As Rosas Inglesas, escrito pela Madonna. Sim, a Madonna cantora pop! Se você não sabia que ela é, além de cantora, compositora, atriz, empresária e dançarina sexy, escritora de histórias infantis, você vai se surpreender com a sua escrita sutil e divertida.

As Rosas Inglesas (2003) é apenas o primeiro de vários livros escritos pela cantora dedicados ao público infantil. Ao todo são 12 livros, mas nem todos foram traduzidos e publicados no Brasil. Nos Estados Unidos, o livro ficou dezoito semanas no pódio da lista de livros infantis mais vendidos do The New York Times.

As Rosas Inglesas foi publicado no Brasil pela editora Rocco em capa dura e mantém as ilustrações lindíssimas de Jeffrey Fulvimari. Na minha opinião, as ilustrações são o grande atrativo do livro. Elas são bem coloridas, modernas e com um contorno preto que destaca as curvas sinuosas do ilustrador. Dá para ficar horas só prestando atenção nos mínimos detalhes de cada imagem. É realmente um trabalho lindíssimo!


A escrita de Madonna é, também, bastante divertida como as ilustrações, mas não chega a ser totalmente original. A história trata de quatro amigas, conhecidas como as Rosas Inglesas, que vivem sempre juntas: na escola, em festas do pijama, piqueniques, etc. Porém, há uma outra garota no bairro, a linda e inteligente Binah, de quem elas morrem de ciúmes. Binah, no entanto, é uma garota muito solitária, e quando as Rosas descobrem mais sobre a vida desta garota com a ajuda de uma fada-madrinha gorducha, elas acabam percebendo como a haviam tratado de forma injusta.

As Rosas Inglesas e Binah

Madonna no lançamento do seu livro
As Rosas Inglesas tem um quê de Cinderela com um leve toque de lição de moral. De qualquer forma, a leitura é bem prazerosa e curta (o livro tem apenas 46 páginas e a maior parte é composta de ilustrações). A maneira como a autora Madonna interage com o leitor é bastante sagaz, pois torna o leitor também um personagem do livro.

Box da série
Este foi o único livro infantil da Madonna publicado pela editora Rocco, porém em 2011 a editora Nossa Cultura publicou seis volumes com aventuras das Rosas Inglesas: Amigas para Sempre, Adeus, Grace?, A Garota Nova, Uma Rosa de Outro Nome, Tristezas de uma Irmã e Ser a Binah. No ano passado, a mesma editora também publicou um box com esses seis volumes que é muito lindo! Já está em minha wishlist.


Os seis livros da série


Madonna versão ilustrada

 Madonna hoje está com 56 anos e à todo vapor em sua carreira artística. Porém, na área de literatura, não há muita novidade. Seu último livro foi publicado em 2008 e desde então não há notícias de novos lançamentos. Mas, quando falamos de Madonna, nunca sabemos o que pode sair daquela caixinha de surpresas!

Espero que tenham gostado de conhecer o lado literário dessa diva do pop.

Um abraço a todos e ótimas leituras!

Fernanda

5 comentários:

  1. Também li sem muita expectativa. Porém me surpeendi. São ótimas leituras!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Concordo que existem pessoas com vários talentos, contudo, Madonna não tem cara de ser uma boa escritora, mesmo que você leia com baixas expectativas, não é algo que eu arriscaria perder tempo lendo. Achei as capas dos livros bem diferentes, creio que irão agradar o publico alvo ^_^.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nunca imaginei que a Madonna escrevesse livros infantis! Estou babando completamente nesse box, vai pra minha wishlist também. Só pelas capas lindas já sei que vou amar as ilustrações, nem ligo da escrita não ser algo totalmente original... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda, tudo bem? Nossa, não fazia a mínima ideia que a Maddona também escrevesse livros. Achei interessante, e apesar da premissa simples, o livro parece ser legal e trazer mensagens importantes para as crianças. E nossa, as ilustrações parecem ser maravilhosas e esse box é lindo!! Já quero!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Nossa, a Madonna se mostrando super versátil, hein? Adorei conhecer esse lado dela. Achei a box uma fofura, já quero, hahaha!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir